| |
Há um ditado que diz: urgente é tudo aquilo que você deveria ter feito em tempo hábil e quer que eu faça em tempo recorde. Em pleno Dia Nacional da Saúde (05/08), perguntamos: o que é urgente para você? |
|
|
Tempo estimado de leitura: 7min25 |
| |
|
10 tópicos sobre a maior feira e evento com conteúdo de franquias do mundo |
|
|
|
|
O que esperar da sua newsletter favorita sobre o mercado de franquias? Notícias direto ao ponto 🎯 e, por que não, um pouco de bastidores. Nesta 1ª edição do 2º semestre de 2024, vamos te trazer 10 dados sobre a 9ª edição da ABF Franchising Week e 31ª edição da ABF Franchising Expo. Eventos que movimentaram o período que antecedeu as férias de julho e merecem destaque. Cola na grade:
🔸A feira de franquias bateu recorde de expositores e de público: 440 marcas e mais de 65 mil visitantes.
🔸A ABF Franchising Expo também contou com 113 novas marcas expositoras e um NPS em zona de excelência.
🔸Teve expositor que gerou mais de 4 mil leads e que, até agora, está agendando reunião com os interessados.
🔸A Arena do Conhecimento, por onde passaram 1 mil pessoas, entregou 50 horas de capacitação.
🔸A Franchising Week contou com 40 palestras, em nove eventos, e mais de 3 mil pessoas no on-line e presencial.
🔸Foi renovado convênio com a Caixa para os associados ABF terem condições diferenciadas nos serviços.
🔸A ABF assinou Memorando de Entendimento com o governo de Minas Gerais para estimular o franchising.
🔸A feira contou com a presença de mais de 230 jornalistas e foram geradas mais de 700 matérias.
🔸O Guia Oficial de Franquias bateu recorde de vendas e agora está todo mundo na cola do digital interativo.
🔸Mais de uma dezena de celebridades aportaram na feira, entre elas os apresentadores Ratinho, Celso Portiolli, Luciana Gimenez, Ticiane Pinheiro, Sônia Abraão etc.
Quer saber mais? Acesse a cobertura completa em nosso site. E já anota na agenda: a ABF Franchising Expo de 2025 ocorre de 25 a 28 de junho. | |
|
|
Tem novos episódios de podcast sobre franquias para você “maratonar” |
|
|
|
|
|
Quem quer dados sobre microfranquias, educação e food service? |
|
|
|
|
Como vocês viram na nota anterior, tivemos podcasts que abordaram pesquisas do franchising e agora vamos te trazer três insights 💡 do estudo de Microfranquias e das pesquisas de Food Service (elaborada pela Galunion) e de Educação.
Vejam como um presente 🎁 para nossos leitores, porque vocês sabem... o resultado completo das pesquisas só mesmo para quem participou. #FicaaDicapara2025! E nada melhor do que um resuminho no dia a dia corrido, não é mesmo?
E lembrando que tem muitoooooo material disponível sobre esses temas na ABF Academy, a plataforma de educação continuada com trilhas gamificadas. Se você não acessou, está esperando o que? É totalmente de graça: basta fazer seu cadastro no primeiro login e começar a usar.
Pesquisa de Food Service 🔸Dos 11.260 pontos de venda (64 redes) mapeados pela pesquisa, 49% estão localizados na rua, 34% em shopping centers e 17% em centros comerciais.
🔸88% dos respondentes tiveram aumento das vendas em 2023 e 97% tiveram lucro, comparado com 2022. 🔸O tíquete médio geral foi de R$ 58,00. No delivery sem taxa de entrega foi de R$ 65,25 e com taxa de entrega, de R$ 72,02.
Pesquisa de Educação 2024 🔸No geral, considerando colégios bilíngues, escolas de idiomas e demais subsegmentos, 83% dos alunos estão no formato presencial de aula, 12% no digital síncrono, 6% no híbrido e 1% no digital assíncrono.
🔸Em relação ao público-alvo, e também considerando todas as categorias, as classes predominantes são: B1 (60%), A (44%), B2 (52%), C1 (36%), C2 (16%) e D/E (8%). 🔸Em 2024, as três principais fontes de captação de alunos por parte das franqueadoras são: Google Adwords, Facebook e Instagram, nesta ordem.
Estudo de Microfranquias
🔸Em um universo de 1.376 franqueadores associados, 43% (589) têm microfranquias. Destas, 53% (310) são puras e 47% (279) são mistas. 🔸Por formato de operação, 67% das microfranquias têm unidades físicas, 26% home based, 6% quiosques e 0,4%, unidades móveis.
O número de redes de microfranquias puras que possuem Selo de Excelência em Franchising (SEF) aumentou de 13%, em 2022, para 17%, em 2023, e para 25% em 2024. | |
|
|
Ducentésimo aniversário de relações diplomáticas Brasil-EUA |
|
|
|
|
Você sabe qual é o país no exterior com mais marcas de franquias brasileiras? Acertou quem respondeu Estados Unidos!
A última Pesquisa de Internacionalização da ABF demonstrou que, em 2023, a terra do Tio Sam 🗽 abrigava 76 marcas brasileiras, à frente do segundo colocado (71), Portugal. No top 3 por segmento, são 17 marcas nacionais de Moda operando nos EUA, 14 de Alimentação e 11, cada, de Casa e Construção e de Saúde, Beleza e Bem-estar. E os estadunidenses levam a dianteira também quando o caminho é inverso: os EUA têm 59 marcas operando no Brasil, à frente de Portugal, França e Espanha, cada um com 12.
A relevância norte-americana para o franchising brasileiro foi exaltada num evento no dia 29/06 em comemoração ao bicentenário da relação diplomática entre o Brasil e os Estados Unidos. O encontro ocorreu em um dos mais bonitos skylines de São Paulo, o Lassù – um dos cenários, inclusive, da última temporada de um reality show bem famosinho 💍 naquele serviço on-line de streaming que você não vive sem e que não vamos contar sem patrocínio...
Além do presidente da ABF, Tom Moreira Leite, e da presidente do Conselho, Cristina Franco, participaram cerca de 80 pessoas entre franqueadores e membros da diretoria da ABF e do escritório comercial do consulado americano no Brasil, como o conselheiro comercial do Consulado Americano no Brasil, Joel Reunoso.
Em tempo: já que estamos numa vibe “além das fronteiras”, você sabe que a ABF fará uma missão para a China organizada pelo Franchising Brasil em parceria com a ApexBrasil? Será de 7 a 15 de setembro. Envie e-mail para [email protected] |
|
|
|
Sejam muito bem-vindos entrantes de junho e julho da ABF |
|
| | |
Você sabe que a “abfnius” vai para uma base de mais de 40 mil contatos interessados no setor de franquias? Entre eles estão os associados da entidade e, vejam só, em junho e em julho cerca de 60 novos afiliados entraram para o time, que já soma mais de 1,7 mil associados. Então, nada mais justo do que dar as boas-vindas para essa turma de franqueadores, multifranqueados, fornecedores, potenciais franqueadores e startups e já passar para eles a colinha sobre como aproveitar da melhor forma possível o seu processo associativo.
1. Entre em nossa lista de transmissão no WhatsApp
2. Não perca a atualização da agenda de eventos 3. Aproveite nossos cursos e mentorias
4. Ative o sininho para os podcasts Fala Franchising
5. Veja conteúdos sobre franquias na ABF Academy
6. Busque informação também no Portal Sebrae ABF
7. Potencial franqueado? Acesse Portal do Franchising
8. Atualize seus dados na Central do Associado
9. Participe do programa Franchising Brasil
10. Conheça o Manifesto por um Franchising Íntegro |
|
| |
Conheçam os quatro tipos de perfis de consumidores do futuro |
|
| |
|
A WGSN fez uma previsão de como serão os consumidores no futuro, mais precisamente em 2026. A análise consiste na observação 🔎 de dados de redes sociais, termos de pesquisa, dados de comércio digital, desfiles de moda e sentimentos do consumidor. Veja a prévia do estudo aqui e conheça os 4 tipos deles:
Esperançosos: por conta da grande onda de burnout, esses consumidores estão redefinindo a ideia de sucesso e preferem comemorar as pequenas conquistas da vida.
Autônomos: é o consumidor livre, que define suas próprias regras e valores, antes de comprar sempre dão aquela checada nas polêmicas que a marca se envolveu e como se posicionaram.
Imparciais: esses consumidores gostam da verdade nua e crua, nada de textinhos bonitos. Para eles, o mais importante é a transparência, informações claras e segurança na hora da compra.
Sinérgicos: a preocupação desses consumidores é criar um mundo melhor para todos, seja on-line ou off-line. Marcas focadas em sustentabilidade e igualdade são a preferência desse grupo. |
|
| |
Fiquem de olhos bem abertos e não percam nenhum evento no franchising |
|
| | |
Piscamos e já chegamos em agosto (estava com saudade da ABF News, não é mesmo?). Retomamos as notícias em pleno Dia Nacional da Saúde (05/08), esperando que todos se encontrem com a ⚡energia lá em cima para a agenda que vem a seguir.
E claro que não poderíamos deixar de lembrá-los que dia 11 agora é Dia dos Pais. E para todo pai, o maior empreendimento (e que agrupa os maiores investimentos) serão sempre os filhos! E quer uma dica de 🎁 presente? Dê um Guia Oficial de Franquias na versão digital interativa. Logo mais no site da ABF!
Vamos para a agenda dos próximos dias lembrando que as inscrições para a ABF Con – a 22ª Convenção ABF do Franchising – já estão abertas. O evento, que reúne muito conteúdo e networking 🫂, ocorrerá em Comandatuba, na Bahia, de 23 a 27/10. Corre porque as vagas são limitadas.
E partir de segunda (05/08) abrem as inscrições para o Selo de Excelência em Franchising (SEF) 2025. Os associados elegíveis podem realizar a inscrição na Central do Associado e, em caso de dúvida, enviar e-mail para [email protected]
05/08: Encontro Regional Minas, na sede da Depyl Action
08/08: Curso Locações Comerciais, com Daniel Cerveira e Francisco Bloch, da Cerveira Advogados 09/08: Reunião da Comissão de Microfranquias ABF
13 a 16/08: Rio Innovation Week, no Pier Mauá (com código promocional para associado “ABFCONVIDA”) 14/08: Open SEF 2025
15/08: Encontro Jurídico (on-line) e Mentoria Benefícios do Selo na Rede: estratégias a partir do relatório 21/08: Reunião do Conselho ABF e da Comissão de Educação ABF 22/08: Reunião da Diretoria ABF e Mesa-redonda virtual "Selo de Excelência: a reconquista"
23/08: Programa de Mentoria "Pontos de Atenção na Gestão Financeira", com Jae Ho Lee (Morana)
27/08: Encontro com Associados, na sede da ABF e reunião da Comissão de Fornecedores ABF 28/08: Reunião da Comissão de Saúde, Beleza e Bem-estar ABF
29/08: 1º Summit de Expansão ABF, no Tokio Marine Hall |
|
| |
Justiça, proximidade, franquias baratas... os destaques na imprensa nacional | |
| | | | |
|
ABF@NEWS
Somos uma newsletter gratuita sobre as ações lideradas pela Associação Brasileira de Franchising – ABF e demais assuntos que mexem com o bolso e a cabeça dos empreendedores brasileiros.
Excetuando as edições especiais, tipo plantão do Jornal Nacional, sabe?, costumamos chegar na caixa de entrada do seu e-mail às segundas-feiras alternadas, às 05h10 (com margem de erro de cada servidor de e-mail... que nem instituto de pesquisa, dois para lá, dois pra cá).
Por que tão cedo? Porque acreditamos em começar (e terminar) a semana com pique total e, claro, em homenagem ao Dia Nacional do Empreendedor, em 05/10. A jornalista que assina esta newsletter agradece, inclusive, à padaria que abre de madrugada: Andréa Cordioli (MtB: 31.865). |
|
|
|
|