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Pós Multi-Unit explora estratégias de crescimento para franqueados

Pós Multi-Unit explora estratégias de crescimento para franqueados
Juarez Leão, conselheiro da ABF, palestra durante o Pós Multi-Unit Conference

O evento, agora parte oficial do calendário da ABF, destacou eficiência operacional, adoção de novas tecnologias e a importância da equipe para o sucesso.

O pós Multi-Unit Conference acaba de entrar de vez no calendário de eventos anual da ABF. Até o ano passado, os insights vindos da Multi-Unit Franchising Conference (MUFC), maior evento do mundo voltado para o franqueado, eram compartilhados durante ABF Franchising Week, semana do setor organizada pela Associação com uma série de palestras – que inclui a ABF Franchising Expo – e que será realizada entre 24 e 29 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo.

Neste ano, o evento cresceu, ganhou destaque na agenda da ABF e foi realizado (17/05), na sede do Cubo Itaú, em São Paulo. Participaram do encontro cerca de 100 pessoas, além das que acompanharam o evento de forma online.

A missão da ABF que acompanhou a MUFC 2024, em Las Vegas, contou com 44 participantes. Juarez Leão, conselheiro da entidade, foi um dos curadores, trouxe aos participantes vários insights e, principalmente, aquilo que realmente faz sentido para os franqueados e para a realidade brasileira.

“Vale muito a pena participar desse evento em Las Vegas”, afirmou Juarez logo no início do Pós-Multi-Unit, respondendo a uma pergunta que não param de fazer para ele desde que voltou da cidade norte-americana. “Não é um evento destinado apenas aos multifranqueados, trata-se de uma conferência voltada para franqueados de forma geral que desejam melhorar a gestão e/ou escalar o crescimento, seja dentro de uma única rede ou com várias marcas”, disse. Ainda segundo o conselheiro, a entidade está atenta à tendência de crescimento dos multifranqueados por aqui e pretende suportar seus associados nessa jornada por meio do compartilhamento de conteúdo, eventos e capacitação.

Em Las Vegas, Juarez comprovou mais uma vez que a principal característica do empresário americano também é muito marcante na mentalidade dos operadores de unidades franqueadas: a obsessão pela eficiência operacional.

Para aumentar a performance “eles não têm medo de adotar novas tecnologias, aliás, só com muita automação conseguem reduzir despesas, uma vez que a margem do varejo, de forma geral, é pequena. Por outro lado, são muito assertivos em novos investimentos”, observou.

Além da otimização de processos, que está no topo das prioridades dos multifranqueados americanos, assim como para todos os líderes de outras indústrias, eles também estão atentos a temas como: inovações digitais, diversidade e inclusão e sustentabilidade. “O que chamou a atenção é que na lista de prioridade está também a expansão internacional”, afirmou Juarez Leão.

Daniel Gentil, cofundador da Viddy, no Pós-MUFC

Principal ativo do franqueado é o seu time

De tudo o que Daniel Gentil, cofundador da Viddy, viu em Las Vegas,  ele destacou como principal insight a convicção de que o produto do franqueado é o seu time.

“As franqueadoras buscam bons operadores para suas marcas. Para uma operação bem-sucedida é preciso formar pessoas capazes de suportar o crescimento almejado”, explicou. A característica de um bom operador, segundo ele, é sua capacidade de gestão. “O bom franqueado é aquele que busca o tempo todo melhorar a performance das operações por meio de eficiência, aplicação de tecnologia e excelência na execução. O resto é com o franqueador: produto, marketing, etc.”

Outro ponto que Gentil fez questão de salientar é que dentro da estratégia de crescimento desses grandes empresários está de forma muito bem estruturada o repasse de unidades. “O repasse não é uma oportunidade que aparece de vez em quando. Eles têm pessoas dedicadas dentro da estrutura de expansão somente para procurar oportunidades de repasse de forma proativa”, explicou.

Fotos: ABF/Divulgação