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O papel da ABF no Franchising Íntegro e a vivência das boas práticas do setor

O papel da ABF no Franchising Íntegro e a vivência das boas práticas do setor

Ao falar do Franchising Íntegro, creio que seja necessário dar um panorama do ponto de vista institucional do trabalho desenvolvido pela Associação Brasileira de Franchising e da vivência das boas práticas do setor. A ABF tem como principal papel desenvolver, replicar tais práticas, e capacitar o público para que elas sejam adotadas sempre. A entidade tem, ainda, a função de ser uma voz ativa, especialmente junto ao poder público (no seu trabalho de advocacy), levando conhecimento a respeito do franchising.

Outro importante aspecto do trabalho da ABF está relacionado aos “prospects” ou potenciais franqueadores ou franqueados, procurando apurar e melhorar a cada dia a qualidade da informação levada a eles, tendo uma área de Inteligência de Mercado para entender o que está acontecendo com ele. A entidade procura, dentro do sistema de franquias, criar mecanismos que incentivem a troca de informação de qualidade, como por exemplo, o Selo de Excelência em Franchising. Por meio da pesquisa do SEF, feita por uma empresa independente com a base de franqueados, podemos entender a qualidade do serviço prestado pela franqueadora aos seus franqueados e assim eles, por meio da pesquisa, chancelam as redes com melhor desempenho. E, mais do que reconhecer, a Associação entrega às redes participantes uma pesquisa de alta qualidade para que elas possam trabalhar nas oportunidades de melhoria do seu negócio.

Para o candidato a franqueado, a ABF tem uma série de canais que são fonte de informação e conhecimento, e que leva a ele informações fidedignas com a velocidade do digital, para que o potencial franqueado tenha onde aterrissar e validar algumas informações do plano de negócio prometido pela rede de franquia a ele como candidato a franqueado. A entidade conta com o Portal do Franchising, a ABF Academy, o Podcast Fala Franchising e o Guia Oficial de Franquias (também impresso), disponíveis no seu site (www.abf.com.br), além do Portal Parceria Sebrae ABF (https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/parceriaabf).

O trabalho da ABF por um Franchising Íntegro também envolve expandir o franchising de qualidade para o interior do Brasil como um todo, disseminando conhecimento, informação igualmente qualificada, capacitação, networking, ou seja, um franchising de qualidade para os candidatos a ingressarem no sistema, tanto como franqueadores quanto como franqueados.

O franchising brasileiro já é benchmark e referência para o mundo, e o papel da ABF também é levar o que há de melhor no setor nacional para outros países, e o know-how das boas práticas, isso feito por meio da nossa Diretoria Internacional e também da parceria com a ApexBrasil.

Como exemplo, do ponto de vista da vivência da rede de educação que fundei e lidero nas boas práticas do setor (essência do Franchising Íntegro), a espinha dorsal do sistema da rede é o Programa de Excelência em Franchising (PEF) no qual está todo o manual que o franqueado precisa seguir detalhadamente – desde KPIs, práticas operacionais, de gestão e de ESG, por exemplo – para que ele possa operar a sua franquia com qualidade e ser bem-sucedido.

Entendo que o Franchising Íntegro está muito vinculado ao ESG, especialmente à prática de governança que, no caso dessa rede, é o PEF. E além dele, ainda exemplificando as boas práticas de governança, nossa empresa é auditada por uma big four há quatro anos.

Concluindo, trabalhamos em nossa base de alunos e com os franqueados com um programa NPS (Net Promote Score – pesquisa de satisfação) que acompanha e monitora seu grau de satisfação com a franqueadora e as nossas equipes têm metas para melhorar o desempenho da empresa ano a ano.

Essas são práticas que nos dão a certeza, tanto do ponto de vista da ABF quanto da rede, de que vivenciamos o Franchising Íntegro.

Rogério Gabriel

Foto: ABF/Divulgação

*Rogério Gabriel é diretor de Desenvolvimento de Mercado da ABF – Associação Brasileira de Franchising, fundador e CEO do Grupo MoveEdu (formado pelas marcas Prepara Cursos, Microlins e Ensina Mais Turma da Mônica)