| |
De aposta em joguinhos à negligência com check-up, tudo passa a desembocar em sorte. E é sempre bom lembrar: risco negligenciado, perigo aumentado! Fica a dica para a semana. |
|
|
Tempo estimado de leitura: 6min16 |
| | |
De bet em bet, a galinha morre de fome (e o galinheiro todo também) |
|
| |
|
Você já está acostumado com o bom-humor, muitas vezes debochado, da nossa ABF News. Mas, para esta notícia, não estamos com cara de muitos amigos não. A ABF assinou, conjuntamente com várias entidades ligadas ao Consumo, Comércio e Varejo do Brasil, um Manifesto contra as Bets. ❌
Para quem não sabe o que são as bets estamos falando daquelas apostas on-line, geralmente em jogos esportivos. Essas e outras modalidades de jogos de azar 🐯 estão crescendo de forma desenfreada e preocupante.
O presidente da ABF, Tom Moreira Leite, assinou um artigo sobre o tema. Recomendamos muito a leitura e, para comprovar a relevância do texto, trazemos 5 destaques dele:
➡️ De janeiro a julho deste ano, 25 milhões de pessoas passaram a fazer essas apostas.
➡️ Oito em cada dez são das classes C, D e E, totalizando mais de 50 milhões de pessoas envolvidas com as bets.
➡️ Por idade, 4 em cada 10 apostadores têm entre 18 anos e 29 anos e 41% estão na faixa entre 30 e 49 anos.
➡️ 86% dos jogadores que apostam em plataformas eletrônicas acabam se endividando.
➡️ 25% dos apostadores relatam ter gastado mais de 50% de sua renda disponível em apostas. |
|
|
|
O franchising já está vestido de rosa na luta contra o câncer de mama |
|
|
| |
O Fala Franchising 🎙️ vestiu a paleta de cores da campanha do câncer de mama – o tipo mais incidente em mulheres no mundo – para anunciar seu mais novo episódio: Outubro Rosa no Franchising.
Acompanhe as histórias reais de grandes mulheres do setor, como Ana Centrone (Tintas MC) e Andrea Oricchio (AO Advogados), com participação de Cristina Assumpção, diretora-executiva do Instituto Protea, e mediação de Andréa Cordioli (ABF).
Masssss, se você estiver lendo esta notícia no dia 30/09, muita "hora nessa calma": no despertar de outubro, você poderá acessar aqui para acompanhar o episódio. ⚠️ E agora um alerta de spoiler: no dia 10 vem mais um episódio de conscientização sobre saúde 🧠 mental. Aguarde!
Até lá, tem muito conteúdo para maratonar e, claro, vamos aproveitar a deixa para trazer dados importantes sobre o câncer de mama (inclusive, homens deste "Brasil varonil" que nos leem, saibam que 1% dos casos de câncer de mama são masculinos):
🌸 O Brasil deve ter 74 mil novos casos de câncer de mama somente este ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer.
🌸 Na rede pública 50% das mulheres iniciam o tratamento com a doença em estágio avançado, enquanto na rede particular esse número é de 17%.
🌸 Ainda segundo o Instituto Nacional do Câncer, se diagnosticado e tratado precocemente, a doença tem 95% de chances de cura.
🌸 As regiões Sul e Sudeste concentram cerca de 70% dos casos e somente 10% dos casos da doença são hereditários.
🌸Segundo a American Cancer Society, uma em cada 8 mulheres que viverem até os 75 anos terão diagnóstico de câncer de mama.
Nota destaque: aproveitando que estamos falando de mulheres, recadinho do coração: lugar de mulher é onde ela quiser! #ficaadica | |
|
|
Pacote completo: de geração de lead e expansão até guia de orientação |
|
| | |
As Comissões Segmentadas da ABF estão a todo vapor 🚂: a Comissão de Vestuário, Calçados e Acessórios promoveu um encontro na sede da Associação no dia 17/09 com a seguinte temática "Como a ABF pode ajudar as franquias de Moda a captarem leads mais alinhados ao segmento?"
Calma, calabreso! O caminho é tão importante quanto à chegada e é preciso, antes, entender as "pedras" no caminho. Quem trabalha no segmento de Moda precisa ter:
✔️ conhecimento aprofundado das tendências e comportamentos de consumo ✔️ captação eficaz de mão de obra qualificada ✔️ recrutamento adequado de futuros franqueados
Agora, para maximizar a presença e influência no mercado, é preciso: 🔸aproveitar as oportunidades oferecidas em eventos da ABF, 🔸investir em treinamentos e 🔸 acompanhar as mudanças na jornada do consumidor no digital.
Pois saibam que, no varejo, 82% das decisões de compra realizadas no ambiente físico são diretamente influenciadas por interações digitais, reforçando a importância de uma estratégia omnichannel que integre o on-line e o off-line de maneira coesa.
Mais Comissão
No dia seguinte, 18/09, foi a vez da Comissão de Microfranquias debater na sede do Kumon temáticas como "O que está funcionando na expansão", "Comunicação na era do WhatsApp", "Sazonalidade nos negócios" e "Formação de novos franqueados".
Essa Comissão também lançou o Guia Rápido sobre Microfranquias, que traz desde os conceitos básicos de uma franquia e de uma microfranquia até o passo a passo para o empreendedor escolher bem seu negócio. O conteúdo multimídia pode ser acessado na ABF Academy. Corram lá, mas só depois de finalizarem a leitura da ABF News. 😂 |
|
|
|
Do Centro-Oeste ao Sul e ao Interior de São Paulo: é a ABF indo até você |
|
|
|
|
Três Regionais da ABF realizaram reuniões em meados de setembro e vamos compartilhar alguns destaques. Vamos lá?
🚩 Os associados da ABF Regional Centro-Oeste estiveram na sede da Milky Moo, em Goiânia, no dia 18, onde o diretor de Desenvolvimento de Mercado da ABF, Rogério Gabriel (MoveEdu), apresentou o novo diretor dessa regional, Eduardo Satinoni (Açaí Puríssimo e Y! Consultoria). Entre os temas debatidos: expansão, repasse, consultoria, treinamento e mídias digitais.
🚩 Já os associados da ABF Regional Sul se encontraram nos dias 18 e 19, em Curitiba (PR), onde realizaram uma visita técnica à sede da Market4u e, depois, se reuniram no auditório do Sebrae Paraná. Por lá, rolou palestra sobre gestão de crise, parcerias com fornecedores e eficiência nas decisões. Também teve atualização jurídica e debate sobre formas de transformar conversas em vendas.
🚩 Por fim, mas não por último, os associados da ABF Regional Interior de São Paulo se encontraram no dia 19 na sede da CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), em São José do Rio Preto. Além de números do desempenho do setor no segundo trimestre, os presentes debateram felicidade corporativa, gestão de crise, atitudes para inovar, e estratégia de expansão das redes.
Confira o conteúdo completo e as fotos em nosso site. |
|
|
|
Veja o retrato do benchmark das redes de franquias no Brasil |
|
|
| |
Nosso nome é ABF News e nosso sobrenome é pesquisa. 😂 Trouxemos alguns recortes da 7ª edição da pesquisa Franchise Frame 2024, que entrevistou 122 franqueadoras de diferentes segmentos com o total de 31.130 operações.
No perfil das redes entrevistadas: 55% têm mais de 10 anos de mercado, 32% são de Alimentação, 43% faturam mais de R$ 100 milhões por ano e 30% têm até 29 operações. Veja a pesquisa realizada pela Praxis e MD e apoiada pela ABF aqui e desperte a curiosidade com algumas pílulas a seguir.
➡️ As redes pesquisadas possuem uma média de 29 colaboradores, sem contar times relacionados a estruturas fabris ou de distribuição.
➡️ Em média, cada rede conta com cerca de 177 franqueados, resultando em aproximadamente 1,32 unidade por franqueado.
➡️ Custos com CMV (Mercadoria Vendida) e CPV (Produção Vendida), ocupação, despesas com pessoal e impostos somam 74% do total.
➡️ Quase a metade das redes (48%) trabalha com negócios cujo investimento se mantém numa faixa intermediária entre R$ 135 mil até R$ 500 mil.
➡️ As três maiores dificuldades citadas pelas redes foram: venda de novas franquias, perfil do franqueado inadequado para o negócio e gestão de pessoas nas operações franqueadas.
➡️ A maioria das redes (35%) espera um crescimento entre 5,1% e 10% em 2024. E mais otimista ainda, 51% das franqueadoras projetam um crescimento acima de 10%.
➡️ Entre os fatores citados que podem melhorar a taxa de conversão da venda e repasse de franquias estão o aumento do grau de engajamento ou de satisfação dos franqueados e a melhoria da satisfação financeira com o negócio ou performance dos atuais franqueados.
➡️ Houve um aumento significativo de redes que adotam a clusterização de leads: na pesquisa de 2022 eram 31%. Na edição de 2024, esse porcentual pulou para 54%.
➡️ A taxa de conversão de franqueados caiu de 1,3%, em 2019, para 1,08% em 2022 e para 0,94%, em 2024.
➡️ Uma quantidade maior de redes (quase 41,6%) consegue captar franqueados com um custo de lead de até R$ 7 mil. O custo médio ficou em R$ 10.860 em 2024. | |
|
|
Você sabe qual foi a segunda data mais pesquisada no comércio? |
|
| | |
Estamos na reta final de 2024 e sabe o que isso significa? Que, em breve, teremos uma das datas mais esperadas pelos brasileiros. E não, não é o Natal (desculpa aí Papai Noel 🎅).
Segundo estudo recente da Agência Conversion, a Black Friday foi a segunda data mais pesquisada 🔎 no comércio entre setembro de 2023 e setembro de 2024, tendo alcançado a marca de 3,5 milhões de pesquisas, ficando atrás apenas do "Dia dos Pais", que alcançou 4 milhões.
📅 Este ano, a Black Friday será no dia 29 de novembro e promete ter 3,4 milhões de pesquisas pelo termo durante o período.
E tem mais: uma pesquisa da Wake com a Opinion Box entrevistou 1.076 consumidores brasileiros em julho deste ano e trouxe as projeções para 2024. E você confere, aqui e agora, alguns highlights na sua news preferida:
🔹66% dos entrevistados pretendem comprar nesta Black Friday 🔹55% pretendem comprar mais itens de necessidade 🔹45,9% querem aproveitar para comprar itens de desejo na promoção
🔹40% preferem receber comunicações via e-mail
E conheça também as 5 categorias que estão no radar desse pessoal: 26% eletrônicos e informática, 23% eletrodomésticos e eletroportáteis, 10% moda e acessórios, 18% beleza e cosméticos e 16% supermercado. Quer acessar a pesquisa completa? Clique aqui. |
|
|
|
Os 31 dias de outubro vão ficar curtos para o tanto de acontecimento |
|
|
| |
Estamos na porta 🚪 do último trimestre do ano, com o dedo nas urnas das eleições municipais, a mente no Dia Mundial da Saúde Mental, no dia 10 de outubro, o pé na Bahia para a Convenção ABF do Franchising, de 23 a 27, e o coração já na campanha do #OutubroRosa.
E mais: tem apoio ao Bconnected 2024, no dia 8, e muito, mas muito mesmo, evento para acontecer nesse nosso outubro de Deus, que tem Dia Nacional do Idoso (01/10), Dia do Empreendedor (05/10) – que, inclusive, é o mote para nossa news chegar 05h10 no seu e-mail –, feriado em pleno sábado (12/10) 😂 e Dia das Bruxas numa quinta-feira (31/10). E no meio disso tudo tem o que em muitos municípios? Segundo turno das eleições... Ufa, então bora para a agenda do franchising.
30/09: 2ª Rodada Open SEF 2025
30/09 a 09/10: Programa de Capacitação em Franchising 03/10: Reunião da Comissão de Expansão e Pontos Comerciais
07/10: Encontro Jurídico e reunião da Comissão de Estudos Jurídicos 07 a 10/10: Missão Chile
11 a 14/10: Arena Franquias na Feira do Empreendedor Sebrae & ABF 23 a 27/10: Convenção ABF do Franchising |
|
|
|
Justiça, desempenho, case, segmento... os destaques da imprensa |
|
|
|
| | |
|
ABF@NEWS
Somos uma newsletter gratuita sobre as ações lideradas pela Associação Brasileira de Franchising – ABF e demais assuntos que mexem com o bolso e a cabeça dos empreendedores brasileiros. 💡
Excetuando as edições especiais, tipo plantão do Jornal Nacional, sabe?, costumamos chegar na caixa de entrada do seu e-mail às segundas-feiras alternadas, às 05h10 (com margem de erro de cada servidor de e-mail... que nem instituto de pesquisa, dois para lá, dois pra cá 😜).
Por que tão cedo? Porque acreditamos em começar (e terminar) a semana com pique total e, claro, em homenagem ao Dia Nacional do Empreendedor, em 05/10. A jornalista que assina esta newsletter agradece, inclusive, à padaria que abre de madrugada: Andréa Cordioli (MtB: 31.865)
Sempre verifique o spam caso não nos encontre na sua caixa de entrada.😊
📩 Se quer enviar dicas e sugestões, envie-nos um e-mail 🚀 Se tem interesse em ser o próximo anunciante, clique aqui
🗞️ Se quer se inscrever para receber a ABF News, o link é este |
|
|
|
|