Início Release ABF anuncia vencedores do Prêmio Destaque Internacionalização 2024

ABF anuncia vencedores do Prêmio Destaque Internacionalização 2024

ABF anuncia vencedores do Prêmio Destaque Internacionalização 2024
Troféu do Prêmio ABF Destaque de Internacionalização 2024

Pelo avanço de sua atuação no exterior, foram agraciadas as marcas Bateras Beat, Casa do Construtor e Sobrancelhas Design.

Com base em critérios como inovação, complexidade do segmento e do mercado, operação e impactos de franqueadoras no mercado internacional, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com o programa Franchising Brasil – realizado entre a entidade e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – anuncia os vencedores da 4ª edição do Prêmio Destaque de Internacionalização 2024.

Para reconhecer o trabalho das franquias que já operam internacionalmente, uma comissão composta por membros do Comitê Gestor do Franchising Brasil e profissionais da área Internacional apuram e votam em marcas que iniciaram ou alcançaram um consistente processo de internacionalização de suas marcas por meio da participação em ações de promoção e capacitação do programa. O programa visa, ainda, apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial nos principais mercados internacionais.

Entre 17 inscritos e 10 finalistas, as vencedoras desta edição foram as marcas: Bateras Beat, Casa do Construtor e Sobrancelhas Design. A revelação do resultado com entrega dos troféus pelo presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, acontecerá durante a ABF CON (Convenção da entidade), no dia 23 de outubro, no Hotel Transamerica, na Ilha de Comandatuba (BA).

A mais recente Pesquisa de Internacionalização da ABF constatou que o número de operações Brasil à fora subiu 26,6% de 2022 para 2023, período em que saltou de 1.717 para 2.175 operações. O ritmo de expansão foi maior do que no período anterior (2021-2022), quando a variação positiva foi de 16%.

O bom movimento é consequência do maior fôlego financeiro para investimentos no exterior e a maior digitalização do setor de franquias, junto às lições da pandemia que facilitaram também a gestão de negócios a distância. Soma-se a isso a aceitação de produtos com a marca Brasil, especialmente em nichos como o de açaí, moda e serviços estéticos.

Para Bruno Amado, diretor Internacional da ABF, “o potencial das franquias brasileiras no cenário global ganha destaque e as vencedoras do Prêmio Destaque de Internacionalização não apenas refletem a força e inovação do franchising nacional, mas também demonstram a capacidade de adaptação e resiliência diante dos desafios dos novos mercados. O setor oferece amplas oportunidades, e a internacionalização desponta como uma grande opção de crescimento”.

Conheça mais sobre os cases vencedores do Prêmio de 2024:

Marca País Case
Bateras Beat China A expansão para a China ocorreu por meio de uma parceria com o baterista Dino Verdade e DJ chinês Louis Lu, que se tornou o máster franqueado no país. O sucesso da Bateras Beat foi impulsionado pela visibilidade gerada por eventos como o “Bateras 100% Brasil”, que chamou a atenção global, incluindo a China. Atualmente, a Bateras Beat possui 50 unidades em quatro países, incluindo 13 franquias internacionais, sendo 8 na Itália e 5 na China. A escola é pioneira no franchising de escolas de música tanto no Brasil quanto no exterior, com metodologia própria e focada na adaptação cultural, como aconteceu na China, onde as aulas foram ajustadas para crianças entre 5 e 12 anos. Além disso, a marca promove ritmos brasileiros como Bossa Nova, Samba e Baião.
Casa do Construtor Paraguai Com 36 unidades próprias no Brasil e 673 franquias distribuídas pelo país, a marca também está presente no Paraguai e no Uruguai, com 7 unidades franqueadas. A internacionalização da marca iniciou-se há mais de 6 anos e a empresa planeja alcançar 1000 unidades até 2025, com expansão contínua no Paraguai, onde já possui 5 unidades. A escolha do mercado paraguaio pela Casa do Construtor se baseia na crescente demanda global por equipamentos adequados e atualizados na construção civil. A aceitação da economia compartilhada no Paraguai reflete um comportamento duradouro, alinhado à visão da empresa. A parceria com Gino Pavetti, franqueado responsável pela primeira unidade no país, proporcinou uma grande loja com aproximadamente 400 metros quadrados e localizada em San Lorenzo, a 10 km de Assunção. A unidade foi estrategicamente posicionada em uma cidade universitária, com 290 mil habitantes, para aproveitar o potencial de crescimento na região.
Sobrancelhas Design Guatemala Com 16 unidades próprias e 96 franqueadas no Brasil, além de 38 unidades franqueadas no exterior, a marca oferece uma experiência única de tratamento para sobrancelhas, focando em produtos que estimulam o crescimento natural dos fios. A Sobrancelhas Design é reconhecida não apenas pela qualidade de seus serviços, mas também por seu compromisso com a sustentabilidade ambiental e social, refletido em suas práticas de negócios. A marca se destacou recentemente na expansão para o Panamá, um movimento que foi facilitado pela experiência bem-sucedida na Guatemala, onde já conta com 26 unidades. Com um casal de empresários com experiência no varejo, que se dividem entre a operação e a parte financeira da empresa, o modelo de parceria tem sido eficaz para a rápida adaptação e operação das duas novas unidades no Panamá – inauguradas em 2023.

 

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial nos principais mercados internacionais. A iniciativa é uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira por meio de ações de promoção comercial.

Foto: ABF/Divulgação