Início Notícias ABF em Ação Soluções e IA impulsionam inovação no franchising

Soluções e IA impulsionam inovação no franchising

Soluções e IA impulsionam inovação no franchising
Daniel Gentil, Tiago Gil e Paulo Costa

Debate aconteceu entre especialistas no Seminário de Transformação Digital da ABF Franchising Week

No terceiro painel do Seminário de Transformação Digital, o tema de debate foi A importância do ecossistema de startup para o varejo e para o franchising em meio à democratização da tecnologia.

O planejamento estratégico mudou e “não podemos pautar nossas ideologias de vendas e produtos para atender os nossos clientes com base apenas nos concorrentes, como era feito antigamente. Existe um exército de novos entrantes, inovadores e ágeis, atacando as empresas consolidadas a nível de produto e serviço, afirmou Paulo Costa (Cubo).

Além disso, o executivo falou sobre a importância de usar a tecnologia de forma favorável para a empresa, ganho de conhecimento e liderança que orquestra um ecossistema de talentos. “As principais fortalezas da sua marca resultam em uma rede de confiança, com: expertise, talentos, dados, capilaridade, transformações e compromisso no longo prazo. Um ecossistema de inovação”, concluiu.

Para Daniel Gentil (Viddy), “em algum momento identificamos o potencial das startups e a força dos negócios que trabalham em conjunto com elas. Elas inovam e solucionam ainda mais os problemas. É isso que precisamos cada vez mais”.

Apesar de vivermos em um mundo repleto de informação, as distrações não podem ser colocadas de lado. Neste sentindo, Tiago Gil (Linki.do) comentou que “sentir a dor da empresa se faz necessário para que as lideranças entendam a importância da solução. Precisamos sentir qual o problema, já que ele não está no produto, mas na forma de interpretar como este soluciona o desejo e as necessidades dos consumidores”, concluiu.

Martha Gabriel

IA aplicada aos Negócios

A Inteligência Artificial (IA) está transformando os negócios, facilitando operações e ampliando estratégias mercadológicas. Em sua palestra na ABF Franchising Week, Martha Gabriel (Martha Gabriel Consulting & Education) destacou a importância de compreender o cenário global para prosperar. Ela enfatizou que “a tecnologia é complexa e oferece inúmeras facilidades, no entanto, permite a superação de fronteiras, capacitando indivíduos comuns a superarem experts humanos”.

A palestrante apresentou, ainda, dados mercadológicos, como 91% das empresas que buscam profissionais que saibam usar ferramentas como o ChatGPT. “Não é sobre novas profissões, mas sobre profissionais com novas habilidades. O ser humano não é substituível pela tecnologia, mas por quem sabe usar”. Diferentes níveis de IA, como Narrow, General e Superinteligência, também mostram a evolução tecnológica e a necessidade de acompanhar esses avanços para manter a humanidade no processo.

No franchising, a IA cria oportunidades em vendas, marketing, finanças e outras áreas, automatizando processos e personalizando experiências. Os principais desafios são a capacitação de pessoas e a adoção de novas tecnologias. Martha reforçou que a tecnologia deve ser usada com honestidade e habilidade, enquanto a Sociedade 5.0 foca em uma sociedade superinteligente centrada na humanidade, aprimorada pela IA.

Fotos: Keiny Andrade