Home | Release | Eleita nova diretoria da ABF para o biênio 2025-2026

Eleita nova diretoria da ABF para o biênio 2025-2026

Nova diretoria da ABF
– ATUALIZADO EM dezembro 19, 2024
  • Tom Moreira Leite, presidente, e Decio Pecin, vice-presidente, estarão à frente da segunda maior entidade do setor de franquias no mundo pelos próximos dois anos.
  • Para ampliar e aprofundar ainda mais sua presença por todo o País, a ABF terá, a partir de 2025, nova diretoria regional e aumento de atuação.

São Paulo, novembro de 2024 – A ABF – Associação Brasileira de Franchising realizou na sexta-feira, dia 22/11, sua Assembleia Geral Ordinária (AGO), na qual foram eleitos por aclamação, com unanimidade de votos, os novos membros do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal para o biênio 2025/2026 (veja a composição da chapa abaixo).

Conforme estabelece o Estatuto Social da Associação, cabe ao Conselho Diretor implantar as ações que visam cumprir a missão da ABF: promover o desenvolvimento do franchising brasileiro nacional e internacionalmente, além de fortalecer institucionalmente a entidade, com o apoio e direcionamento do seu Conselho. Já o Conselho Fiscal é responsável por analisar e fiscalizar as contas e ações da ABF.

O atual presidente Tom Moreira Leite foi reeleito e comandará a segunda maior associação de franquias do mundo pelos próximos dois anos. CEO e sócio do Grupo Trigo – controlador das marcas China In Box, Spoleto, Gendai, ASA Açaí e Koni Store –, Tom foi vice-presidente da entidade entre 2019 e 2022 e presidente do último biênio (2023 e 2024). A ABF possui atualmente mais de 1.700 associados e representa um mercado que movimenta mais de 2% do PIB.

De acordo com Tom, os dois últimos anos foram de consolidação do setor frente ao impacto da pandemia. “O franchising saiu mais digital, resiliente, responsivo e vem mantendo a sua trajetória de desenvolvimento. Nossa gestão trabalhou incansavelmente para isso, tendo avançado ainda mais em seu advocacy e em seu caráter educacional, lançando plataformas como ABF Academy e o Portal Parceria Sebrae ABF, além de programas como PADF (Programa de Aceleração de Desempenho de Franqueados), em parceria com a FIA, e o 1º Concurso de Consultoria de Campo, que dará ao autor da melhor monografia como prêmio a oportunidade de cursar gratuitamente o MBA Gestão de Franquias ABF/FIA”, disse.

Segundo o presidente reeleito da ABF, a Associação também avançou na interiorização do franchising, expandindo o trabalho da entidade por todo o País e este trabalho será aprofundado no segundo mandato. “Queremos aprofundar essas conquistas e avançar ainda mais em temas como Reforma Tributária, franchising íntegro, educação e ESG, que segue como um dos pilares da nossa gestão.”

A vice-presidência no próximo biênio fica a cargo de Decio Pecin. Sócio e CEO da rede CNA e CTRL+Play, Pecin é contabilista e administrador de empresas, com especialização em Economia e Mercados e MBA CTI pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Pós-graduado em Gestão Empresarial pela PUC-SP e com MBA em Gestão de Shopping Centers pela FGV-SP, o executivo ocupou cargos de direção e superintendência no Banco Bradesco, Açotubo e na Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

“Agradeço ao presidente Tom Moreira Leite pelo convite dessa jornada. Estou bastante honrado e me sentindo desafiado para cumprir um bom papel com meus colegas na ABF. Espero encontrar uma jornada de aprendizados e pessoas que tenham a consciência de que estamos aqui para nos encher de conteúdo, práticas éticas e conquistas coletivas. Que tenhamos um biênio de muitas realizações”, disse Pecin.

Decio Pecin compôs a mesa da Assembleia Geral Ordinária (AGO), que foi presidida pelo diretor financeiro da entidade, Jae Ho Lee, com a presença também do diretor de Marketing e Comunicação da Associação, Rodrigo Abreu, e do gerente Jurídico, Bruno Lucius. “Em nome da ABF, agradeço o apoio de todos. A diretoria eleita continuará executando seu trabalho com total transparência e ética, primando pela diversidade e pelo atendimento das necessidades de seus associados e do mercado de franquias”, disse Jae Ho Lee.

“Estou muito feliz por poder contribuir em mais um mandato para essa Associação, que é uma das mais ativas e respeitadas no mundo. Vamos fortalecer o propósito do franchising íntegro, aumentando ainda mais a representatividade e a força da ABF”, afirmou Rodrigo Abreu.

A diretoria Jurídica passou a ser comandada por Natan Baril, da Baril & Advogados Associados, que anteriormente ocupava a cadeira de Internacional. Esta diretoria, por sua vez, passou a ser liderada por Gustavo Freitas, do Mercadão dos Óculos. Outra mudança na diretoria estatutária foi na pasta de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos, que passou a ser comandada por Felipe Buranello, da Maria Brasileira. Na diretoria adjunta, Renata Rouchou, da Casa Bauducco, passou a ficar à frente de Expansão.

A Comissão de Ética permanece por mais um biênio sob a presidência de Sylvia de Moraes Barros. Fundadora e CEO da rede The Kids Club, Sylvia exerceu a função de coordenadora da Comissão de Educação antes de comandar o atual colegiado.

Fortalecimento regional e principais propostas
Reforçando e ampliando ainda mais sua presença por todo o País, a ABF terá a partir de 2025 uma nova diretoria regional: São Paulo Capital e Grande SP, liderada por Bruno Arena, diretor de Expansão da Casa do Construtor. A nova diretoria se soma às regionais Centro-Oeste, Interior de São Paulo e Sul, e também às regionais que ampliaram a sua atuação: Minas Gerais, que passou a abarcar também Espírito Santo; e Nordeste, que também atenderá o Norte. Além das regionais, a ABF tem atuação no Rio de Janeiro através da seccional.

Confira a composição da diretoria estatutária da ABF para o biênio 2025-2026:

DIRETORIA ESTATUTÁRIA ABF 2025-2026

CARGO NOME COMPLETO MARCA MINI BIO
DIRETOR-PRESIDENTE ANTONIO BENTO MOREIRA LEITE GRUPO TRIGO Graduado em Economia (UFRJ), com MBA em Marketing (PUC-RJ) e especialização em Gestão Avançada pelo IE Business School de Madri, é presidente e sócio do Grupo Trigo (China In Box, Spoleto, Gendai, ASA Açaí e Koni Store).
DIRETOR VICE-PRESIDENTE DECIO CASAREJOS PECIN JUNIOR CNA IDIOMAS E CTRL+PLAY Graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas, com especialização em Economia e Mercados e MBA CTI pela FEA-USP; Pós-graduado em Gestão Empresarial pela PUC-SP; MBA em Gestão de Shopping Centers pela FGV-SP. Ocupou cargos de direção e superintendência no Banco Bradesco, Açotubo e ABRASCE – Associação Brasileira de Shopping Centers.
DIRETOR ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO JAE HO LEE MORANA Formado em Administração de Empresas pela USP e com MBA em Marketing pela ESPM, Jae Ho Lee é fundador das marcas Morana e Little Tokyo, além de sócio e fundador da Holding Halipar.
DIRETOR JURÍDICO NATAN BARIL BARIL & ADVOGADOS ASSOCIADOS Advogado especializado em Propriedade Intelectual, Franchising, Direito Empresarial e M&A, é sócio da Baril Advogados e Conselheiro da FIAF. É um dos “Advogados Mais Admirados do País” (Análise Advocacia) e referência mundial em franchising (anuário Who’s Who Legal).
DIRETOR DE MARKETING E COMUNICAÇÃO RODRIGO NOGUEIRA DE ABREU ALPHAGRAPHICS Com mais de 25 anos de experiência em varejo e franchising, é máster franqueado e franqueado da AlphaGraphics Brasil. Faz parte do Conselho da ONG Adus, da Cooperativa Yougreen e das startups Mettzer, Trakto e FrameFy, entre outras.
DIRETOR INSTITUCIONAL FERNANDO DE PAULA MCDONALD’S Formado em Administração e Contabilidade pela PUC de São Paulo, com MBA pela USP de Ribeirão Preto, é diretor corporativo de Relações Governamentais do McDonald´s/Arcos Dorados no Brasil, presidente da ANR e vice-presidente da ABIA.
DIRETOR INTERNACIONAL GUSTAVO FREITAS MERCADÃO DOS ÓCULOS CEO da Rede Mercadão dos Óculos, advogado de formação, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, empreendedor desde os 20 anos, há mais de 15 anos no franchising e franqueador há mais de 10 anos.
DIRETORA DE CAPACITAÇÃO CLAUDIA REGINA VOBETO PINTO MAJÔ BEAUTY CLUB Formada em Administração de Empresas com Comércio Exterior pela PUC, pós-graduada em Gestão de Pessoas pela UNIP e com MBA em Marketing, é CEO da Majô Beauty Club. Foi diretora da Regional ABF Centro-Oeste por seis anos.
DIRETORA DE FRANQUEADOS CRISTIANE MEDEIROS DE ARAÚJO MARTINS THE BODY SHOP Com pós-graduação em Marketing na ESPM, é empresária do segmento varejista e marketing. Franqueada e integrante do Conselho de Franqueados da The Body Shop, é também sócia da PagoLivre e sócia do Charisma.bi, plataforma de monitoramento de marca.
DIRETOR DE RELACIONAMENTO, MICROFRANQUIAS E NOVOS FORMATOS FELIPE BURANELLO MARIA BRASILEIRA Administrador de empresas pela Universidade Estadual de Londrina, Buranello é sócio e CEO da rede Maria Brasileira, eleita franqueadora do Ano 2024 pela ABF e um dos 30 jovens mais influentes do País, segundo a revista Forbes.

 

DIRETORIA ADJUNTA

NOME COMPLETO CARGO EMPRESA
CARLOS ZILLI DIRETOR DE ESTRATÉGIA DIGITAL CAFÉ CULTURA
RENATA ROUCHOU DIRETORA DE EXPANSÃO CASA BAUDUCCO
ROGÉRIO GABRIEL DIRETOR DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GRUPO MOVEEDU (PREPARA CURSOS, MICROLINS, SOS, PEOPLE, ENSINA MAIS TURMA DA MÔNICA, ENGLISH TALK E PINGU’S ENGLISH)

 

DIRETORIAS REGIONAIS

CARGO NOME COMPLETO MARCA MINI BIO
DIRETOR ABF REGIONAL CENTRO-OESTE EDUARDO SANTINONI AÇAÍ PURÍSSIMO Bacharel em Administração e Contabilidade, com MBA em Gestão de Franquias, Administração e Negócios pela FIA, Eduardo Santinoni é fundador da Y Consultoria e sócio da rede Açaí Puríssimo.
DIRETOR ABF REGIONAL INTERIOR DE SP GUTO COVIZZI BELLA CAPRI PIZZARIA Formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão de Negócios e Propaganda e Marketing, Guto Covizzi é franqueador da Bella Capri desde 2004 e conselheiro da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP).
DIRETOR ABF REGIONAL MINAS GERAIS E ESPÍRITO SANTO ANTONIO BORTOLETTO CLUBE DE PERMUTA Graduado em comunicação com ênfase em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, graduando em Economia na Anhanguera, Antônio Bortolleto é diretor de Franquias do Clube de Permuta, rede de permutas multilaterais.
DIRETOR ABF REGIONAL NORTE E NORDESTE FERNANDO RIBEIRO SAL E BRASA Empresário do segmento de alimentos e bebidas há 31 anos, Fernando Ribeiro é sócio-diretor da SB Franquias, pertencente ao Grupo Sal e Brasa, presente nos nove estados do Nordeste, bem como nos estados do Pará e São Paulo.
DIRETOR ABF REGIONAL SÃO PAULO CAPITAL E GRANDE SP BRUNO ARENA CASA DO CONSTRUTOR Graduado em Administração pela Unimep e com pós-graduação em Gestão de Franquias pela FIA, é diretor de Expansão da Casa do Construtor. Também tem formação em Governança Corporativa pelo IBGC.
DIRETOR ABF REGIONAL SUL ANDRÉ BELZ ROCKFELLER LANGUAGE CENTER Formado em Odontologia, é também diretor de Relações de Assuntos Públicos e Políticos da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Balneário Camboriú.

 

CONSELHO DA ABF – (TRIÊNIO 2023-2025)

NOME COMPLETO MARCA
MARIA CRISTINA CAMEIRÃO FRANCO – (PRESIDENTE) LOCTOK
ANDRÉ FRIEDHEIM CAFÉ DO PONTO E CASA PILÃO
MARCELO MAIA TAVARES DE ARAÚJO DIA
FERNANDO JOSÉ FERNANDES JUNIOR FERNANDO JOSÉ FERNANDES ADVOGADOS
FERNANDO TARDIOLI LUCIO DE LIMA TARDIOLI LIMA SOCIEDADE DE ADVOGADOS
TOM MOREIRA LEITE GRUPO TRIGO
ALTINO CRISTOFOLETTI JÚNIOR CASA DO CONSTRUTOR
JUAREZ LEÃO (Secretário) LEÃO GROUP

 

CONSELHO FISCAL 2025-2026

NOME COMPLETO MARCA
KEUSON NILO DA SILVA KNS – CONSULTORIA EM FRANCHISING
TATIANA FRATOVSKY SISTER BMA ADVOGADOS
BRUNO LINS GORODICHT ESPETTO CARIOCA

 

SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL

NOME COMPLETO MARCA
RENATA OLIVEIRA BOG ADVOGADOS
JOSÉ JULIO CANSI SEGALA KUMON
DELFINO GOLFETO ÁGUA DOCE CACHAÇARIA
COMISSÃO DE ÉTICA NOME COMPLETO EMPRESA
PRESIDENTE SYLVIA DE MORAES BARROS THE KIDS CLUB

 

Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registrou um faturamento anual superior a R$ 240 bilhões em 2023, mais de 195 mil operações e cerca de 3,3 mil marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por mais de 2% do PIB e emprega diretamente cerca de 1,7 milhão de pessoas. Atualmente com mais de 1.700 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. Não sendo um órgão regulador, o propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo, íntegro e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor. Acompanhe as notícias da ABF na newsletter semanal e gratuita.

Foto: ABF/Divulgação

Leia Também