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Segunda parte de debates do setor acontece de forma presencial no Expo Center Norte, em São Paulo, e conta com participação de líderes internacionais
20/06/2022
A 7ª edição ABF Franchising Week se iniciou nesta segunda-feira (20/6), no Expo Center Norte, em São Paulo. O megaevento que reúne o maior congresso de franquias da América Latina e a maior feira de franchising do mundo, a ABF Franchising Expo, acontece no formato híbrido, com participações presenciais e transmissão online e ao vivo, após dois anos de pandemia do novo coronavírus.
Com o tema Transformação Digital e Futuro da Tecnologia de Restaurantes, Antonio (Tom) Moreira Leite, vice-presidente da ABF, chamou a primeira palestra do período da tarde, ministrada por Dan Gertsacov, conselheiro sênior da McKinsey e coordenador de Novos Mercados do Google na América Latina, que participou de forma online. “A tecnologia tem tornado a alimentação melhor, mais rápida e/ou mais barata ao longo da história da humanidade”, afirmou.
Gertsacov apresentou um panorama geral e histórico da cultura alimentícia no mundo e suas mudanças no decorrer das revoluções industriais. “A tecnologia tem tornado a alimentação melhor, mais rápida e/ou mais barata ao longo da história da humanidade”, ressaltou.
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O consultor também acrescentou que as inovações no setor não irão parar com o crescimento exponencial do delivery e que os restaurantes devem estabelecer de forma muito clara os seus objetivos e estratégias para maximizar e migrar o estabelecimento para a tela do celular. “Essas inovações estão apenas começando e vão evoluir cada vez mais”, acrescentou.
Estamos no momento da indústria 4.0, onde o processo de digitalização se inicia onde há maior oportunidade ou maior dor dentro do estabelecimento, buscando no mercado soluções dentro do restaurante e do país, como evitar o desperdício de alimentos.
Principais insights da NRA
Chamada ao palco, Simone Galante relembrou a agenda da Missão Técnica Galunion à National Restaurant Association (NRA) Show 2022, em Chicago (EUA), entre os dias 19 e 24 de maio. A missão contou com o apoio da entidade oficial do franchising brasileiro, foi a maior de todas já realizadas, com 97 pessoas, e a maior parte de associados à ABF.
A executiva apresentou um overview do evento, as visitas técnicas realizadas, tours, palestras e pontuou a importância de processos, como: simplificar, encolher e focar para gerar valor e fazer com que a marca chegue até o seu cliente final. Principalmente, segundo a especialista, neste momento de crise de mão de obra, o que colabora ainda mais para a ampliação do uso da tecnologia.
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Durante a missão, o grupo pôde acompanhar as rotinas de restaurantes e debater as novas formas de comprar e vender nos Q-commerces (caracterizados pela velocidade nas suas entregas). Simone destacou que a eficiência, rapidez, rastreabilidade e qualidade são necessidades que se transformam e viram tendências para o setor em 2022, fortalecendo canais diretos e integrados, fornecimento hiperlocal, Dark Kitchens & Hubs de Proximidade e Social Commerce.
Em seguida, Tom Moreira Leite apresentou a evolução do Food Service no âmbito digital, intensificado ainda mais na pandemia, a partir do entendimento de que o cliente é o ponto central, o cuidado com as pessoas e suas estratégias – como adequação de cardápios e redução de custos. “No Spoleto, passamos a experimentar a identificação dos pontos fracos, principalmente os problemas mais sinalizados nos aplicativos de delivery. Tivemos ótimos resultados e iremos fazer isso sempre agora”. Além da capacidade de assimilação dos dados, tradicional hospitalidade, qualidade e digitalização dentro dos aplicativos e dos próprios restaurantes.
O fator “experiência” que gera um valor dentro de um restaurante também foi abordado, visto que crucial para determinação da escolha de um cliente.
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No último bloco do evento, André Friedheim, presidente da ABF também falou sobre a experiência do NRA Show e apontou a eficiência do mercado americano de alimentação com os seguintes dados:
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Fotos: Keiny Andrade – ABF/Divulgação