Início Notícias ABF em Ação ABF integra missão BTR-Varese China 2024

ABF integra missão BTR-Varese China 2024

ABF integra missão BTR-Varese China 2024
Delegação brasileira na sede da Tencent, maior superapp chinês wechat com mais de 7 milhões de miniapps comectados

O presidente Tom Moreira Leite e a presidente do Conselho, Cristina Franco, representaram a entidade, compondo a delegação brasileira em mais uma missão da BTR e Varese à China.

A ABF participou da missão China 2024 da BTR-Varese, realizada de 1º a 8 de junho. A entidade foi representada pelo presidente Tom Moreira Leite e pela presidente do Conselho, Cristina Franco.

Capitaneado por Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e sócio-diretor da BTR Educação e Consultoria, e Alberto Serrentino, vice-presidente e conselheiro da SBVC, e fundador da Varese Retail, o grupo de líderes e executivos do varejo, franchising e de outros setores da economia brasileira fez uma imersão no ecossistema varejista chinês. A delegação foi formada também por representantes de áreas como tecnologia, e-commerce, marketing digital, seguros, entre outras. Além de palestras, a agenda do grupo incluiu visitas técnicas a startups e empresas voltadas ao e-commerce, varejo, meios de pagamento e fintechs.

Segundo Tom, a missão evidenciou a importância da inovação, tecnologia e das estratégias de crescimento no contexto atual do mercado global.

Quanto ao tema “A Grande China Digital”, foram discutidos o mercado virtual no gigante asiático, dominado por plataformas de comércio social como Alibaba, o Superapp WeChat, da Tencent, Douyin (conhecido como TikTok na China) e JD. Nesse assunto destacou-se a importância do uso de dados de pagamento para escalar negócios, exemplificado por AliPay (agora Ant), e Tencent, maior superapp chinês wechat, com mais de 7 milhões de miniapps conectados.

“Alibaba e Tencent utilizaram serviços como Alipay e WeChat Pay para criar novos ecossistemas de valor. No geral, AliPay e WeChat Pay não apenas transformaram o cenário de pagamentos na China, mas também impulsionaram um crescimento econômico e tecnológico mais amplo, moldando um ecossistema digital dinâmico e inovador”, observou o presidente da ABF.

Tom destacou como assuntos centrais debatidos pelo grupo as estratégias de crescimento e diversificação, a reorganização dos marketplaces para gerar maior foco na manutenção do core business, e o fortalecimento das diferentes verticais, como realizado pelo Alibaba, incluindo o Spin-Off do Alipay.

Evolução dos Ecossistemas
A evolução dos ecossistemas varejistas chineses foi outro ponto crucial analisado. Os empresários e executivos analisaram a utilização de dados de usuários para alavancar e escalar negócios através de serviços digitais e ofertas complementares ao core business. A proteção e o fortalecimento do core business são essenciais para manter a competitividade.

Tema indispensável nas agendas corporativas da atualidade, a inteligência artificial (IA) também foi tratada na missão. De acordo com Tom, “atualmente, a China possui 61% das patentes de IA do mundo e busca independência na produção de processadores até 2030. A utilização de IA visa melhorar a eficiência operacional e a personalização de serviços”.

Os participantes da delegação brasileira analisaram também o comércio transfronteiriço (Cross Border), ressaltando o crescimento desproporcional do comércio entre a China e o resto do mundo, assim como a importância das parcerias com trade partners para levar marcas para plataformas chinesas e realizar o marketing local. “Essas parcerias permitem testar mercados antes de estabelecer canais próprios”, afirmou o presidente da ABF.

O Grupo BTR-Varese abordou, ainda, a adoção de vídeos curtos, livestreaming e livecommerce como novas formas de jornada do consumidor, a gamificação na experiência de compra, entre outros assuntos.

Tom Moreira Leite destacou algumas reflexões e takeaways relevantes extraídos da missão:

* Mindset de Gestão: as políticas refletem o planejamento estratégico chinês para o desenvolvimento de IA e inovação.

* Mudança Cultural: é necessária uma liderança mais humilde e colaborativa, incorporando inovações com stakeholders.

* Tecnologia como Enabler: a utilização de tecnologia proprietária e logística é crucial para suportar o crescimento dos negócios.

* Modelos de Negócios Inovadores: a adoção de práticas como Large Model Advertising (LMA) para personalizar campanhas de marketing pode melhorar significativamente o retorno sobre investimento (ROI).

Fotos: ABF/Divulgação