Home | Não categorizado | Desafios na contratação e retenção de talentos no franchising são tema do Encontro Regional ABF Interior de SP 

Desafios na contratação e retenção de talentos no franchising são tema do Encontro Regional ABF Interior de SP 

– ATUALIZADO EM junho 12, 2026

Em palestra, headhunter apresenta estratégias para lidar com uma das maiores dores do franqueado  

Quase 1,8 milhão de empregos formais. Este é o número de vagas geradas pelo franchising, segundo o último levantamento realizado pela ABF. Apesar disso, o setor ainda enfrenta problemas para contratar e, sobretudo, para reter seus talentos. Foi pensando nisso que o encontro da Regional Interior de São Paulo, realizado na cidade de Potirendaba, teve este como um dos eixos centrais.  

Em relação a isso, já na apresentação dos números do 1º tri de 2026, André Gabriel, coordenador da Regional frisou que a região concentra 6% dos empregos formais. O mesmo percentual se repete em relação ao total de operações. Além disso, a região conta com presença de 68% das redes. Já no que se refere ao faturamento, o crescimento registrado foi de 9,2%, com faturamento superando os R$ 4,27 bilhões. Em termos gerais, no período, o setor no Brasil cresceu 10,1%, com faturamento chegando a R$ 72,7 bilhões.  

“Estes números mostram a resiliência do nosso setor e ratificam o que já sabíamos: a potência que o interior de São Paulo tem no que tange o franchising, não apenas como um celeiro de franquias, mas também como um atrativo para marcas que desejam estabelecer aqui suas operações, em um movimento de interiorização”, disse Gabriel. 

O ponto alto do evento foi a palestra da headhunter, Ester Morgan: “Como contratar e reter uma equipe de alta performance”. Segundo ela, ao escolher o tema, pegou a maior dor do franqueado, que é uma dor nacional, em que 85% das empresas não conseguem fechar os seus quadros de colaboradores por falta de mão de obra qualificada.  

“Como headhunter e estrategista no mercado de varejo, entendo bem essa dor. Trouxe uma reflexão para que todos pensem sobre o que está imperando nesse novo cenário mundial, no qual as pessoas estão mais frágeis emocionalmente, não há mão de obra qualificada no pós-pandemia e a tecnologia está super avançada”, disse. 

Ela complementa citando a necessidade da humanização nas lideranças, sobretudo em relação à diversidade geracional. “Tem que ser estratégico e tem que ter resultado, mas precisa ser mais humanizado para conseguir lidar com essas novas gerações. O líder precisa estar cada vez mais fortalecido e ciente de seu novo papel. Outro ponto que não pode ser esquecido é a importância da diversidade geracional e o quanto isso pode potencializar o resultado e ajudar a resolver a questão da falta de mão de obra”, finalizou a headhunter. 

O encontro contou, ainda, com painéis sobre Experiência do cliente, IA no Franchising e Consultoria de Campo e finalizou com visita à Indústria Poty. Ao final, o diretor da Regional, Guto Covizzi, fez um balanço deste 14º encontro de sua gestão. “Estamos às portas da 33ª edição da ABF Franchising Expo. Esta é a maior feira de franquias do mundo, realizada pela segunda maior entidade representativa mundial do setor e a região estará representada com muitas marcas. Isso, somado aos números regionais apresentados são uma prova da nossa força e de que estamos no caminho certo”.  

Leia Também