Dica de ouro

A dica de hoje vale ouro: que tal se inspirar no canoísta brasileiro Isaquias Queiroz e dar aquela arrancada espetacular no último um terço da prova de 2024? Tudo depende da sua única e exclusiva ATITUDE.

Tempo estimado de leitura: 6min07

Protagonismo no franchising: mulheres são a maioria nas redes franqueadoras

INTELIGÊNCIA DE MERCADO

Não foi só nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 que as mulheres demonstraram protagonismo (sim, elas foram a maioria na delegação brasileira e também conquistaram mais pódios 🏅 que os homens!).


Novo estudo feito pela ABF mostra que as 🙅‍♀️ mulheres já são a maioria no quadro de colaboradores das redes franqueadoras e também das operações franqueadas.


Entretanto, apesar de um aumento expressivo das mulheres em cargos de liderança nas franqueadoras, ainda há um longo trabalho pela frente! Bora acompanhar os principais resultados do estudo da ABF que comparou a presença feminina no franchising em 2015 com a amostra do setor no primeiro trimestre de 2024?


👉 O porcentual de mulheres que trabalham nas franqueadoras subiu de
46%, em 2015, para 57% em 2024.


👉 51% dos colaboradores de operações franqueadas são mulheres: 3 pontos porcentuais a mais relação a 2015.


👉 Em relação à liderança, nas franqueadoras as mulheres passaram de 19% para 29% na comparação dos períodos.


👉 Já nas operações franqueadas, 32,2% delas são dirigidas por mulheres, ou seja, 3 em cada 10.


👉  O porcentual de franquias que buscam ampliar o espaço feminino na liderança avançou de 29% para 63%.


👉 Metade das empresas (50,1%) já monitora ações de diversidade de gênero em cargos de liderança. Em 2015, eram apenas 7 em cada 100 empresas.

O céu é o limite: franquias brasileiras abrem mais operações no exterior

INTERNACIONAL

Quem quer mais pesquisa sobre o franchising levanta a 🤚 mão. O desejo de vocês é uma ordem (e não tem fronteiras)! A Pesquisa de Internacionalização da ABF trouxe dados interessantes sobre a expansão das franquias brasileiras no exterior.


Mas, antes de compartilhar os principais highlights dessa pesquisa, vale avisar que as inscrições para o Prêmio Destaque de Internacionalização 2024 foram prorrogadas até 30 de agosto. 🏆


As 3 franquias que iniciaram ou alcançaram um consistente processo de internacionalização via programa Franchising Brasil serão homenageadas e premiadas durante a Convenção ABF do Franchising, em outubro. Quer saber mais? Clique aqui.


E, antes da pesquisa, mais um recadinho: de 7 a 10 de outubro o Franchising Brasil vai para Santiago do Chile. Além de visitas técnicas a operações de franquias, centros comerciais e outros pontos de interesse do mercado, a missão contará com insights sobre o mercado de franquias no Chile e rodadas de negócios com potenciais investidores. Inscreva-se!


🗺️ O número de operações de franquias brasileiras no exterior aumentou 26,26% de 2022 para 2023, de 1.717 para 2.175 operações. Agora são 205 redes brasileiras em 125 países!


🗺️ Os três segmentos que lideram a expansão internacional por marca são: Saúde, Beleza e Bem-estar, Moda e Alimentação.


🗺️ Os países com mais redes brasileiras de franquias são, respectivamente, Estados Unidos, Portugal e Paraguai.


🗺️ O franchising brasileiro também chegou em 2023 em novos mercados, como Congo, Curaçao, El Salvador, Kosovo, Omã e Somália.


🗺️ No sentido contrário, foram identificadas no Brasil 154 marcas de franquias estrangeiras, de 27 países, com mais de 15 mil operações.


🗺️ No Top 3 dos países de origem por número de marcas no Brasil estão Estados Unidos, Portugal e França.

O Fala Franchising não para de falar: bora escutar o que o setor tem a dizer?

COMUNICAÇÃO

Quem viu, viu, quem não viu, pode ver agora. 😂 Tem mais episódios novinhos em folha do podcast Fala Franchising no ar nas principais plataformas de streaming e no canal da ABF no YouTube. E todos eles foram feitos ao vivo direto da maior feira de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo.


Tem episódio sobre microfranquias, sobre reputação de marca (veja a foto destaque), novos negócios patra atender a rede de franqueados e até sobre a experiência de quem visitou a feira e saiu com uma franquia. 


ABFflix” no ar em 3, 2, 1....

 

Ep. 54: Microfranquias, grandes negócios: mundo de oportunidades

Você sabia que 43% das redes de franquias associadas à ABF oferecem modelo de microfranquia? Vem conferir.


Ep. 55: Reputação de marca e boas práticas de atendimento ao cliente

As plataformas de consumidores dizem muito sobre seu negócio e franqueados. Veja como cuidar dessa jornada.


Ep. 56: As "franquias" das franquias: negócios para atender a rede

É curioso: tem franquia que tem sua própria agência de publicidade, escritório de arquitetura, transportadora...


Ep. 57: Visitei a ABF Expo e conheci a minha franquia

Bate-papo com franqueados: como foi a experiência entre chegar na feira até escolher e abrir uma franquia?

Expansão e relacionamento são pautas no encontro da ABF em Minas Gerais

REGIONAL

A Regional Minas Gerais da ABF já tinha sido a primeira entre as regionais a realizar seu encontro com associados no início do ano e não foi diferente neste segundo semestre (e não é que “mineirinho é tudo ligeirim”?).


A terceira reunião dessa regional aconteceu no dia 5 de agosto na sede da Depyl Action, em Belo Horizonte. E para combinar com o local incrível, o papo também foi de alto nível: expansão e relacionamento com a rede; dois assuntos que andam de mãos dadas 🤝 quando a ideia é crescer com responsabilidade. Teve até uma mesa-redonda com o tema "Relacionamento com a rede".


Sabe quem palestrou nessa Regional comandada por Antônio Bortoletto, do Clube da Permuta? Felipe Buranello, CEO e sócio-fundador da Maria Brasileira; Beno Krivkin, sócio da Tribecca, responsável pelo Portal do Franchising; e Larissa Drumond, gerente de expansão da Depyl Action


Veja a cobertura completa aqui.

Open SEF: inscrições para a chancela de excelência no franchising estão abertas

INTELIGÊNCIA DE MERCADO

O Open SEF 2025, literalmente, abriu em 💫 grande estilo.  No dia 13 de agosto, a ABF promoveu call com associados para explicar como vai funcionar o Selo de Excelência em Franchising (SEF) 2025, que já está com inscrições abertas. E, claro, que nós vamos esmiuçar alguns pontos abordados e deixar aqui o link do regulamento.


Em tempo: se você perdeu o evento, pode assistir neste link. Você também verá os cases da Maria Brasileira, Franqueadora do Ano 2024, e da inFlux, que conquistou o Selo Adicional de ESG 2024, além de um vídeo muitooooo explicativo sobre SEF da presidente da Comissão de Ética da ABF, Sylvia Barros.


Antes de irmos aos fatos, vamos com um pouco de “recordar é viver”: o SEF é a maior pesquisa de satisfação dos franqueados com suas redes franqueadoras (são realizadas mais de 15 mil entrevistas!) e apenas as redes inscritas com nota igual ou maior que 75 são agraciadas com o Selo.


1. Alguns dados gerais: o SEF 2025 está em sua 33ª edição. Desde 1991, já foram entregues mais de 3 mil chancelas para mais de 600 marcas.


2.  Existem algumas regrinhas para participar do SEF, como: ser uma marca associada à ABF e ter, no mínimo, 10 operações franqueadas ativas (confiram as outras regras no regulamento).


3. A pesquisa do SEF avalia 4 blocos: Global, Econômico, Operacional e Relacionamento. O bloco adicional ESG confere pontos extras para as redes com boas práticas nas áreas Ambiental, Social e de Governança.


4. Todas as redes inscritas recebem um relatório aprofundado do seu desempenho, incluindo uma análise SWOT, sendo que é possível inscrever-se apenas para receber essa pesquisa. Também tem regrinhas... baixe o regulamento!


5. Atenção para as mudanças no regulamento quanto à padronização da contagem de unidades, à necessidade de upload da Circular de Oferta de Franquia (COF) atualizada e à política de segurança.


As inscrições para o SEF 2025 vão até 30 de novembro de 2024. A resposta da chancela sai até 21 de março de 2025, com entrega do relatório entre 24 de março a 15 de abril, e a premiação dos chancelados será em 9 de maio do ano que vem. Tem dúvidas? [email protected]

Comprar on-line ou presencial? Eis a
questão sobre o futuro do consumo

PESQUISA

E temos mais pesquisa por aqui... a Opinion Box, junto com a Octadesk, realizou um levantamento que mostra as perspectivas sobre o futuro das vendas on-line a partir do comportamento do consumidor. Foram entrevistadas mais de duas mil pessoas em todo o Brasil. Veja a preferência de compra dos entrevistados nos últimos 6 meses:


58% compraram mais pela internet do que em lojas físicas

22% compraram mais em lojas físicas do que pela internet

14% compraram tanto pela internet quanto nas lojas físicas

6% compraram apenas pela internet


Se você ainda tem dúvida que as compras on-line já caíram no gosto do brasleiro, olha 👀 só esse dado: 85% disseram que compram on-line pelo menos uma vez por mês!


Ok, então, que a internet é um grande shopping center com infinitas possibilidades de lojas, mas, você sabe em quais canais as pessoas preferem comprar? Como ainda estamos no clima dos Jogos Olímpicos, confira abaixo o pódio do consumidor brasileiro:


🥇O ouro vai para os sites e lojas virtuais, com 63% da preferência.

🥈A prata fica com os marketplaces, como, por exemplo, o Mercado Livre e a Amazon, com 60% da preferência.

🥉E o bronze ficou com os aplicativos das próprias lojas, com 49%.


E atenção para a responsividade: 71% disseram que compram pelo celular, 27% utilizam o computador/notebook e 2% compram pelo tablet. Confira a pesquisa.

Anote os próximos eventos e
programe-se para Comandatuba

EVENTO

O tempo está tão acelerado que, olhem só, aquele agosto que parecia ter 81 dias mal começou e já está no final! Isso significa que estamos nos aproximando da 22ª Convenção ABF do Franchising, em outubro, e quem se inscrever ainda em agosto garante os valores do segundo lote. Depois vira, e não adianta chorar!


E, antes da nossa agenda, mais um recadinho de interesse da geral: o 📗 Guia Oficial de Franquias digital já está disponível em https://guiadefranquias.abf.com.br/. Corre lá que a publicação está sucesso (tanto que esgotou na feira de franquias). 

 

Nela, você encontra informações sobre o modelo do franchising e as etapas para a escolha de uma franquia, além de muito conteúdo multimídia, com links para podcasts, cartilhas, leis, vídeos e outros. 👍


21/08: Mesa-redonda virtual Selo de Excelência: A Reconquista, reunião do Conselho da ABF e da Comissão de Educação

22/08: Reunião da Diretoria da ABF

23/08: Programa de Mentoria "Pontos de Atenção na Gestão Financeira", com Jae Ho Lee (Morana)

27/08: Encontro com Associados, na sede da ABF, e reunião da Comissão de Fornecedores

28/08: Reunião da Comissão de Saúde, Beleza e Bem-estar

29/08: Summit de Expansão ABF, no Tokio Marine Hall

Ranking, pais, Justiça... o que foi destaque no franchising na imprensa

MÍDIA

PEGN: Das 20 varejistas que mais abriram lojas em 2023, 13 são franquias, diz SBVC

 

PODER 360: Pais e filhos investem em franquias para empreender em família

 

MIGALHAS: Justiça do Trabalho remete contratos de franquia à Justiça comum

 

EXAME: Cresceu, mas encolheu: pesquisa da ABF mostra como estão as franquias brasileiras no exterior

 

TERRA: Franchising: relacionamento ajuda com gestão estratégica

 

MERCADO E CONSUMO: Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo


Curtiu a edição de hoje?

ABF@NEWS


Somos uma newsletter gratuita sobre as ações lideradas pela Associação Brasileira de Franchising – ABF e demais assuntos que mexem com o bolso e a cabeça dos empreendedores brasileiros.


Excetuando as edições especiais, tipo plantão do Jornal Nacional, sabe?, costumamos chegar na caixa de entrada do seu e-mail às segundas-feiras alternadas, às 05h10 (com margem de erro de cada servidor de e-mail... que nem instituto de pesquisa, dois para lá, dois pra cá). 😜


Por que tão cedo? Porque acreditamos em começar (e terminar) a semana com pique total e, claro, em homenagem ao Dia Nacional do Empreendedor, em 05/10. A jornalista que assina esta newsletter agradece, inclusive, à padaria que abre de madrugada: Andréa Cordioli (MtB: 31.865).


Sempre verifique o spam caso não nos encontre na sua caixa de entrada.

Se quer enviar dicas e sugestões, envie-nos um e-mail
Se quer se inscrever para receber o ABF News, o link é este