Início Notícias Segmento de microfranquias cresce 29% em unidades e fatura R$ 5,9 bilhões

Segmento de microfranquias cresce 29% em unidades e fatura R$ 5,9 bilhões

O Estado do Ceará – Redação – 17/09

As microfranquias continuam em alta. No último ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), R$ 5,9 bilhões foram faturados pelo segmento, o que representa um crescimento de 31%. Também aumentou o número de marcas que apostaram neste formato. Hoje existem 384 ativas, 4% a mais que o levantamento anterior.

De acordo com o fundador e presidente da SMZTO Holding de Franquias, José Carlos Semenzato, “com a maturidade do franchising brasileiro, está em forte crescimento o mercado de microfranquias. Normalmente, pensa-se que por ser uma microfranquia não é necessário ter experiência em gestão. Pelo contrário, em razão de ser um negócio pequeno, o franqueado precisa ser capacitado para gerir o negócio, buscando treinamentos do franqueador e também se qualificando no mercado. Quanto menor o negócio, maior o esforço para controlar custos, aumentar a receita e gerar lucros”.

Consideradas negócios mais acessíveis, as microfranquias se caracterizam por oferecerem com investimento inicial de até R$ 80 mil, sendo que alguns negócios se destacam por seus valores ainda menores, como é caso dos cases abaixo:

Elefante Verde

– O que é: guia online de empresas e locais que permite a avaliação de estabelecimentos por parte de usuários, além de disponibilizar informações, novidades e cupons gratuitos de serviços e produtos de empresas parceiras. Tem se consolidado como alternativa para pequenas e médias empresas que ainda não possuem sites ou não divulgam seus produtos e serviços na internet;

– Investimento inicial: de R$ 32 a R$ 66 mil (o valor varia de acordo com a cidade);

– Número de franquias: 45;

– Curiosidades: é também uma startup – empresa de base tecnológica, com um modelo de negócios repetível e escalável, que possui elementos de inovação. As startups movimentaram mais de R$ 2 bilhões no último ano.

Seguralta

– O que é: rede de corretora de seguros. Trabalha com as principais seguradoras. Já atendeu 150 mil clientes;

– Investimento inicial: apenas R$ 22.500;

– Número de franquias: 600;

– Curiosidades: oferece modelo de franquia home based, ou seja, não precisa ter ponto comercial, o que, consequentemente, influencia no investimento inicial.

Empada Brasil

– O que é: rede de empadarias. O ‘carro chefe’ é as empadinhas (o cardápio é tem diversas opções de sabores);

– Investimento inicial: R$ 80 mil (formato quiosque);

– Número de franquias: 60;

– Curiosidades: a receita da massa é secreta – não é massa podre – e foi desenvolvida pela família do fundador. O formato quiosque é ideal para shoppings e estações de metrô, por exemplo.

 

Veja no Portal do Franchising: