Trovinha do bem

Bom dia! A estagiária mandou avisar que ela fez uma trovinha neste mês de Halloween 🎃 e está no fim desta edição. Melhor ler (praga de estagiária pega).

Tempo estimado de leitura: 6min50

Vai pagar no dinheiro, no PIX, no cartão ou na misericórdia de Deus?

SHOPPINGS

Qual é o meio de pagamento mais utilizado nas compras em shopping centers ? Se você disse PIX, errou. Segundo a pesquisa “O comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers”, elaborada pela Abrasce, o cartão de crédito 💳 é o preferido por 74% dos visitantes, seguido por cartão de débito (63%), PIX (52%) e dinheiro (45%).


O plástico é o mais usado por consumidores nas faixas entre 30 a 44 anos (77%) e de 45 a 59 anos (78%). Já entre as cidades que mais utilizam cartão de crédito estão Salvador (82%), Fortaleza (81%) e Belo Horizonte (80%).


Agora, vamos a alguns dados gerais da pesquisa que podem ajudar você, empreendedor, a tomar decisões assertivas:


➡️ 24% consideram a localização como o fator mais importante na escolha do shopping e 22% optam pelo empreendimento a partir do mix de lojas.


➡️ 46% dos consumidores preferem comprar em shopping por considerá-lo um local seguro e 36% o avaliam como um local prático para resolver as necessidades do dia a dia.


➡️ 65% dos frequentadores vão ao shopping com veículo próprio e o tempo médio de permanência é de 80 minutos.


➡️ 75% costumam pesquisar preço no online antes de ir a uma loja física. Sobre as preferências, 58% costumam comprar calçados no shopping e 54%, vestuário.


➡️ 43% dos consumidores se disseram incentivados a visitar os empreendimentos pelas Compras, 31% pelo Lazer , 21% pela Alimentação e 5% pelos Serviços.

Remuneração, benefícios e experiências: a revolução tem a ver com pessoas

RECURSOS HUMANOS

Olha nós aqui de novo compartilhando mais um estudo 🔝 para você ler (alô chefes desse Brasil varonil, foco na parte que fala sobre aumento de salários 🤭).


O Estudo de Remuneração Brasil 2024, da Michael Page, traça perspectivas para o mercado de trabalho que vale a pena conhecer. Inclusive, o segundo atributo mais importante para atração e retenção de colaboradores, após o salário, é a flexibilidade.


Com isso, as métricas de controle baseadas em tempo dão lugar àquelas centradas em objetivos e metas. O estudo aponta que, em 2024, haverá um enfoque cada vez maior nas habilidades e experiências necessárias para entregar resultados de qualidade. 


O levantamento também evidencia a busca por ambientes mais colaborativos, refletindo o interesse genuíno das empresas em promover um ambiente positivo, e a transformação digital de maneira contínua como um modelo mental, abarcando ferramentas para diferentes modelos de trabalho e eficiência de recursos 📈.


E olha que interessante: 82% dos profissionais acreditam que a semana de 4 dias úteis aumentaria seu bem-estar e felicidade e 61% das empresas acreditam que a semana de 4 dias aumentaria a produtividade. Deu match Brasil? 😂


⚠️ É importante considerar também que, se de um lado o salário é fator decisivo para a retenção de bons colaboradores, por outro o aumento dos custos operacionais comprime as margens de lucro das empresas, dificultando ajustes de remunerações. 


Tanto que 37,6% das empresas não planejam aumentar os salários em 2024, além do dissídio. Porém, contudo, todavia, entretanto, 39,9% das pessoas, mesmo empregadas, estão em busca neste momento de novas oportunidades de trabalho. Eita equação difícil essa daí....

Mulheres e jovens: parcerias para fortalecer o franchising

INSTITUCIONAL

Você sabia que 48% das pessoas que buscam por franquias são mulheres 👩‍🦰, segundo o Portal do Franchising?


Para ampliar ainda mais a participação das mulheres no setor, a ABF fechou parceria 🤝 no dia 03/10 com o Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) e com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).


A parceria prevê 🎯 o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas para a promoção do empoderamento feminino por meio da sua autonomia financeira, valorizando a diversidade e a equidade de gênero.


Outra aliança importante que a ABF fechou e que já está dando frutos 🍒 é com o projeto Juventudes Potentes, em outros países conhecido como GOYN (Global Opportunity Youth Network), ação articulada pela United Way Brasil, do Instituto Aspen.


As Comissões da ABF Next Generation e ESG visitaram no dia 06/10 a sede do Instituto Ana Rosa, onde conheceram um pouco mais sobre o programa Elevado à Potência que integra o projeto Juventudes Potentes.


A ideia do encontro foi promover a vivência dos franqueadores e franqueados no universo dos jovens-potência e a troca de experiências. Confira aqui como foi essa mentoria reversa.

Do Nordeste ao interior de SP: tem muita informação e networking 

REGIONAIS

A terceira reunião do ano das regionais ABF seguiu a todo o vapor 🚂 no final de setembro. Na Regional Nordeste mais de 60 associados se encontraram em 27/09 na sede do Sebrae, em Salvador (BA).


O encontro liderado pelo diretor dessa Regional, Fernando Ribeiro (Sal e Brasa), abordou o franchising íntegro, números do mercado, Reforma Tributária, como ultrapassar a barreira das 100 lojas, cultura de gestão, e muitos outros assuntos. Veja a matéria completa aqui.


Já no dia 28/09 foi a vez dos associados da Regional ABF Interior de São Paulo reunirem-se na Bella Capri Redentora, em São José do Rio Preto. E, conforme adiantamos na edição anterior, em parceria com o Sebrae, a ABF deu início ao processo para reconhecer SJRP como um Arranjo Produtivo Local (APL) de franquias 🔝.


O encontro dessa Regional comandada por Guto Covizzi (Bella Capri) também contou com palestra do presidente da ABF, Tom Moreira Leite, sobre o processo de transformação digital do Grupo Trigo. O conteúdo completo desse encontro – que teve ainda visita técnica à nova sede do Mercadão dos Óculos – está aqui.

Vamos dar as boas-vindas aos novos integrantes da ABF

INSTITUCIONAL

A ABF recebeu no último mês 24 novos associados👏 . São 4 potenciais franqueadores, 8 fornecedores, 3 startups e 9 redes de franquias, de 5 diferentes segmentos. Na parte de notícias do nosso site, você descobre quem são os novos associados. Sejam muito bem-vindos!

 

Para vocês que estão chegando agora, nós vamos compartilhar uma breve colinha aqui , essencial para o melhor aproveitamento do seu processo associativo. ✍️ Anota aí:


📲 Entre em nossa lista de transmissão no WhatsApp

🗞 Inscreva-se para receber gratuitamente esta newsletter

🗓️ Não perca a atualização da agenda de eventos

🚩 Aproveite nossos cursos e mentorias

📚 Acesse conteúdos exclusivos no ABF Transforma

📌 Atualize sempre seus dados na Central do Associado

👉 Conheça o Manifesto por um Franchising Íntegro

✅ Utilize os materiais dessa iniciativa

 

E para todos: acompanhem o depoimento do presidente da ABF, Tom Moreira Leite, sobre atuação da ABF no Senado Federal em relação à Reforma Tributária e os pleitos defendidos pelo setor🚩. #franchisingintegro


Inclusive, a ABF se uniu ao Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha) e a outras entidades empresariais pela campanha "Atualiza Simples Nacional – Por mais empregos e justiça tributária". Saiba mais aqui.

Café para acordar e remédio para dormir: a receita de uma sociedade ansiosa

COMPORTAMENTO

Olhe ao seu redor. Some a quantidade de pessoas que você vê, incluindo você. Acredite: pelo menos a metade delas sofre de ansiedade 😲. Já os casos de depressão chegam a 1 em cada 5. Os dados são do Instituto Ipsos, mas eles não podem ser apenas estatísticas.


Por isso, a ABF promoveu para os colaboradores a palestra "Vamos falar de saúde emocional" com o especialista em bem-estar organizacional. Felipe Goettems. E, como vocês sabem, nós dividimos tudo aqui com vocês 🙂. Então, lá vai a 1ª dica: assistam o documentário Vida Mais Leve, que mostra caminhos para o autoconhecimento e bem-estar.


A seguir, compartilhamos 5 insights do bate-papo com ele e do documentário, mas que estão longe de ser a receita da felicidade, que está diretamente ligada ao autoconhecimento. E lembrem-se: as empresas devem ser lugares nos quais as pessoas desejam estar. Não lugares onde elas precisam estar!


📝 Dimensione corretamente seus desafios e sua capacidade (em geral, os desafios são superdimensionados e as capacidades, subdimensionadas).


📝 Muito do sofrimento está ligado ao apego. Desapegue e relaxe. Investir em autoconhecimento nunca é perda de tempo, mesmo em um mundo competitivo.


📝 O mundo está acelerado e todo mundo vai dormir com a sensação de que está devendo. Defina pilares que importam, como saúde, relações amorosas e trabalho.


📝 Procure olhar para o seu interior . Há pessoas que passam uma vida sem olhar para dentro, vivendo o julgamento alheio e esvaziando a vida de sentido.


📝 Responda a essas perguntas: "o que é importante para mim?", "estou fazendo o que é importante para mim?", "por que não estou fazendo?"

Contagem regressiva para a ABF CON 2023, mas antes...

AGENDA

A segunda quinzena de outubro chega com a energia lá em cima para a Convenção ABF do Franchising, a ABF CON 2023. Também, não é para menos:  é na Bahia, tem boa parte da nata do franchising, palestrantes internacionais, lançamentos incríveis, atrações imperdíveis, gravações de podcasts 🎙️ e muita informação!


Aliás, momento invejinha: congressistas, vocês receberão edições extraordinárias da ABF News direto da Convenção. Os demais terão que esperar o início de novembro para saber tudo o que rolou na Ilha de Comandatuba. 🤭


Mas, calma, que antes dos dias 25 a 29/10, tem mais agenda no franchising. A semana começa com a Feira do Empreendedor 2023, promovida pelo Sebrae, de 16 a 19/10, lá no São Paulo Expo. Nesse meio tempo, no dia 18, muda o lote de preço para inscrição no Selo de Excelência em Franchising (SEF) 2024. Então, corre 🏃‍♀️.  


No dia 19/10 também ocorre o Econext Summit 2023 , evento sobre sustentabilidade, conexões e tendências da área ambiental e que associado ABF e leitores da ABF News tem 30% de desconto utilizando o cupom ABFECONEXT30. E no dia 20 ainda tem reunião da Comissão de Transformação Digital.


Ainda este mês, as redes de franquias associadas à ABF poderão responder a Pesquisa de Desempenho do 3º Trimestre. A pesquisa abordará questões específicas e estratégicas, no qual somente os participantes terão acesso ao relatório apurado. Indique aqui o responsável pelo preenchimento e não perca essa.


Lembrando que o mês encerra com o Dia das Bruxas 🧙. E, por isso, fizemos uma trovinha temática para nossos franchisers lovers:

🎃 Doçura ou travessura?

Não importa a nomenclatura

Empreendedor está preparado

Para enfrentar o doce e o amargo


Em franquia, mais ainda...

Trabalhar em rede é coisa linda

Parece até uma certa feitiçaria

Mas é só trabalho e muita alegria😊

Reforma Tributária, expansão, reciclagem... o que pautou a imprensa

MÍDIA

ABF: Com apoio da ABF, OAB Rio Preto discute temas atuais das franquias

 

CORREIO BRAZILIENSE: Empresas intensivas em mão de obra precisam de geração de crédito, diz ABF

 

TV VANGUARDA/ GLOBO: Setor de franquias cresce na região

 

DIÁRIO DO COMÉRCIO: Parceria alavanca empreendedorismo feminino no franchising

 

EXAME: Dono do China In Box e Spoleto mira novo perfil de investidor com franquia de poke de R$ 200 mil


UOL: Americanas desiste de venda da Uni.co, dona das franquias Puket e Imaginarium

 

R7: Presidente da ABF-Rio explica como funcionam as microfranquias


PEGN: Empresário cria rede de franquias de madeira feita de plástico reciclado

Curtiu a edição de hoje?

ABF@NEWS


Somos uma newsletter gratuita sobre as ações lideradas pela Associação Brasileira de Franchising – ABF e demais assuntos que mexem com o bolso e a cabeça dos empreendedores brasileiros. 💡


Excetuando as edições especiais, tipo plantão do Jornal Nacional, sabe?, costumamos chegar na caixa de entrada do seu e-mail às segundas-feiras alternadas, às 05h10 (com margem de erro de cada servidor de e-mail... que nem instituto de pesquisa, dois para lá, dois pra cá 😜).


Por que tão cedo? Porque acreditamos em começar (e terminar) a semana com pique total e, claro, em homenagem ao Dia Nacional do Empreendedor, em 05/10. A jornalista que assina esta newsletter agradece, inclusive, à padaria que abre de madrugada: Andréa Cordioli (MtB: 31.865)


Sempre verifique o spam caso não nos encontre na sua caixa de entrada.😊


📩 Se quer enviar dicas e sugestões, envie-nos um e-mail
🚀 Se tem interesse em ser o próximo anunciante, clique  aqui

🗞️ Se quer se inscrever para receber o ABF News, o link é este