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ABF e Sebrae lançam estudo inédito mostrando o que pensam os empreendedores do franchising brasileiro

ABF e Sebrae lançam estudo inédito mostrando o que pensam os empreendedores do franchising brasileiro
  • Entre as conclusões gerais extraídas, educação, integração, alinhamento de valores e expectativas são a chave do sucesso dos negócios neste mercado
  • Na opinião de franqueadores e franqueados, potenciais ou em atividade, o franchising é o canal mais rápido para acelerar o crescimento da empresa e consolidar a marca, além de proporcionar um crescimento mais organizado e maior controle de qualidade
  • Estudo aponta também quais são os principais critérios na hora de se escolher uma franquia

Para entender o que pensam os empreendedores brasileiros, a ABF – Associação Brasileira de Franchising e o Sebrae se uniram mais uma vez para fazer um estudo inédito. Realizado por meio de pesquisa qualitativa, o estudo identificou insights, boas práticas e demandas de franqueadores e franqueados atuantes e em potencial. O levantamento reflete em grande parte a visão de um universo que, de acordo com dados da ABF, envolve mais de 3 mil redes e de 191 mil operações.

Dentre as principais conclusões extraídas do grupo Potencial Franqueado, entre empreender sozinho ou ingressar numa rede, eles declararam que um dos principais motivos que os fizeram considerar o setor de franquias é o fato dele apresentar menor risco, pois já há um know-how estabelecido. Quanto aos franqueados, entre seus principais pontos de atenção estão a gestão das finanças, das pessoas e do tempo.

No grupo de potenciais franqueadores, eles consideram ingressar no franchising pelo custo da expansão ser menor e pela possibilidade de compartilhar a responsabilidade da gestão das operações. Já em relação aos franqueadores, o estudo indica que, para garantir o sucesso dos seus negócios, eles apostam na capacitação e no engajamento dos franqueados. O levantamento foi realizado com seis grupos focais, totalizando mais de doze horas de discussão, no primeiro trimestre deste ano, conduzido pela empresa de pesquisa Meta.

“A ABF acompanha o setor desde sua fundação, em 1987, e este estudo foi importante para aprofundar alguns aspectos relacionados sobre o que pensam os empreendedores no País, nos trazendo conclusões qualitativas em profundidade. As discussões confirmaram algumas percepções nossas, mas trouxeram também surpresas, como a crescente troca de informações não apenas com a franqueadora, mas também entre franqueados e o impacto das tecnologias de comunicação no dia a dia das redes. Acredito que este estudo possa ajudar o setor a aprofundar seus relacionamentos e definir prioridades”, afirma Tom Moreira Leite, presidente da ABF.

“O Sebrae avalia que as franquias funcionam como um modelo estruturado para quem deseja empreender. A partir de parcerias importantes como esta, os pequenos negócios passam a ter acesso a conteúdos, orientações e informações mais focados em suas necessidades. Dessa forma, poderão saber como atuar melhor neste mercado e ainda ampliar os seus negócios, a partir de jornadas de conhecimento que disponibilizamos”, afirma Décio Lima, presidente do Sebrae.

O estudo revelou, ainda, que os potenciais franqueados estão mais criteriosos. Eles pesquisam mais, visitam e conversam com outros franqueados da rede, dão preferência às marcas que mais crescem e têm mais operações. Além disso, eles consideram na decisão do investimento os seguintes aspectos: retorno financeiro previsto; afinidade com o tipo de negócio; possibilidade de abrir o negócio em sua cidade, e se o modelo se encaixa no seu perfil.

Os potenciais franqueados ouvidos afirmaram, ainda, que consideram ingressar no setor de franquias por ser um modelo em crescimento no Brasil; por proporcionar mais segurança ao cliente devido à credibilidade da marca; oferecer suporte administrativo e operacional; ser mais barato do que abrir uma empresa sozinho e pelo fato de que a franqueadora já conhece o mercado e tem marca consolidada.

Entre os maiores desafios apontados por esse grupo de potenciais empreendedores para escolha de uma franquia estão: ser assertivo na avaliação do segmento; ter suporte por parte da franqueadora; manter a comunicação com a franqueadora; definir seu público-alvo; ter confiança na franqueadora e ajustar o capital disponível ao negócio almejado.

Quanto às boas práticas dos franqueadores com foco na expansão e capacitação dos franqueados, por meio do estudo foi possível identificar dez estratégias que os franqueadores disseram utilizar para tal: buscam a expansão via equipe interna; estimulam os franqueados para que se tornem multifranqueados; promovem a solidez dos canais de comunicação; gravam e buscam parcerias para treinamentos contínuos; capacitam a equipe interna da franqueadora; realizam acompanhamento in loco; promovem a troca de experiências entre os franqueados; produzem cada vez mais conteúdo; acompanham os avanços tecnológicos na comunicação e instituem processos de controle de qualidade.

O levantamento identificou seis eixos mais mencionados entre os franqueadores e em cada um deles, destacaram-se três prioridades:

O estudo trouxe como conclusões gerais cinco principais pontos sobre o setor de franquias para franqueadores e franqueados, potenciais ou em atividade. Trata-se de um modelo de negócio que tende a crescer no Brasil; é um canal mais rápido para acelerar o crescimento da empresa e consolidar a marca; proporciona crescimento mais organizado e maior controle de qualidade; menor risco para empreender e mais segurança para o cliente, e educação, integração e alinhamento de valores e expectativas são a chave do sucesso do negócio.

Confira a apresentação geral do estudo AQUI.

Fotos: Divulgação