Início Release Com empreendedorismo em alta, ABF Franchising Expo 2024 traz mais de 400 marcas para quem deseja abrir o seu negócio

Com empreendedorismo em alta, ABF Franchising Expo 2024 traz mais de 400 marcas para quem deseja abrir o seu negócio

Com empreendedorismo em alta, ABF Franchising Expo 2024 traz mais de 400 marcas para quem deseja abrir o seu negócio
  • Brasil somou mais de 90 milhões de empreendedores (potenciais e em atuação) em 2023, segundo pesquisa do Sebrae;
  • Com ingressos já à venda, evento ocorre de 26 a 29 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo

O sonho de abrir o próprio negócio continua mais forte do que nunca. Segundo pesquisa do Sebrae, o Brasil somou mais de 90 milhões de empreendedores e potenciais empreendedores em 2023, com a segunda maior população adulta do mundo que não é empreendedora, mas deseja ser em até três anos, atrás apenas da Índia. Outro dado aponta que o Brasil abriu 859 mil micro e pequenas empresas em 2023, uma alta de 6,62% em relação ao ano anterior, o que representa uma média de 2,3 mil novos negócios desse porte abertos por dia. A ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, chega a sua 31ª edição como o melhor local para quem deseja conhecer mais de perto o setor e facilitar a abertura do seu negócio e com um recorde de marcas expositoras: 440. O evento ocorre de 26 a 29 de junho de 2024, nos pavilhões Branco e Azul do Expo Center Norte, em São Paulo. Este ano o evento conta com o patrocínio de CAIXA, Santander, Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

A feira irá reunir, em seus 32 mil m² de área total, redes de franquia (tradicionais e estreantes) e players diversos do ecossistema do setor, do Brasil e outros países, e espera uma visitação superior a 60 mil. Dentre as novidades, a organização da feira já identificou grande interesse de novos expositores (são 112 estreantes neste ano), marcas famosas aderindo ao franchising e presença forte, além de Alimentação e Educação,  de segmentos como Casa e Construção, Estética, Moda e nichos como óticas, minimercados, economia compartilhada (franquias de locação), carro por assinatura e até franquias de licitações e portaria remota de prédios. Segundo a ABF, o mercado de franquia superou as expectativas em 2023 e cresceu 13,8%, alcançando um faturamento de R$ 240,661 bilhões, 195,8 mil operações (+6,2%) e 3,3 mil marcas franqueadoras (+3,6%). No 1º trimestre deste ano, o setor acelerou e teve um crescimento nominal de 19,1%.

Realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, com organização e promoção da Informa Markets, o evento integra a ABF Franchising Week, semana de imersão no mercado de franquias, e, neste ano, é realizado de forma concomitante ao Exposhopping / Congresso Internacional de Shopping Centers, promovido pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

“No últimos anos, o franchising se consolidou não apenas como uma plataforma para implementar e escalar negócios com sustentabilidade, mas como um ecossistema colaborativo muito forte e que não para de crescer. A feira é, justamente, uma oportunidade de mergulhar nesse universo e ter contato próximo com as marcas líderes do setor e novos entrantes. Ou seja, expandir ou abrir um negócio com sólidas referências”, afirma Tom Moreira Leite, presidente da ABF. Ele acrescenta que: “o franchising continua a atrair novas marcas e nichos, o que gera oportunidades interessantes, e a tecnologia tem tornado a jornada de implantação e gestão facilitada. Soma-se a isso o conteúdo sobre o franchising dos principais especialistas do setor e temos uma boa base para o empreendedorismo”.

Para o presidente da Informa Markets, Marco Basso, “ainda notamos uma demanda reprimida no mercado de grandes eventos. As pessoas desejam viajar e encontrar pessoas. A ABF Expo é o ponto de encontro do franchising e referência para lançamentos, inovações e a geração de negócios”.

A feira trará franquias com investimento inicial a partir de menos de R$ 10 mil até cerca de R$ 3 milhões, de segmentos variados como Alimentação, Moda, Educação, Saúde, Beleza e Bem-estar, Casa e Construção, Entretenimento e Lazer, Limpeza e Conservação, Hotelaria e Turismo, Serviços Automotivos, Comunicação, Informática e Eletrônicos e Serviços e Outros Negócios, incluindo opções de microfranquias, franquias digitais, móveis e outros. Completando o ecossistema do setor, participam também do evento consultores e fornecedores do franchising e pontos comerciais, como shoppings.

A ABF Franchising Expo oferece também áreas temáticas para aprofundar a experiência. A Arena do Conhecimento terá palestras gratuitas (com dois espaços simultâneos) sobre temas como lei do franchising, como obter crédito e gerir finanças, conceitos chave do setor, microfranquias, contrato de franquia, como selecionar uma rede para investir, liderança feminina e empreendedorismo afro, com a participação de marcas famosas, consultores e advogados referência neste mercado. Já o Espaço Microfranquias traz 20 opções de investimento em franquia que vão desde R$ 6,7 mil (agência de viagem digital) até R$ 132,5 mil (minimercado autônomo).

No Espaço Startups, haverá 11 empresas nascentes, além da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), do CUBO e da LIGA Ventures, com soluções inovadoras para franquias em termos de sistemas de gestão, comunicação, geolocalização, aprendizagem corporativa, gestão de dados, contratação de mão de obra, criação de conteúdo e campanhas, adaptação a LGPD e chatbot.

ESG – Mantendo a tradição, a ABF Franchising Expo 2024 trará diversas iniciativas, como o Prêmio Estande Sustentável, em que parte do valor será revertido para a compra de cestas básicas. Haverá uma parceria com o Projeto Quebrada Alimentada, em prol da arrecadação de produtos para familiares em situação de vulnerabilidade social. A feira também promoverá a conscientização sobre a doação de sangue e leucemia (Junho Vermelho e Laranja), com materiais da Pró-Sangue para distribuição e vídeos na Arena do Conhecimento. Além disso, haverá uma parceria com a Verbo em Movimento (escola de libras) para apoiar visitantes com necessidades especiais. A inclusão será um foco, com atendimentos a PCDs, pessoas com síndrome de Down, idosos, entre outros, destacando a importância de um evento acessível a todos.

SERVIÇO

31ª ABF Franchising Expo

Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP

Quando: de 26 a 29 de junho de 2024

Horário de Funcionamento:

> Quarta a Sexta 26 a 28/06 – das 13h às 21h

> Sábado 29/06 – das 11h30 às 18h30

Preço do Ingresso Online: R$ 100

Preço do Ingresso na Bilheteria do Evento: R$ 120

Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias do evento.

Informações ao público: [email protected] e no chat do website

Website: www.abfexpo.com.br

Fotos edições anteriores: https://www.flickr.com/photos/134212753@N06

Importante: A participação nas apresentações simultâneas à feira, que compõem a ABF Franchising Week, exige credenciamento específico e seu conteúdo está direcionado ao público de expositores e franqueadores. Saiba os valores de participação e detalhes da programação no site www.abffranchisingweek.com.br.

Foto: ABF/Divulgação