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Open SEF 2025: tudo o que as redes precisam saber para participar da chancela de excelência em franchising

Open SEF 2025: tudo o que as redes precisam saber para participar da chancela de excelência em franchising

Evento on-line e exclusivo para os associados trouxe os cases da Maria Brasileira, primeira microfranquia a conquistar o Prêmio ABF Destaque Franchising de Franqueador do Ano 2024, e da inFlux, rede com a maior nota no bloco ESG da Pesquisa do Selo de Excelência em Franchising.

Inscrições para concorrer à principal chancela do mercado de franquias brasileiro vão até 30 de novembro.

A ABF realizou na tarde da quarta-feira (14/08) o Open SEF, evento on-line e exclusivo para associados no qual detalhou tudo o que as redes precisam saber para participar da principal chancela do setor, o Selo de Excelência em Franchising. No evento foram apresentados também os critérios da Pesquisa do SEF – realizada pela Nielsen, consultoria de referência global – e como o seu resultado poderá ser usado em favor das decisões estratégicas das redes participantes.

O encontro contou com a apresentação dos cases da Maria Brasileira, primeira microfranquia vencedora do Prêmio ABF Destaque Franchising de Franqueador do Ano em 2024, realizada pelo fundador e CEO da rede Felipe Buranello, e da inFlux, marca premiada por receber a maior nota do bloco ESG no estudo deste ano, feita pelo sócio-fundador Leonardo Paixão. Participaram também Sylvia Barros, presidente da Comissão de Ética da ABF, responsável por coordenar a Pesquisa, Karla Vieira, gerente de Inteligência de Mercado da entidade, e Natasha Guimarães, gerente associada da NielsenIQ.

Cerca de 130 pessoas participaram do evento on-line. As inscrições para o SEF 2025 foram abertas em 5 de agosto e vão até 30 de novembro de 2024. De acordo com a presidente da Comissão de Ética, este é o momento do franqueador se organizar, comunicar para a rede, explicar os objetivos da pesquisa, o contexto e esclarecer dúvidas.

Sylvia pediu atenção da empresa franqueadora ao preenchimento dos dados de números de unidades e de franqueados, que podem ser diferentes, caso a rede tenha multifranqueados. “Todos os franqueados informados na lista receberão o contato da Nielsen”, disse. A executiva frisou que é importante o engajamento que os franqueadores fazem com seus franqueados, incentivando-os a participarem da Pesquisa. “Quanto mais vocês divulgam, mais eles participam”, salientou.

A presidente observou, ainda, que é maravilhoso participar da festa de entrega do Selo, do jantar, da celebração, mas ressaltou que “a parte mais valiosa desse processo é o relatório com as respostas dos franqueados. Use, traga ele para dentro de casa. O importante é ter essa escuta ativa com o franqueado (…). É assim que colocamos em prática o franchising íntegro no Brasil”, concluiu.

No SEF 2025 (33ª edição), foram implementadas três mudanças na metodologia da Pesquisa: padronização da contagem de unidades, necessidade de upload da Circular de Oferta de Franquia (COF) atualizada e na política de segurança. Segundo Sylvia, o objetivo é garantir que todo o processo do Selo seja cada vez mais seguro e leal à realidade das redes de franquias.

Cases
“Nós não ganhamos o prêmio de Franqueador do Ano no dia 3 maio, quando o troféu foi entregue, mas sim a cada evento, a cada treinamento, a cada consultoria que damos aos nossos franqueados”, disse Felipe Buranello, da Maria Brasileira. Ainda de acordo com o executivo, “tudo isso não é do dia para a noite, é uma construção, um grande caminho”.

A Maria Brasileira completou 11 anos em 2024, com 498 operações em todos os estados e só em 2023 a rede realizou 1 milhão de atendimentos, em residências e empresas. “São mais de nove mil ‘marias brasileiras’ atuando em todo o País”, ressaltou o CEO.

No bloco Performance Operacional – que diz respeito basicamente ao suporte dado pela empresa franqueadora ao franqueado –, a Maria Brasileira obteve a maior nota: 97,6%.

Lives frequentes gravadas num estúdio próprio, com chat aberto no YouTube, onde, segundo Buranello, o franqueado interage, participa e a franqueadora dá voz a ele; o podcast Podfacilitar, o programa Estrelas que Facilitam, no qual as protagonistas são as Marias; encontros regionais e a convenção anual são ações de suporte da rede aos franqueados, citadas por Buranello. De acordo com ele, toda semana há treinamento para a equipe técnica, as profissionais da Maria Brasileira. “Não basta dar suporte, tem que estar na cabeça do franqueado que ele recebe o suporte!”, enfatizou.

Uma frase dita por Buranello define a importância da excelência também na relação com os franqueados: “’Decidimos que a Maria Brasileira quer fazer parte da vida das pessoas que fazem parte da vida da Maria Brasileira’, simples assim”, disse e completou: “Mais do entender de limpeza, nós entendemos de pessoas!”.

inFlux
“Aqui em nossa rede a gente leva muitíssimo a sério o Selo de Excelência em todos os anos”, disse Leonardo Paixão, da inFlux, enfatizando que a implementação do bônus ESG levou a rede de escolas de idiomas a valorizar a chancela da ABF ainda mais, o que resultou na conquista da maior nota nesse bloco e do Selo Adicional ESG.

A inFlux se destacou com o programa Be Green, cujo slogan é: “Vamos juntos por um mundo mais sustentável!” Segundo o executivo, o Be Green tem sido um sucesso tanto para a franqueadora, como para os franqueados e com resultados para o cliente final também.

Por meio do Be Green é realizada uma competição interna sadia chamada de Super Stars, lançada na Convenção e com duração de um ano, na qual a franquia compete com ela própria e não com outra operação.

Seguindo o exemplo da ABF, que concede um bônus extra às redes com maior pontuação no bloco ESG, para ter um maior engajamento dos franqueados nos planos ESG, a franqueadora decidiu colocar o Be Green como uma bonificação extra para os franqueados dentro da Super Stars.

Segundo Paixão, o programa envolve, ainda, a entrega de produtos personalizados e ações de solidariedade que façam sentido para o público-alvo da rede. Entre essas iniciativas, o executivo destacou a entrega de squeezes com a tag Be Green, evitando o uso de copos descartáveis, a campanha para arrecadação de agasalhos e cobertores, e iniciativas para reduzir o consumo de água. Na governança, ele ressaltou ações da franqueadora que promovem a segurança dos dados, o uso de um fluxograma de processos e onboarding bem explicado e a transparência financeira para todos os colaboradores.

Imagem: ABF