Investidor europeu mostra interesse pelo mercado brasileiro
Com o apoio da APEX-Brasil, a ABF participa mais uma vez da Franchise Expo Paris, considerada até então a maior feira de negócios em franchising do mundo. A França é o país berço do franchising na Europa. A exposição está na 33ª edição e reúne cerca de 450 expositores.
Em quatro dias, a Franchise Expo Paris receberá 32 mil visitantes vindos de vários países da Europa como Itália, Espanha, Reino Unido, Bélgica, entre outros.
`Indiscutivelmente, a França é um país exportador de tendências e modelos, sendo assim uma excelente porta de entrada para franquias brasileiras que desejam se tornar conhecidas na Europa`, afirma Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF.
Fazem parte do Pavilhão Brasil desse ano as empresas Global Franchise, Mega Matte, City Shoes, Yes! e MaxCenter. Compõem o Pavilhão, a própria ABF, a Informa BTS e o Grupo Lamonica.
No domingo, primeiro dia do evento, o Pavilhão recebeu vários investidores interessados não apenas trazer marcas brasileiras para a Europa, mas também em ingressar no mercado brasileiro por meio da aquisição de franquias. `O interesse em abrir um negócio no Brasil cresceu muito no último ano`, afirma Paulo Cesar Mauro, da Global Franchise.
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Pavilhão Brasil recebe investidores no primeiro dia da Franchise Expo Paris 2012
Franchising Francês dá exemplo de maturidade
Logo no primeiro dia do evento, a organização da feira promoveu uma palestra para os participantes da delegação da ABF sobre o mercado francês de franquias.
De acordo com Sylvain Bartolomeu, da consultoria francesa Franchise Management, a principal características do franchising francês é a austeridade da legislação. Para iniciar uma franquia no país é preciso ter um projeto piloto de no mínimo um ano. Sendo assim, se o franqueador não quiser atuar diretamente na França, vai precisar de um máster franqueado valorizado, ou seja, um master responsável pela operação do projeto piloto. Apenas a partir desse período é que a marca pode passar a recrutar franqueados. A lei obriga ainda que o franqueador entregue o contrato de franquias com no mínimo 20 dias de antecedência ao futuro franqueado, o dobro do tempo exigido no Brasil.
A legislação é dura e muito parecida com a do Brasil, que também exige um prazo entre a entrega da Circular de Oferta e a assinatura do contrato. O objetivo, segundo Bartolomeu é proteger o franqueado.
O sistema de franquias é muito conhecido e valorizado na França. Segundo dados recentes divulgados durante o evento, o franqueado francês tem em média 40 anos e conta com um bom nível de conhecimento acadêmico e de mercado. Mais de 75% dos candidatos a franqueado analisam profundamente a capacidade econômica da rede antes de decidir pelo negócio.
Para o consultor, o mercado francês está aberto para novos negócios, mas é fundamental que os empresários avaliem a necessidade de adaptação dos conceitos para as necessidades locais bem como as estratégias de marketing e vendas. Feito isso, o consultor ressaltou a importância de contratar bons profissionais, capazes de selecionar bons franqueados e de gerenciar a rede.
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O consultor francês Sylvian Bartolomeu fez palestra exclusiva para a delegação da ABF
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