Eficiência e eficácia

Nesta semana de três dias úteis para quem for enforcar a sexta-feira, lembre-se: eficiência é fazer certo as coisas, eficácia é fazer as coisas certas.

Tempo estimado de leitura: 6min17

Perse é sancionado e segmentos mais afetados pela covid ganham impulso

JURÍDICO

Em mais uma vitória 👏 da área de advocacy, precedida de reuniões com a deputada Renata Abreu e com o deputado Felipe Carreras na Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, a ABF comemorou a sanção presidencial do novo Perse no dia 22/05.


✍️ Você sabe o que é o Perse? É o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, que beneficia as empresas dos segmentos mais impactados pela pandemia de covid-19, como Alimentação, Hotelaria e Turismo e Entretenimento e Lazer.


Como funciona? O Programa zera a cobrança de 💰 impostos federais. Com isso, as empresas beneficiadas têm taxa zero para a “sopa de letrinhas” IRPJ, CSLL e PIS/Cofins, além de desconto em dívidas, redução de juros e prazo máximo para pagamento de até 145 meses.


Em sua reformulação, o Perse manteve 30 das 44 atividades econômicas dos segmentos de Alimentação, Hotelaria e Turismo e Entretenimento e Lazer . São mais de 30 mil redes de franquias desses segmentos alcançadas! 📈


As empresas beneficiárias do Perse deverão ser habilitadas pela Receita Federal e o governo terá 30 dias para responder a solicitação. Se não cumprir o prazo, o CNPJ estará automaticamente habilitado.


⚠️ Atenção: terão direito à isenção tributária as empresas que tinham as atividades previstas no Perse como seu CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) principal e tinham inscrição no Cadastur em 18 de março de 2022 ou entre essa data e 30 de maio de 2023.

Quer levar sua marca para o exterior? Atenção para os aspectos jurídicos

JURÍDICO

Quais são os primeiros passos 🚶 para internacionalizar uma franquia? Quais pontos devem ser observados para que as operações sejam bem-sucedidas no exterior? Estas e outras questões foram tratadas no dia 10/05 no Encontro Jurídico online da ABF sobre Aspectos Jurídicos da Internacionalização de Franquia. Com a participação das especialistas Andréa Oricchio (Andréa Oricchio Advogados) e Flávia Amaral (Trench Rossi Watanabe), colhemos 5 insights:


• É fundamental mapear os países de interesse e fazer um estudo de mercado, demográfico e cultural


• A franqueadora precisa analisar a eventual necessidade de alteração ou adaptação da marca original


• É preciso fazer um planejamento financeiro, incluindo a viabilidade do negócio 


• Muitas das estratégias incluem considerar o fornecedor local como parceiro


• Atenção para a composição de sociedade na estruturação da franquia no exterior.

Retail media: a estratégia de publicidade queridinha do momento

COMUNICAÇÃO

Considerada a terceira onda da mídia digital, depois dos buscadores e das redes sociais, o retail media ou mídia de varejo ganhou os holofotes 🔦 em grandes eventos mundiais do setor este ano, posicionando-se como uma das estratégias de publicidade mais queridinhas do momento.


Para debater o tema, convidamos para o 🎙️ podcast da ABF, o Fala Franchising, o CEO e fundador da V4 Company, Denner Lippert; o CEO da Mr. Mix, Clederson Cabral; e o diretor-executivo da Multicoisas Franquias, Tiago Berno.


Moderado pela coordenadora de Comunicação e Conteúdo da ABF, Andréa Cordioli; este episódio foi patrocinado pela SULTS e já está disponível nas principais plataformas de streaming e no canal da ABF no YouTube.


👉 É associado ABF e tem uma história bacana para compartilhar conosco? Envie sua sugestão na avaliação desta news e você poderá ser o próximo participante do Fala Franchising.


E lembrando que teremos um estúdio do Fala Franchising na ABF Franchising Expo, com episódios de quarta a sábado, entrevistados de ponta e temáticas de interesse "da geral". Ative o sininho 🔔 lá no YouTube!

Novos associados e redes de foods participam de eventos da ABF

EVENTOS

Dia 8 de maio, Dia Internacional da Cruz Vermelha ⛑️, Dia Nacional do Turismo, dia em que a Coca-Cola foi vendida pela primeira vez, dia em que os Beatles lançaram o álbum Let It Be, dia do aniversário do familiar de algum leitor (certeza), foi também o dia de dois importantes eventos na ABF.


O dia começou com a reunião de Novos Associados. Foram apresentados os benefícios da Associação, a agenda de eventos, o trabalho voluntário das Comissões da entidade e, além do momento de relacionamento no coffee, teve uma palestra sobre as mudanças de comportamento do lead.


E à tarde teve o Encontro da Comissão de Food Service da ABF. O evento discutiu o tema “Como ter relevância de marca nacionalmente: superando desafios de escala, logística e multicanalidade em franquias”.


Parênteses: vamos pegar carona nessa notícia, para dizer que a ABF, representada pela diretora-executiva Fabiana Estrela, também esteve no evento Sebrae Franquia 360º no dia 21/05, em Juiz de Fora (MG), para falar sobre as vantagens do franchising e novas oportunidades de negócios.

Pessoas foi tema de destaque do Pós Multi-Unit ABF 2024, no Cubo Itaú

INSTITUCIONAL

Com a palavra: eles, os palestrantes do Pós Multi-Unit ABF 2024 da ABF. Se quiser saber mais, já sabe né? A cobertura completa do evento que ocorreu em 17/05 no Cubo Itaú, em São Paulo, está em nosso site.

“Os multifranqueados de sucesso têm eficiência operacional, são focados em diversificação de portfólio, adotam uma liderança inspiradora e têm como características a humildade, a acessibilidade e a resiliência.”

Juarez Leão (Conselho ABF e Leão Group)

“Na Multi-Unit 2024 foi muito falado sobre a importância de contar com assessoria jurídica, analisando toda a documentação desde o início da entrada do franqueado até a saída. Precisamos, cada vez mais, perceber a relevância dessa preparação.”
Renata Pin (Adv. Ribeiro Pin)

“Não importa o segmento de atuação, todos estamos em um negócio de pessoas. Esse é o ponto-chave dos franqueados. E não adianta todos do time estarem apenas embarcados no mesmo ônibus; é preciso que estejam sentados nos bancos certos.” 

Julio da Mata (Casa do Construtor)

"Os grandes multifranqueados tiram custos de gestão das franqueadoras. Pelo fato de serem super estruturados, eles conseguem montar planos de carreira para seus colaboradores, aumentando a retenção.”

André Friedheim (Conselho ABF, Café do Ponto e Casa Pilão)

“O principal ativo do franqueado é o seu time e não o produto ou o serviço. O franqueado precisa manter a mentalidade de operador, além de diversificar as fontes de receita a partir dos novos hábitos de consumo do seu cliente.” 

Daniel Gentil (Gentil Negócios)

“O grande negócio do franqueado é fazer a melhor eficiência para ter um payback para reinvestimento ou expansão. O líder da loja tem que entender bem o que deve entregar e esse propósito deve ser fortalecido todo dia.”
Fabiana Borges de Oliveira (Grupo Cedro)

“A capacitação aumenta a competitividade. Precisamos aprimorar as habilidades e desenvolver novas competências com todo o time, propondo isso com confiança e contexto, e gerando novas lideranças.”

Fabiana Estrela (Diretora executiva ABF)

“Os franqueados estão usando a IA para gerar resultados. Um exemplo veio de um franqueado que, identificou comportamentos semelhantes de clientes que cancelariam planos na academia, antecipando-se a esse evento.”

Denis Santini (MD)

É da indústria de alimentação? Veja insights direto da NRA, em Chicago

FOOD SERVICE

Como esta edição da ABF News está quente 🔥 em notícia que acaba de sair do forno, também trazemos para vocês 5 takeaways diretos da NRA Show 2024, em Chicago (EUA).


E vamos, inclusive, revelar nossa fonte: Simone Galante, CEO da Galunion e que liderou a missão para o principal evento da indústria de restaurantes e serviços de alimentação do mundo, ocorrido de 16 a 22/05. 


A ABF esteve representada pelo presidente Tom Moreira Leite, e pelo coordenador da Comissão de Food Service, João Baptista. Também estiveram presentes os diretores Institucional da ABF, Fernando de Paula, e da ABF Regional Nordeste, Fernando Ribeiro. Agora, vamos ao resumo em primeira mão obtido a partir da curadoria da Galunion:


📍 Fácil e Conveniente: estar onde o consumidor está e servi-lo como ele quer ser servido. Ou seja, ser fácil, fluído e sem erro e com tecnologias que agreguem velocidade.


📍 Nutrir para viver: oferecer alimentos que nutram o corpo e a mente de forma saudável, específica e personalizada. Espaço também para novas texturas e combinações de sabores.


📍 Autêntico e transparente: a transparência em relação ao que é servido continua ganhando relevância, com uma comida autêntica e que faça bem.


📍 Sempre relevante: a adoção de inovação é uma jornada constante de aprendizados e melhorias, cada vez mais suportada com o uso da inteligência artificial.


📍 Tech + Touch: para funcionar e trazer sucesso para a operação, a jornada de tecnologia precisa de engajamento e o engajamento acontece através das pessoas.


Quer saber mais? Inscreva-se para o Seminário Setorial de Food Service, no dia 24/06, das 9h às 16h, que abre a programação da ABF Franchising Week. O evento é exclusivo para associado ABF e cada marca tem direito a 2 ingressos 🎟️ no presencial (ilimitado no on-line) para cada seminário da programação.

“Maio já está no final, é hora de se mover, para viver mil vezes mais”

AGENDA

Bem-vindos à última semana de maio deste ano. Um período que tem até música: Maio, do Kid Abelha: “Maio já está no final, é hora de se mover, para viver mil vezes mais. Esqueça os meses, esqueça os seus finais, esqueça os finais”. 🎵


Estamos cantantes porque esta última semana também traz o Dia Mundial do Hambúrguer 🍔 (28) e a última emenda de feriado do ano, Corpus Christi (30). E na outra semana já começa junho, que é o mês da maior feira de franquias do mundo.


Já fez sua inscrição para a ABF Franchising Expo? A feira ocorrerá de 26 a 29 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo, com mais de 400 marcas expositoras, conteúdo na Arena do Conhecimento, experiências, networking e muitos negócios. Enquanto você se prepara para esse momento tão aguardado no ano, confira o 📅 calendário de eventos da ABF dos próximos 15 dias.


28/05: Curso Expansão e Venda de Franquia - Híbrido, reunião de diretoria e Encontro da Comissão de Educação, na sede da Pearson

29/05: Reunião do Conselho da ABF, da Comissão de Educação e da Comissão de Lojas de Conveniência

04/06: Reunião da Comissão de Fornecedores

04/06: Reunião da Regional ABF Centro-Oeste, na PopCorn Gourmet

06/06: Encontro da Regional ABF Nordeste, na sede da Loucos por Coxinha e reunião da Comissão de Expansão

07/06: Reunião da Comissão Next Generation

Rio Grande do Sul, contabilidade, educação... as notícias do setor

MÍDIA

PODER 360: Aporte do Pronampe para empresas do RS será dividido em 2 grupos

 

CONTÁBEIS: Descubra quais são os 7 erros mais cometidos na contabilidade de franquias


DIÁRIO DO COMÉRCIO: Os cuidados no processo de internacionalização de franquias

 

UOL: Quer ter franquia de educação? Veja como escolher e administrar uma

 

TERRA: Geração Z impulsiona o crescimento do franchising no Brasil

 

RÁDIO ITATIAIA: O franchising se solidariza com o Rio Grande do Sul


Curtiu a edição de hoje?

ABF@NEWS


Somos uma newsletter gratuita sobre as ações lideradas pela Associação Brasileira de Franchising – ABF e demais assuntos que mexem com o bolso e a cabeça dos empreendedores brasileiros.


Excetuando as edições especiais, tipo plantão do Jornal Nacional, sabe?, costumamos chegar na caixa de entrada do seu e-mail às segundas-feiras alternadas, às 05h10 (com margem de erro de cada servidor de e-mail... que nem instituto de pesquisa, dois para lá, dois pra cá).


Por que tão cedo? Porque acreditamos em começar (e terminar) a semana com pique total e, claro, em homenagem ao Dia Nacional do Empreendedor, em 05/10. A jornalista que assina esta newsletter agradece, inclusive, à padaria que abre de madrugada: Andréa Cordioli (MtB: 31.865)


Sempre verifique o spam caso não nos encontre na sua caixa de entrada.


Se quer enviar dicas e sugestões, envie-nos um e-mail
Se tem interesse em ser o próximo anunciante, clique aqui

Se quer se inscrever para receber o ABF News, o link é este