Evento tradicional da ABF Week, Food Service abriu com homenagem do presidente da entidade aos empreendedores, à população e a todo o estado do Rio Grande do Sul, e debateu IA e a aplicação da tecnologia no dia a dia das redes
A 9ª ABF Franchising Week foi aberta oficialmente na manhã desta segunda-feira (24/6), no Expo Center Norte, em São Paulo.
No Seminário Setorial de Food Service, evento tradicional da abertura da semana de imersão no setor, Tom Moreira Leite, presidente da entidade, expressou a solidariedade da Associação aos empreendedores gaúchos, ao povo e a todo o estado do Rio Grande do Sul, duramente atingido pela catástrofe climática provocada pelas fortes enchentes.
O presidente lembrou das iniciativas da ABF e de diversas redes de franquias para ajudar a amenizar os impactos da tragédia não só para os associados, franqueados e seus colaboradores, como também para a população. “As imagens de casas submersas, comércios destruídos e famílias desabrigadas nos lembram da fragilidade da vida e da importância de estarmos unidos sempre para que possamos superar as dificuldades nos momentos de crise”, afirmou e completou: “o franchising brasileiro demonstrou mais uma vez ser forte, resiliente e solidário”.
Tom falou também a respeito do desempenho do setor no primeiro trimestre. “A inflação de serviços ainda é uma preocupação”, disse. Segundo ele, apesar de desafios como esses, o segmento de Alimentação demonstrou um desempenho notável, sendo o que mais cresceu frente ao mesmo período do ano passado: um crescimento de impressionantes 43,9% em Comércio e Distribuição, favorecido, entre outros fatores, especialmente pelo ótimo desempenho das chocolaterias, com a Páscoa ocorrendo em março, e Food Service, que registrou uma alta de 26,6%, beneficiado pela consolidação da retomada da frequência dos clientes nos salões, a persistência do hábito de pedidos delivery, dentre outros.
Evocando a união que caracteriza o setor de franquias, Tom convidou todos a participarem de toda a Franchising Week. “A colaboração e o espírito de comunidade que vemos aqui são um reflexo do que há de melhor em nosso setor. Aproveitem ao máximo esta semana. participem dos eventos, façam networking, troquem ideias e aproveitem cada oportunidade para aprender e crescer. Juntos, podemos continuar a construir um setor de franquias cada vez mais forte, inovador e sustentável, pautado pela ética: um franchising íntegro.
IA e Tecnologia
João Baptista Junior (Rei do Mate), coordenador da Comissão de Food Service da ABF, conduziu o evento. Ernesto Bitran (Hyperlocal) contextualizou o painel IA e Tecnologia: Potencializando Resultados e Aprimorando Processos. O segredo, segundo Bitran, está em como lidamos com a inteligência artificial. “A IA, quando bem aplicada, pode levar os nossos negócios a patamares bem diferentes”, afirmou.
O especialista observou que “31% das pesquisas do Google já são feitas de maneira conversacional e pedidos conversacionais têm trazido mais aproximação entre clientes e estabelecimentos”.
Rafael Mello (Madero), Tatiana Lanna e Bruno Salles (Grupo Z+, formado pelas marcas Grão Expresso e Fábrica de Bolo Vó Alzira), moderados por Bitran, trouxeram os cases de suas empresas no uso da IA.
A verticalização foi a estratégia adotada pelo Madero, incluindo logística, engenharia, arquitetura, entre outras áreas. Segundo o executivo, a empresa se tornou uma plataforma de gerir restaurantes para que os operadores cuidem dos restaurantes e da experiência dos clientes.
Tatiana, membro da Comissão de Food Service da ABF, e Salles explicaram de que modo o Grupo Z+ utiliza a IA, como, por exemplo, para entender melhor os hábitos do consumidor final e controlar o estoque na ponta. Tatiana disse que a vó Alzira, fundadora e que atua na rede, cuida de toda a tradição e os gestores, da tecnologia. Segundo Salles, a marca investiu muito em análise de dados, que são transmitidos às pessoas da empresa para empoderá-las, resultando assim em ganhos de eficiência na rede. “Para nós, o mais importante hoje é ter canais proprietários de venda digital”, enfatizou a painelista.
Além do Seminário Setorial de Food Service, o primeiro dia da ABF Franchising Week 2024 conta com o Seminário de Saúde, Beleza e Bem-Estar (na parte da manhã), o Seminário Setorial de Redes de Educação e o Congresso de Expansão à tarde. Paralelamente, os participantes podem visitar a Expo Fornecedores nos intervalos dos eventos. Confira toda a programação da Franchising Week aqui.
Fotos: Keiny Andrade