Início Notícias ABF em Ação ABF leva o franchising brasileiro para os Emirados Árabes e Cannes

ABF leva o franchising brasileiro para os Emirados Árabes e Cannes

A ABF, em parceria com a Apex-Brasil e no âmbito do projeto de exportação de franquias, desenvolveu uma missão de prospecção a Dubai e Abu Dhabi no período de 9 a 12 de novembro. O objetivo desta ação foi identificar oportunidades de negócios para as franquias brasileiras a partir de visitas técnicas e reuniões com os operadores de shopping centers.

Dubai se consolidou como um importante país produtor de petróleo e que agora está buscando uma nova vocação em função do esgotamento das suas reservas. Possui uma população de cerca de 5 milhões de habitantes, sendo 3,5 milhões de cidadãos de diferentes nacionalidades que imigraram em busca de emprego e melhor qualidade de vida, atraídos principalmente pelas oportunidades na construção civil e serviços.

Dubai vem investindo maciçamente em infraestrutura para se tornar um novo polo turístico. É tido como o emirado mais globalizado e cosmopolita dos 7 que compõem os Emirados Árabes Unidos e recebe anualmente cerca de 6 milhões de turistas, atraídos pela arquitetura exuberante dos edifícios e pelos shopping centers que oferecem uma infinidade de lojas, marcas e entretenimento. O visitante pode optar por esquiar numa pista indoor, um rinque de patinação no gelo ou visitar um dos maiores aquários do mundo, por exemplo.

Outro grande destaque é o complexo The Dubai Mall, que compreende um centro comercial com 1.200 lojas, restaurantes, hotéis e o edifício Burj Khalifa, que com seus 165 andares e 828 metros de altura é atualmente o edifício mais alto do mundo. Quem quiser pode apreciar a paisagem do deserto do 124º andar, desde que reserve seu ingresso com alguma antecedência.

 

Missão ABF Dubai

Os representantes da ABF se reuniram com executivos do The Dubai Mall para conhecer a política comercial e as condições contratuais para a implantação de uma loja. Atualmente as marcas brasileiras Dumond, Havaianas e Ipanema possuem operações neste shopping, que recebe anualmente 54 milhões de visitantes. Na sequência o grupo percorreu uma parte do empreendimento para entender como o shopping distribuiu as operações de acordo com a categoria de atividade.
 

Missão ABF Dubai

Outra reunião ocorreu com os executivos do grupo Majid Al Futtaim, operadores do Mall of the Emirates e do City Centre, dentre outros empreendimentos. O Mall of the Emirates possui 605 lojas, com destaque para a área de alimentação, que soma 85 operações de restaurantes e cafeterias. Anualmente visitam este shopping 40 milhões de pessoas, que contam também com inúmeras atrações de entretenimento e um hipermercado Carrefour.

Missão ABF Dubai

Distante uma hora e meia de carro de Dubai, o grupo visitou Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Abu Dhabi se destaca pela grande produção de petróleo, diferentemente de Dubai, assim como preserva a cultura e tradições mulçumanas. Possui algumas atrações, como o parque da Ferrari e sedia anualmente uma etapa do campeonato de Fórmula 1. Um dos principais shoppings da cidade é o Marina Mall, com 400 lojas e 48 restaurantes.

Missão ABF Dubai

Durante a permanência em Dubai a comitiva brasileira contou com o apoio do Centro de Negócios da Apex-Brasil e do SECOM – Setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, ambos sediados em Dubai.

Na sequência o grupo da ABF seguiu para Cannes, na França, para participar da 18ª edição da Mapic, principal evento internacional de Real Estate, que aconteceu de 14 a 16 de novembro. Juntamente com as marcas Casa do Construtor, Carmen Steffens, Dumond e Megamatte compuseram o Pavilhão Brasil, que participou pela primeira vez do evento com o objetivo de conhecer as tendências dos shopping centers, lançamentos do setor imobiliário e aproximar as marcas de potenciais investidores internacionais.

 

Missão ABF Dubai

Segundo Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, esta feira também demonstrou como a indústria do shopping center está aquecida em todo o mundo, principalmente em novos mercados como os da Turquia, Rússia e China. Destacam-se também empreendimentos no norte da África, Ásia, sobretudo em Singapura, Malásia e Tailândia e no leste europeu, com destaque para a Polônia, Ucrânia e Bulgária. Alguns grupos estrangeiros apresentaram projetos de shoppings no Brasil.
 

Missão ABF Dubai

Durante a feira foram promovidos seminários e a ABF teve papel de destaque em dois deles. Ministradas pelo diretor da entidade, Ricardo Camargo, as apresentações levaram aos participantes informações acerca da situação do franchising e da economia brasileira.
 

Missão ABF Dubai

Segundo Rogério Feijó, gerente de relacionamento da ABF, a plateia ficou surpresa com os números apresentados, demonstrando um claro desconhecimento da realidade econômica do nosso país e das oportunidades. Após cada apresentação Camargo era o mais assediado pelos participantes e pela imprensa.
 

Missão ABF Dubai

Ricardo Camargo disse que um evento como este é importante para disseminar informações sobre o país para formadores de opinião e potenciais investidores. Num ambiente como o da Mapic há pessoas do mundo todo em busca de oportunidades. Segundo o executivo da ABF, a ideia para o próximo ano é formar um grupo com outras entidades nacionais e levar o Brasil à condição de país de honra no evento, que este ano teve a Rússia como país homenageado.

Segundo o diretor da Casa do Construtor, Altino Cristofoletti Junior, uma feira desta magnitude atrai empresários interessados em apresentar seus empreendimentos, assim como ávidos por novidades para compor o seu mix de lojas. E é neste contexto que as franquias brasileiras poderão tirar proveito.

As empresas Carmens Steffens e Dumond também tiveram espaço para mostrar seus conceitos e produtos. A executiva da Dumond, Joana Wichmann e o executivo da Carmen Steffens, Eric Portelli realizaram apresentações para um público de cerca de 40 pessoas. Na sequência o grupo brasileiro ofereceu um coquetel para os participantes da palestra e convidados.

 

Missão ABF Dubai

A próxima etapa do projeto de exportação de franquias ocorrerá em Nova York, durante a 102ª edição da convenção da NRF – National Retail Federation, de 13 a 16 de janeiro de 2013. Além do congresso o grupo da ABF realizará visitas técnicas monitoradas e passará um dia na Harvard Club, com aulas ministradas por professores da renomada instituição.