![Visitas técnicas marcam dia de entrega do Selo de Excelência em Franchising ABF Visitas técnicas marcam dia de entrega do Selo de Excelência em Franchising ABF](https://www.abf.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Selo_ABF2023_008-e1683926845287.jpg)
As chanceladas Chilli Beans, CNA, Flytour, Hope, Kumon, New Era e RE/MAX receberam grupos de associados representantes de outras redes igualmente selistas.
Elas já se tornaram tradicionais e são um atrativo a mais no dia da Cerimônia de Entrega do Selo de Excelência em Franchising e do Prêmio ABF Destaque Franchising. As visitas técnicas (VTs) de representantes de redes chanceladas a outras igualmente selistas, organizadas pela Associação, se tornaram também um programa indispensável e uma oportunidade para marcas de fora de São Paulo conhecerem redes de referência do setor localizadas na capital e região.
Exclusivas para as redes chanceladas, com as VTs a ABF tem por objetivos principais promover troca de experiências e conhecimento, networking e maior integração entre os associados.
Anfitriãs
Neste ano foram sete redes anfitriãs que receberam, na última sexta-feira (5/5), grupos de associados que se inscreveram para participar das VTs: Chilli Beans, CNA, Flytour, HOPE, Kumon, New Era e RE/MAX.
A rede Chilli Beans iniciou suas atividades no final dos anos 90, sob o comando do empresário Caito Maia. Vinte anos depois, se consolidou como a maior rede especializada em óculos escuros da América Latina, com mais de 1.000 pontos de venda, incluindo Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru, Chile, México, Estados Unidos, Portugal, Kuwait e Tailândia. Tendo o fast fashion como plataforma de negócios, com lançamentos de 10 novos modelos por semana, a Chilli Beans foi pioneira no conceito de ótica self-service, que permite ao cliente manusear e experimentar os produtos, e a primeira com PDVs monomarca no segmento. Recentemente, a marca tornou-se case de estudos na Harvard Business School, onde Caito Maia, presidente da Chilli Beans, contou sua história de sucesso.
O CNA é uma das mais tradicionais e maiores redes de ensino de idiomas do Brasil. Fundada em 1973 por Luiz Gama em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, atualmente a franquia reúne mais de 600 unidades distribuídas por todo o País e cerca de 8.000 colaboradores. Tendo à frente o CEO Decio Pecin, a rede, que já era referência no mercado e no segmento de Educação, avançou ainda mais com os investimentos em tecnologia, alavancados devido à pandemia de Covid-19. Para atender os diferentes perfis de investidores, a franqueadora oferece sete modelos de negócios: Microfranquia (novidade na rede), Studio, Compacta, Pequena, Média, Grande e Escola. O Prêmio ABF Destaque Franchising de Franqueador do Ano em 2021 veio coroar uma brilhante trajetória da rede, fundamentada em propósitos e valores muito sólidos. Além disso, o CNA recebeu no ano passado um troféu especial da ABF por ter alcançado a incrível marca de 30 Selos de Excelência em Franchising e pôde celebrar agora em 2023 a conquista da 31ª chancela.
![Visitas técnicas](https://www.abf.com.br/wp-content/uploads/2023/05/vt-flytour-foto-flytour-1024x576.jpg)
A Flytour, líder em viagens corporativas na América Latina, faz parte da holding BeFly, maior ecossistema privado de turismo de negócios e lazer do continente. Com 48 anos de história e mais de 30 no franchising, fundada por Eloi Oliveira (hoje membro do Conselho), a rede conta atualmente com 90 unidades em 16 estados, mais de 1.000 colaboradores e totalizou R$ 1 bilhão em faturamento no ano passado. Segundo Fábio Oliveira, diretor-executivo de Franchising, após atravessarem o período mais difícil da pandemia, a receita cresceu 30% mesmo com as empresas fechadas e o faturamento já supera o registrado em 2019, pré-pandemia. “Inovação e tecnologia são essenciais no turismo”, afirmou. Junto com a Belvitur, marca da holding que a adquiriu, a Flytour somou mais dez anos de mercado, e ao lado da VaiVoando (outra franquia do grupo), são mais de 300 pontos de venda e de 700 mil passageiros/mês. “Creio que lotamos dois ‘Copacabanas Palace’ por dia”, disse. A transparência é a marca da relação entre os franqueados e a franqueadora, que criou grupos de transformação ao invés de comitês de franqueados, com voluntários que se reúnem semanalmente. Já o Conselho de Franqueados da rede existe há 30 anos, desde o início da Flytour no franchising.
Fundada por Nissin Hara em 1966, a HOPE abriu sua primeira loja franqueada em 2005 e já no ano seguinte inaugurou seu e-commerce. Tendo uma expertise de 18 anos no mercado de franquias, a rede é referência no segmento de moda íntima. Os pilares da marca são guiados pelo conforto, qualidade e inovação, que acompanham mulheres e homens em todos os momentos da vida. Com cases icônicos de marketing, foi pioneira em trazer grandes nomes para as suas campanhas e inovar no lançamento de coleções sustentáveis, pautadas pelo pilar ESG. Contando com 12 Selos de Excelência em Franchising, hoje a HOPE é líder em moda íntima no Brasil com 211 lojas exclusivas e mais de 4.000 pontos de venda, além de exportar para diversos países.
![Visitas técnicas](https://www.abf.com.br/wp-content/uploads/2023/05/vt-kumon-foto-kumon.jpg)
O Kumon abriu sua primeira unidade na América do Sul em 1977, na cidade de Londrina, Paraná. Atualmente, está presente em 63 países e conta com mais de 24 mil unidades, cinco matrizes regionais e uma global no Japão. Só no Brasil são 1.500 franqueados. “Hoje estamos na casa do franchising. A iniciativa da ABF mostra a força do nosso setor e esse momento de troca é muito valioso”, afirmou com entusiasmo Cleiton Lopes, diretor de Marketing e Estratégia de Mercado da rede na América do Sul. O executivo informou que a rede lançou no mês passado sua unidade própria virtual, chamada de Kumon Connect. Por meio de aulas ao vivo em um tablet, a fim de atingir áreas onde não há unidades presenciais em um raio de 50 km. “Essa unidade terá aulas ao vivo e ajudará na melhoria do suporte e acesso ao nosso franqueado”, disse. Julio Segala, vice-presidente de operações do Kumon na América do Sul e membro da Comissão de Educação da ABF, completou: “A tecnologia veio para ajudar ainda mais a relação entre o franqueado, os alunos e os pais”. Já Reginaldo Miranda, CTO da rede na América do Sul, finalizou: “Toda transformação que elaboramos é consequência de um trabalho em conjunto e confiança da rede de franqueados com o que nós do Kumon construímos. Sem falar que um dos pontos fortes da marca são os orientadores e nós andamos juntos com todos”.
A rede New Era (NE) foi fundada em 1920 em Buffalo, no estado de Nova York (EUA), e se tornou franquia em 2006. Atualmente, a marca está presente em mais de 125 países, com mais de 100 lojas pelo mundo. As unidades no Brasil oferecem as coleções de vestuário, acessórios e calçados, além da sua famosa linha de bonés. Referência no segmento de Moda, desde 2012 a NE está presente no maior evento esportivo do mundo, o Super Bowl. A marca é, ainda, fornecedora oficial dos bonés para as ligas de beisebol (MLB), basquete (NBA) e futebol americano (NFL), e possui também uma linha de vestuário masculino e feminino, traduzindo todo lifestyle dos esportes para o dia e a noite. A franquia possui, ainda, colaborações com as marcas mais desejadas do mundo, como Supreme, Moncler, Kenzo, New Balance, The North Face, além de coleções com Star Wars, Cartoon, Universal, entre outras.
![Visitas técnicas](https://www.abf.com.br/wp-content/uploads/2023/05/vt-remax-foto-remax.jpg)
Com 50 anos de história, a RE/MAX conta atualmente com mais de 550 unidades no Brasil e está presente em mais de 110 países. O grupo de visitantes foi recepcionado pelo CEO da rede, Peixoto Accyoli, e contou com participações de representantes de Marketing, BI (Business Intelligence) e Tecnologia, RH, Sucesso do Cliente, Auditoria e Ouvidoria. Além deles, dois franqueados com participação ativa na marca explicaram mais de cada área da franqueadora, metas e objetivos para crescimento da rede. Para Accyoli, a visita técnica é uma experiência gratificante: “Muito bacana esse encontro entre franqueadores. Para nós também é muito importante mostrar o tamanho da RE/MAX e promover a cultura de franquias imobiliárias no mundo do franchising, que ainda é pouco conhecida”, afirmou.
Confira aqui os depoimentos de participantes.
Fotos: Keiny Andrade e Cyndi Diniz; Flytour; Kumon e RE/MAX