|
|
Alô mulheres do franchising, mulheres empreendedoras e mulheres do "Brasil do Brasil": março é o seu mês.... mês de homenagem, porque o ano inteiro é de vocês (e esse espaço também). Merecidíssimo! |
|
|
Tempo estimado de leitura: 6min05 |
| |
|
Quer saber as tendências do mercado mundial de franquias? Dá uma espiada... |
|
|
|
|
Se você não esteve em Phoenix, capital do Arizona (EUA) 🛩️ de 15 a 21 de fevereiro para a Convenção da IFA (International Franchise Association), tem que estar em São Paulo no dia 26 de março para o Pós-IFA da ABF.
Vamos até te dar alguns insights do que rolou no maior evento mundial do setor de franquias para que você garanta sua vaga no Pós-IFA.... Mas, corre 🏃♂️, porque as vagas no presencial são limitadas e já apuramos por aqui que o "trem" tá ficando lotado.
Além de conferir a cobertura em nosso site 📝 sobre a IFA 2024, incluindo as visitas técnicas exclusivas às redes Freddy’s Frozen Custard & Steakburgers, School of Rock, EarthWise Pet, The Joint Chiropratic e Dine Brands, veja a seguir 10 destaques coletados pela curadoria de conteúdo da ABF na IFA 2024.
✏️ Programas de saúde mental precisam ser implantados nas empresas. ✏️ É preciso ter o mindset de motivar as pessoas e servir franqueados e colaboradores.
✏️ As pessoas querem ser vistas, reconhecidas e valorizadas. ✏️ Inteligência Artificial é realidade: experimente rodar uma análise SWOT no chat GPT. ✏️ Vai internacionalizar? Tenha preparo, comprometimento e contrate bons advogados locais.
✏️ O alinhamento de valor com a marca e o negócio é o principal vetor de decisão para quem adquire uma franquia. ✏️ É preciso ter velocidade para entrar em contato com o lead que acaba de chegar na rede.
✏️ Garanta que o básico – site, SEO, agência de comunicação etc – esteja sendo bem feito. ✏️ Antecipe-se às renovações de contrato, alinhando as expectativas entre franqueadoras e franqueados. ✏️ Fortaleça o consultor de campo, emponderando-o com dados e ferramentas de IA. |
|
|
|
Minas Gerais sai na frente e realiza a primeira reunião regional ABF do ano |
|
|
|
|
A Regional ABF Minas Gerais abriu a porteira 🚪 dos encontros das regionais em 2024 no dia 26/02 e foi bem ao estilo dos mineiros: "tudim muito bão". Teve até a presença do vice-governador do Estado, Mateus Simões.
E lógico que o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, e o diretor dessa regional, Antônio Bortoletto, aproveitaram essa presença para debater as ações do governo para desenvolver as oportunidades e a competitividade no setor. 👏
Teve mais gente que participou desse debate, como Thiago Toscano, da Codemge (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais). Tudo isso se deu na sede da Localiza, em Belo Horizonte, e com participação em peso dos associados da região.
E se você quer números, nós temos: Minas Gerais é o terceiro estado com o maior faturamento no franchising brasileiro, com mais de R$ 20,9 bilhões em 2023, e cerca de 17,5 mil operações. Uau! Ops, é uai, sô! Veja a cobertura deste evento. |
|
|
De Minas Gerais direto para o Rio de Janeiro, não poderíamos deixar de registrar que, no mesmo dia, o presidente da ABF Rio, Clodoaldo Nascimento, entregou uma homenagem ao professor Luiz Felizardo Barroso, que foi um dos fundadores da Associação e é ex-presidente do Conselho Fiscal da ABF Rio. 🏅 É merecido que fala né? Saiba mais. |
| |
|
Prepare-se para embarcar em mais uma etapa do Programa Franchising Brasil |
|
|
|
|
Vamos falar de expansão internacional? Então, bora comemorar que a ABF renovou o convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para o Programa Franchising Brasil até 2025, quando serão completados 20 anos dessa exitosa parceria. 🍾
E quer conhecer, pelo menos, 5 mercados-alvo que serão trabalhados até lá? Chile, China, Estados Unidos, Guatemala e Portugal. Portanto, prepare o passaporte... 🛂
Se é associado ABF e tem interesse em participar do programa, entre em contato aqui. Além de feiras e missões, o Franchising Brasil tem diversas iniciativas que envolvem estudos de mercado, Certificado de Franquia Internacional, Prêmio Destaque de Internacionalização, projeto comprador e por aí afora...
🚩 Saiba mais sobre a renovação do programa e confira o que disse o presidente da Apex, Jorge Viana. Foi emocionante ouvir dele, durante o Pós-NRF da ABF, em São Paulo, o quanto o franchising trabalha para alcançar resultados tão bacanas. Bora voar com o Franchising Brasil! 🔝 |
|
|
|
Encontro Jurídico aborda o que todo mundo quer saber: Reforma Tributária |
|
|
|
|
Foco do trabalho do Advocacy da ABF, a Reforma Tributária também foi tema do primeiro Encontro Jurídico 👩⚖️ deste ano, que ocorreu de forma on-line no dia 22/02.
Como sempre, tem uma cobertura desse momento no site da ABF, mas vamos te trazer algumas informações importantes, como os próximos passos 👣 no trâmite da Emenda Constitucional 132/2023:
👉 Foi criado o Programa de Apoio Técnico à Reforma Tributária Constitucional (PAT/RTC) para propor os anteprojetos de lei que regulamentarão a EC 132.
👉 Esse programa é subdividido em comissões, grupos técnicos e grupos de análise jurídica.
👉 Os grupos técnicos têm até março para concluir seus trabalhos e enviar os anteprojetos de lei ao Ministério da Fazenda.
👉 A ABF apresentará as suas contribuições, buscando colaborar com o processo legislativo e alcançar os êxitos esperados para o setor de franquias. |
|
|
|
Quais são as preferências dos consumidores do futuro? |
|
|
|
|
Mais um boletim 🗞️ de tendência ma-ra-vi-lho-so que você encontra na nossa ABF News: Tendências de Comportamento de Consumo 2024, feito pelo Sebrae.
Você também quer um resuminho, não é mesmo? Então, vamos lá. Nós te ajudamos para você nos ajudar (custa zero mandar um recadinho do coração 💓 para nossa redação).
📍 Depois de tanta aceleração, 2024 trará reflexões e sentimentos relacionados ao prefixo “re” com o sentido de: rever, refazer, reequilibrar e ressignificar.
📍 O que as empresas precisam fazer diante disso? Acompanhar os sentimentos dos consumidores, mantendo ritmos ágeis, inovadores e criativos, que considerem o conceito slow.
No estudo, você também encontra os perfis dos consumidores neste ano: ▶️ Reguladores, ▶️ Conectores, ▶️ Construtores de Memórias e ▶️ Não-sensorialistas, além de dicas para se comunicar melhor com eles. (tem um 'que' de Programação Neuronlinguística isso daí, hein pessoal).
E os pequenos negócios também encontram dicas valiosas, como:
👉 foque na variedade de produtos e serviços nos sentimentos e comportamentos do consumidor.
👉 customize suas ações por canal, região e segmentos. 👉 mantenha atualizada as informações sobre o comportamento de quem compra. 👉 Utilize dados de clientes e análises avançadas para fornecer recomendações personalizadas de produtos. |
|
|
|
Paixão por dados, paixão por insights, paixão por tendência: aqui tem tudo isso |
|
|
|
|
Há mais de um século ⏳, a Convenção anual da NRF - National Retail Federation dita as tendências do varejo mundial logo no início do ano. Os insights são tantos que, por meses e meses seguintes, muitos fóruns debatem as sementes lançadas de janeiro em janeiro.
E não foi diferente na Praxis Business, que preparou o e-book Tendências & Boas Práticas do Varejo Mundial Aplicadas ao Contexto das Redes de Varejo e Franquias no Brasil.
E é, claro, que nós vamos compartilhar esse material com vocês 😊 e também os 10 Takeaways da NRF 2024, segundo a consultoria. Depois nos diga o que achou, táokey pessoal?
1. Revise seu modelo de negócio e atualize continuamente sua proposta de valor. 2. Reforce continuamente o propósito da marca, demonstrando com consistência o “reason why”.
3. Estude (muito) a Inteligência Artificial, e avance aplicando um passo de cada vez. 4. Comece a coletar dados primários e mapeie a jornada do seu cliente.
5. Avalie formas de monetizar o seu negócio para além de produtos e serviços. 6. Cuide da sua equipe para ela cuidar bem do consumidor.
7. Empodere os líderes das unidades com constante alinhamento e capacitação. 8. Olhe para soft skills: contrate comportamento e treine técnica.
9. Entenda o novo papel da loja física, com forte viés em serviços e conexão entre pessoas. 10. A tecnologia é meio, automatiza tarefas repetitivas e permite ao humano ser humano. |
|
|
|
Chegou o último mês do 1º trimestre e olha que tem evento e acontecimento! |
|
|
|
|
Estamos começando o último mês do primeiro trimestre do ano e quem ainda não alcançou suas metas corre, porque faltam apenas 19 dias úteis para abril dar às caras. 😱
E não vai ser por falta de evento ou networking que você vai ficar para trás. Não, não. 🙅♂️ Compartilhamos com vocês um pouco do que ocorrerá no franchising nos próximos 15 dias, mas, antes, algumas outras datas importantes:
➡️ Este é o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08/03) e teremos um podcast especial só com elas... elas que lideram redes de franquias! 💪
➡️ Dois dias depois (10/03) tem um dia muito especial (ou não 🤣): Dia do Sogro. Bora homenagear o “segundo pai” que a vida concede aos casais!
➡️ E aí chegamos no dia 15/03: Dia Mundial do Consumidor e Dia da Escola. Aí simmmm... É o dia daqueles “que tem razão” e daqueles que “buscam a razão”. 😉
➡️ E agora vamos à agenda dos próximos 15 dias, mas não sem antes dizer aos associados da ABF que já está à disposição deles condições especiais para participação no Guia Oficial de Franquias. Entre em contato agora e não chore depois...
08 a 10/03: Planejamento Estratégico da ABF 06/03: Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da ApexBrasil
08/03: Reunião da Comissão de Microfranquias 12/03: Encontro da Comissão de Expansão e Pontos Comerciais: Expansão na era digital. Práticas e ferramentas
13/03: Encontro da Regional Centro-Oeste, no Kumon 14/03: Reunião da Comissão de Indústrias
14/03: Reunião da Comissão de Estudos Jurídicos 14/03: Encontro Jurídico
⚠️ 15/03: Último dia para inscrição no Prêmio ABF Destaque Franchising 15 a 18/03: Missão à Franchise Expo Paris (inscrições encerradas) |
|
|
|
Financiamento, inteligência artificial e oportunidades pautam a imprensa |
|
|
|
|
|
|
|
ABF@NEWS
Somos uma newsletter gratuita sobre as ações lideradas pela Associação Brasileira de Franchising – ABF e demais assuntos que mexem com o bolso e a cabeça dos empreendedores brasileiros. 💡
Excetuando as edições especiais, tipo plantão do Jornal Nacional, sabe?, costumamos chegar na caixa de entrada do seu e-mail às segundas-feiras alternadas, às 05h10 (com margem de erro de cada servidor de e-mail... que nem instituto de pesquisa, dois para lá, dois pra cá 😜).
Por que tão cedo? Porque acreditamos em começar (e terminar) a semana com pique total e, claro, em homenagem ao Dia Nacional do Empreendedor, em 05/10. A jornalista que assina esta newsletter agradece, inclusive, à padaria que abre de madrugada: Andréa Cordioli (MtB: 31.865)
Sempre verifique o spam caso não nos encontre na sua caixa de entrada.😊
📩 Se quer enviar dicas e sugestões, envie-nos um e-mail 🚀 Se tem interesse em ser o próximo anunciante, clique aqui
🗞️ Se quer se inscrever para receber o ABF News, o link é este |
|
|