InicioFranchising BrasilNoticiasFranchising Brasil retorna à China em missão comercial com a participação de mais de 15 empresas brasileiras do setor

Franchising Brasil retorna à China em missão comercial com a participação de mais de 15 empresas brasileiras do setor

Franchising Brasil retorna à China em missão comercial com a participação de mais de 15 empresas brasileiras do setor

De 7 a 15 de setembro, o Franchising Brasil — programa de internacionalização realizado em parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira de Franchising (ABF) — conduzirá um grupo de empresários brasileiros em uma imersão estratégica no mercado chinês. A viagem incluirá visitas técnicas a líderes do e-commerce, operações de franquias, varejo local e shopping centers em Xangai, Pequim e Gubei.

A delegação será composta por representantes de franquias renomadas como Buddha Spa, Cacau Show, Chiquinho Sorvetes, CNA, Mundo Verde e 5àSec, além de consultorias e escritórios de advocacia especializados em expansão internacional. Representando a ABF, estarão presentes Cristina Franco, Presidente do Conselho; Bruno Amado, Gerente de Projetos Internacionais; e Caroline Graciane, Gerente de Relacionamento, Eventos e Comercial, que conduzirão as orientações iniciais e os alinhamentos da agenda, que incluirá uma introdução ao mercado chinês e suas oportunidades.

Em Xangai, os empresários participarão de um workshop de Soft Landing, no qual especialistas discutirão estratégias para entrar no mercado chinês. Visitas técnicas às operações de empresas como Alibaba e Pinduoduo fornecerão insights valiosos sobre o cenário de e-commerce na China. Além disso, a delegação visitará a Greenland, uma zona de cross-border, para explorar as oportunidades de negócios disponíveis.

A missão seguirá para Pequim, onde os participantes visitarão as sedes de gigantes da tecnologia, como Tencent e Alibaba, e terão a oportunidade de explorar a Cidade Proibida e a Muralha da China. Um destaque será o jantar especial no restaurante Made In China, seguido por uma palestra sobre as oportunidades de negócios no país, com a presença do Embaixador do Brasil na China.

O encerramento da missão será em Gubei, com atividades culturais, como o show de Water Dance e uma apresentação de drones, além de um jantar no rooftop do Hotel Wtown Resort. A jornada concluirá com uma reunião final, onde os participantes poderão compartilhar suas experiências e planejar os próximos passos para a expansão de suas marcas no mercado chinês.

“A Missão China será uma oportunidade única para os empresários brasileiros conhecerem de perto um dos mercados mais dinâmicos do mundo”, afirma Bruno Amado, gerente executivo do Franchising Brasil. “Nosso objetivo é abrir portas e criar conexões estratégicas que possam impulsionar a expansão das franquias brasileiras na Ásia, aproveitando o potencial gigantesco que o mercado chinês oferece”, conclui.

A última missão do Franchising Brasil à China ocorreu em 2019, quando a delegação visitou Macau e Hong Kong. Essas regiões, centros financeiros e comerciais importantes, ofereceram oportunidades para expansão de franquias, com Macau destacando-se no turismo e entretenimento e Hong Kong como um hub global de negócios.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial nos principais mercados internacionais. A iniciativa é uma parceria entre a ABF e a ApexBrasil, que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira por meio de ações de promoção comercial. Para participar, basta baixar e preencher o termo de adesão disponível no site e enviá-lo para [email protected].

Sobre a ABF

Fundada em 1987, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) é uma entidade sem fins lucrativos que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. Sua missão é defender, promover e fomentar o setor, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. Com mais de 35 anos de história, a ABF desfruta de um grande prestígio e de uma imagem consolidada no mercado, sendo também sede da Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF), líder da Força-Tarefa da World Franchise Council (WFC), integrante da International Franchise Association (IFA) e responsável pela maior feira de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços  brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.