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ABF e ApexBrasil realizam nova missão à China

ABF e ApexBrasil realizam nova missão à China

Missão será feita no âmbito do Franchising Brasil – programa de internacionalização das marcas nacionais criado pela Associação Brasileira de Franchising e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – de 7 a 15 de setembro

A China – primeiro parceiro comercial do Brasil, segunda maior economia e segundo país mais populoso do mundo – oferece imensas oportunidades de negócios. Para conhecê-las e alavancá-las in loco, numa verdadeira imersão estratégica no mercado chinês, a ABF – Associação Brasileira de Franchising e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) realizarão mais uma missão ao gigantesco país oriental, de 7 a 15 de setembro. A iniciativa será feita no âmbito do Franchising Brasil, programa de internacionalização das marcas brasileiras criado por ambas as instituições. Marcada pela celebração dos 50 anos de relações comerciais entre Brasil e China, a missão do franchising incluirá visitas técnicas a líderes do e-commerce, operações de franquias, varejo local e shopping centers em Xangai (maior cidade chinesa), Pequim e Gubei.

Integram a delegação empresários e líderes do setor de franquias brasileiro, representantes de marcas como 5àSec, Buddha Spa, Cacau Show e CNA, além de consultorias e escritórios de advocacia especializados em expansão internacional, e outros stakeholders do setor. Representando a ABF, estarão presentes Cristina Franco, presidente do Conselho, Bruno Amado, gerente de Projetos Internacionais e executivo do Franchising Brasil, e Carol Graciani, gerente de Relacionamento, Eventos e Comercial, que conduzirão as orientações iniciais e os alinhamentos da agenda, que incluirá uma introdução ao mercado chinês e suas oportunidades.

Em Xangai, os empresários participarão de um workshop de Soft Landing, no qual especialistas, entre eles o cônsul geral do Brasil, Augusto Pestana, e o presidente da Associação Chinesa de Franquias (CCFA), Kevin Peng, analisarão estratégias para entrar no mercado chinês. Visitas técnicas às operações de empresas como Alibaba e Pinduoduo fornecerão insights valiosos sobre o cenário de e-commerce na China. Já no HQ (sede asiática) da Companhia Suzano, será possível observar como empresas brasileiras estão atuando no país. Além disso, a delegação visitará a Greenland, uma zona de cross-border, para explorar as oportunidades de negócios disponíveis.

A missão seguirá para a capital Pequim, onde os participantes visitarão as sedes de gigantes da tecnologia, como Bytedance, Tencent e Alibaba, e, entre outras atividades, assistirão uma palestra sobre as oportunidades de negócios no país, com a presença do Embaixador do Brasil na China, Marcos Bezerra Abbott Galvão. A agenda da delegação brasileira na cidade inclui, ainda, visitas técnicas ao shopping Hopson One Mall e à empresa de e-commerce JingDong (JD), além de visitas culturais.

O encerramento da missão será em Gubei, com uma reunião final, onde os participantes poderão compartilhar suas experiências e planejar os próximos passos para a expansão de suas marcas no mercado chinês.

Internacionalização consolidada
O franchising brasileiro tem um movimento de internacionalização já consolidado. De acordo com dados da recente Pesquisa de Internacionalização das franquias brasileiras feita pela ABF, houve uma expansão de 26,3% do número de operações das redes “made in Brazil” no exterior de 2022 para 2023. Neste período, o salto foi de 1.717 para 2.175 operações, ligadas a 205 redes e presentes em 125 nações. Na China, esse movimento está em evolução, com três marcas associadas à ABF operando naquele país atualmente: Audaces, Bateras Beat e Ronaldo Academy.

Para a presidente do Conselho da ABF, “a China, com sua economia robusta e crescente classe média, representa oportunidades excepcionais para o franchising brasileiro. O mercado chinês tem muito potencial para as franquias brasileiras, seja abrindo operações, seja por meio do e-commerce e marketplaces. São instrumentos que já existem, demandam pouco investimento e se trata de um mercado ávido por produtos e serviços brasileiros”. Ainda segundo Cristina Franco, durante a missão, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto o ecossistema chinês de negócios, suas tendências de consumo e inovações tecnológicas que estão moldando o futuro do varejo global. “É um momento de troca de experiências, aprendizado, abertura de novas fronteiras e, sobretudo, de construção de relacionamentos que podem se traduzir em grandes oportunidades para nossas empresas, sempre com o foco em fortalecer o setor e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil”, ressalta.

“A Missão China será uma oportunidade única para os empresários brasileiros conhecerem de perto um dos mercados mais dinâmicos do mundo”, afirma o gerente executivo do Franchising Brasil. “Nosso objetivo é abrir portas e criar conexões estratégicas que possam impulsionar a expansão das franquias brasileiras na Ásia, aproveitando o potencial gigantesco que o mercado chinês oferece”, conclui Bruno Amado.

A última missão do Franchising Brasil à China ocorreu em 2019, quando a delegação visitou Macau, Shenzhen e Hong Kong. Essas regiões, centros financeiros e comerciais importantes, ofereceram oportunidades para expansão de franquias, com Macau destacando-se no turismo e entretenimento e Hong Kong como um hub global de negócios.

Foto: Héctor Retamal/AFP/Getty Images