Início Notícias ABF apresenta o mercado brasileiro a investidores internacionais

ABF apresenta o mercado brasileiro a investidores internacionais

Pelo segundo ano consecutivo, a ABF foi convidada para participar do camarote da APEX-Brasil na Marquês de Sapucaí, durante o carnaval do Rio de Janeiro. O Projeto Carnaval, promovido pela APEX, visa aproveitar a ocasião do carnaval para incentivar 150 empresários e formadores de opinião de 29 países a investir no Brasil.

O presidente da associação, Ricardo Bomeny e o gerente de relacionamento Rogério Feijó, representaram a ABF durante o evento e levaram dois convidados vindos do Egito e do México: Carlos Roberts (presidente da rede de alimentação mexicana El Fogoncito e presidente da Associação Mexicana de Franquias) e Mohammad Momen (presidente do grupo de franquias egípcias que engloba as redes Momen Restaurants, Pizza King, Planet Africa e Three Chefs, além das empresas Al-Motaheda for Foods e Al-Motaheda for Supply Distribution).

O fortalecimento das relações com a associação mexicana intensificará o processo de entrada de novas franquias brasileiras no mercado mexicano, que hoje conta com 11 marcas, já que a entidade mexicana desenvolveu com o governo daquele país o Plano Nacional de Franquias, que é uma excepcional linha de crédito exclusiva pata o setor. Além disso, o México hoje realiza uma feira muito semelhante a do Brasil tanto em número de expositores, freqüência de público como em qualidade dos estandes. Por outro lado a ABF procura atrair investidores mexicanos para implantar seus conceitos de franquias no Brasil, ainda inexistentes.

O convidado egípcio, que comanda quatro importantes redes de franquias e possui empresas de processamento de alimentos e de distribuição, tinha até então pouco contato com o Brasil e se espantou com os números apresentados durante sua primeira visita ao país. A começar pelo tamanho do mercado brasileiro de franquias, o que despertou grande interesse, principalmente pelas redes de alimentação. Ele também pretende estabelecer contatos com fornecedores brasileiros do setor de carnes, aves e flores.

A ABF teve contato com Mohammad durante a missão de prospecção ao Egito promovida em dezembro de 2009. Na ocasião, Momen abriu as portas da sua empresa para que a ABF conhecesse conceitos genuinamente egípcios.

A ABF preparou uma agenda para os convidados estrangeiros durante a permanência deles no Brasil, que incluiu uma visita à sede da associação com uma apresentação do mercado brasileiro de franquias. Além disso, foram realizadas visitas técnicas a shopping centers como o Cidade Jardim e Morumbi Shopping, em São Paulo. Por ambos atuarem na área de alimentação, o que mais chamou a atenção dos convidados foi a área Gourmet do Morumbi Shopping dedicada a restaurantes de diversas especialidades. `Conheço importantes shopping centers ao redor do mundo e em poucas ocasiões presenciei uma área gourmet como esta`, afirmou Carlos Roberts.

Já no Rio de Janeiro, a ABF ofereceu um tour pela Cidade Maravilhosa e visitas técnicas a alguns shoppings centers. No Sambódromo, antes do início dos desfiles, os visitantes conheceram a mega estrutura montada pelo grupo BFFC (Bob`s, KFC e Doggis) para atender a demanda gerada durante o evento. A ideia desta visita foi apresentar como uma operação de franquias estruturada pode aproveitar grandes eventos como o Carnaval, Jogos Pan-americanos, Olimpíadas e Copa do Mundo para aumentar o seu faturamento e potencializar a visibilidade da sua marca e imagem.

Segundo Rogério Feijó, os objetivos foram amplamente atingidos principalmente porque eles puderam conhecer mais sobre o Brasil empreendedor e o potencial do nosso mercado. `Procuramos municiá-los com informações atualizadas sobre o setor e também de outros setores da economia. Temos certeza que eles levaram, além das experiências marcantes do carnaval carioca, uma percepção bem clara do desenvolvimento pelo qual passamos.`

Prova disso é que ambos confirmaram presença na ABF Franchising Expo 2010 em junho, quando pretendem estreitar o relacionamento com as lideranças do franchising brasileiro.