O Franchising Brasil começou a mais nova edição do novo modelo de ação online Roadshow. A iniciativa do programa de internacionalização do setor de franquias brasileiro — realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) — teve como foco o mercado latinoamericano e reuniu 30 participantes no primeiro encontro e 37 no segundo.
A primeira etapa da ação aconteceu nos dias 19 e 20, quando foram organizadas duas sessões de capacitação para as franquias brasileiras: a primeira sobre os mercados do Paraguai e Bolívia e a segunda sobre a Argentina e o Uruguai. Os players falaram um pouco sobre as mudanças no mercado, e como a retomada econômica começou a se apresentar, especialmente no que diz respeito à importação e exportação.
No primeiro dia, houve uma apresentação do mercado paraguaio, com um panorama econômico, peculiaridades e perspectivas para o pós-pandemia. Nele, Carlos Carvalho Dias, segundo secretário da Embaixada do Brasil em Assunção, falou sobre as questões comerciais da relação entre os países. “O Paraguai ainda é um mercado subestimado. Ele é, porém, muito complexo e repleto de oportunidades”, explica. E acrescenta: “Dos países do Mercosul, ele é o que mais cresceu no bloco nos últimos anos anos”.
No dia 19, também houve uma fala sobre o mercado boliviano, feita por Ruben Aguiar, economista sênior da Câmara de Indústria e Comércio de Santa Cruz e Gabriel Graciuso, da Federação Iberoamericana de Franquias, falou sobre os cases de mercado da Pizza Hut e KFC no Paraguai.
Já na manhã do dia 20, o foco foi Argentina e Uruguai, também com a participação de Gabriel. Desta vez, ele falou sobre as ”Oportunidades e desafios para as empresas brasileiras”. Já o Conselheiro Marcio Blois, do Setor Comercial da Embaixada Brasileira na Argentina, deu sua palavra sobre o panorama comercial do país.
“Foram conversas dos mais diversos setores, e de diferentes países, todas dialogando em sinergia e pensando no futuro”, diz Bruno Amado, gerente executivo do Franchising Brasil. “Está sendo uma oportunidade única para estreitar laços com players globais. Estamos animados para a semana que vem, com a apresentação das nossas marcas aos investidores latinoamericanos. ”
Nos dias 26 e 27, o Roadshow Mercosul vai contar com as sessões pitchings para os investidores. Posteriormente, os participantes irão reunir-se em rodadas de negócios.
Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.