Claudio Tieghi, presidente da Associação Franquia solidária, anunciou durante a Convenção da ABF, as 13 empresas franqueadoras que atenderam ao convite da Afras (Associação Franquia Solidária) e se uniram para criar indicadores de responsabilidade social para o setor de franquias. Clique aqui e confira a consulta pública dos indicadores ETHOS-ABF-AFRAS
O trabalho conta com a coordenação do Instituto Ethos que já auxiliou outros setores da economia (mineração, financeiro, construção civil, entre outros) a desenvolverem indicadores customizados. As 13 redes irão apresentar, até o final do ano, cerca de 30 indicadores para nortear o franchising.
Os Indicadores poderão ser empregados no planejamento estratégico dessas empresas a partir de janeiro de 2009. A ferramenta contempla quesitos como relação ao meio ambiente, fornecedores, valores e transparência, público interno e terão como referência os indicadores que o Ethos desenvolveu em parceria com o Sebrae para as micro e pequenas empresas.
`As 13 redes que estão desenvolvendo os indicadores possuem juntas 5.506 lojas. Já é um amplo universo para aplicarmos o questionário com os indicadores (tirei o já) a partir de janeiro. Se as 58 franqueadoras que integram a Associação Franquia Solidária aderirem aos indicadores setoriais este número pode ser ampliado para 11 mil pontos de vendas envolvendo mais de 80 mil colaboradores, de norte a sul do país. A capilaridade é uma das principais vantagens do franchising.
O sistema possui, hoje, no Brasil, 1.200 redes franqueadoras, cerca de mais de 65 mil pontos de venda que empregam quase 600 mil e movimenta R$ 46 bilhões. O franchising tem um enorme potencial para irradiar o conceito de responsabilidade social empresarial `, afirma Tieghi.
Nota: Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, aproveitou a ocasião para anunciar que apenas uma chapa se inscreveu e deverá ser referendada como nova diretoria da AFRAS para o próximo biênio. Carlos Tieghi deverá seguir no comando da associação.
Confira os integrantes que compõem a chapa única:
|
DIRETORIA |
NOME |
EMPRESA |
| Diretor Presidente | Claudio Tieghi | Yázigi Internexus |
| Diretor Administrativo-Financeiro | Ricardo Camargo | ABF |
| Diretora Jurídica | Sandra Brandão | Baril, Brandão Brofman |
| Diretor de Comunicação Marketing | Beno Krivkin | Tribecca |
| Diretora de Cursos e Eventos | Ana Vecchi | VecchiAncona |
| Diretor de Relacionamento | João Baptista da Silva Jr. | Rei do Mate |
| Diretora Executiva | Eleine Bélaváry | AFRAS |
| CONSELHO CONSULTIVO | Artur Grynbaum | O Boticário |
| Christian Ambros | Fisk | |
| José Lamônica | Lamônica e Associados | |
|
Margarete de Moraes |
CNA |
|
|
Ricardo Young |
Yázigi Internexus |
|
|
Tânia Nahuys |
Spoleto |
|
|
CONSELHO FISCAL |
Marco Militelli |
Militelli Business Consulting |
|
Mario Mendonça |
Luft Food |
|
|
Luiz Felizardo Barroso |
Advocacia Felizardo Barroso |
|
|
COLEGIADO DE FUNDADORES |
Cristina Franco | BIT Company |
|
Melitha Prado |
Novoa Prado Amendoeira |
|
| Pedro Mello | Tribecca | |
| Ricardo Camargo | ABF | |
|
Tânia Nahuys |
Spoleto |
|
|
Tomás Crhak |
Jani-King |
Redação DFREIRE(04/10/2008)