|
Besouro ‘verde e amarelo’
|
|
|
A partir desta semana veremos a primeira protagonista brasileira em um filme da DC ganhar as telonas. Que isso inspire todos a acreditarem em seus sonhos e propósito (sim, este ABF News é sobre isso)
|
|
|
Tempo estimado de leitura: 6min42
|
|
|
|
“Vocês não atendem marcas, vocês atendem pessoas”
|
|
|
|
|
Sabe o que é bom dos colaboradores da ABF ganharem treinamento? Todo mundo ganha via ABF News 😂. Os sócios da Maria Brasileira, Felipe Buranello e Eduardo Pirré,
estiveram no dia 10/08 na Associação para falar sobre "Diferenciar-se para encantar. Encantando para diferenciar-se".
E aproveitando o bordão da campanha deles “Isso facilita!”, nós também vamos facilitar para vocês com a mensagem principal:
📌 busque fazer a diferença no dia a dia, ou seja, faça valer o seu propósito.
Lembrando que tudo se resume a pessoas, ou seja, se resume a surpreendê-las e a entregar mais do que o esperado. Em outras palavras, é
“encantar” no termo raiz ou “overdelivering”, no termo Nutella 😁.
Logo a seguir, compartilharemos as dicas dessa turma que completou este ano uma década com a Maria Brasileira, com 475 franquias em 26 estados brasileiros.
Mas, antes, traduzindo em mais números: 🔢
➡️ São 80 mil atendimentos por mês, 3.636 atendimentos por dia, 6 atendimentos por minuto e 1 atendimento a cada 10 segundos. Falando só de
franqueadora, franqueados e profissionais envolvidos são 51.712 vidas impactadas direta ou indiretamente!
Imagina só esse número na ABF, que atende mais de 1.750 associados, com milhares de unidades franqueadas, que impactam, pelo menos e
cada um, quatro pessoas em casa... meu Deus, dá para trazer a 🧮 HP12C?
E ainda criando um suspense antes de mais dicas, o pessoal da Maria Brasileira disse que a ABF é “a seleção brasileira de todo franqueador” e
que a nossa ABF News é muito lida, além de inspirar a rede. Uau, amamos o feedback público. 🫰
E agora mais 5 dicas:
🚩 Busque a diferenciação no posicionamento da marca e nas atitudes.
🚩 Identifique e solucione as dores do cotidiano do seu público-alvo.
🚩 Construa autoridade, dando dicas de como fazer determinada coisa.
🚩 Entretenha primeiro antes de vender; trabalhe gatilhos mentais.
🚩 Faça-se presente no mercado e entregue algo a mais, além da expectativa.
E lembre-se: só suporta o processo quem vive o propósito. Voltamos ao título: nós atendemos pessoas. E você?
⌚ Em tempo: a ABF também agradece a Sobrancelhas Design, que igualmente proporcionou momentos especiais à equipe!
|
|
|
|
Quer saber como integrar novos franqueados na rede?
|
|
|
|
|
Mais um estrangeirismo da moda, mas totalmente necessário na vida de qualquer empresa: onboarding. No caso do franchising, quando se trata de franqueados,
nem se fala. Uma boa integração é parte essencial de uma operação de sucesso, que reflita os valores e os propósitos
da marca 🔝.
Para tratar disso, a ABF promoveu no dia 8 de agosto uma mesa-redonda virtual para associados sobre a importância do processo educativo inicial dos franqueados.
As especialistas Carolina Schirmer (Chocolate Lugano) e Gislaine Lima (Alpargatas/Havaiana), moderadas por Marília Saveri (Praxis Business),
deram dicas importantes. Veja um apanhado delas e leia o conteúdo completo
em nosso site:
👉 Ser um franqueador é ser um gestor do conhecimento.
👉 Os processos devem ser repassados de forma prática.
👉 A intenção é que o franqueado desenvolva competências e habilidades de atendimento ao cliente, soft-skills, negociação
e pós-venda.
👉 É importante entender o franqueado, suas necessidades, adaptar conteúdos e fazer com que ele se sinta parte da marca.
👉 É preciso ter uma troca entre a franqueadora e o franqueado, e entre os próprios franqueados também.
|
|
|
|
Tudo o que você gostaria de saber sobre franquias (e nunca perguntou)
|
|
|
|
|
E por último, mas não menos importante, chegamos ao nono e derradeiro episódio do podcast Fala Franchising 🎙️ gravado durante a ABF Franchising
Expo, entre os dias 28 de junho a 1º de julho.
Com convidados especiais como Rodrigo Abreu, máster franqueado da AlphaGraphics Brasil e diretor de Marketing e Comunicação da ABF; Tânia Zanin,
sócia da Zanin Advogados, e Beno Krivkin, sócio-diretor da Tribecca, respondemos muitas dúvidas sobre franquias.
Corre aqui para
assistir o episódio moderado pela coordenadora de Comunicação e Conteúdo da ABF, Andréa Cordioli, e se
você tiver perguntas sobre o franchising ou gostaria de saber mais sobre outros temas em nossos próximos podcasts, escreva para nós lá
nos comentários 📩.
ABF News é informação e é interação, certo pessoal?
|
|
|
|
Educação na área: ABF faz diagnóstico completo sobre o segmento
|
|
|
|
|
Se você não tem um negócio na área de Educação, com certeza já foi pelo menos consumidor de alguma empresa do segmento.
Então, preste a atenção em alguns destaques do Diagnóstico Setorial de Educação 2023, realizado pela
ABF.
As principais transformações observadas após as adequações do período de pandemia em 2022 e neste ano, com foco na retenção
de estudantes, foram aumento dos recursos de ferramentas tecnológicas, redução do custo de ocupação e
ganhos de escala.
Veja outros achados:
📌 As aulas presenciais voltaram a ter predominância: 83% do total entre os estabelecimentos de ensino profissionalizante e de desenvolvimento humano,
88% nas escolas de idiomas e 100% nos colégios bilíngues.
📌 O segundo formato de aula com maior participação é o Digital Síncrono, ou seja, aulas online ao vivo, em que professor e aluno
interagem em tempo real.
📌 Os alunos permanecem, em média, de 13 a 24 meses na rede.
📌 As empresas franqueadoras de Educação têm, em média, mais de oito anos de atuação no mercado.
📌 91% dos alunos de escolas de idiomas pertencem à classe B2.
📌50% dos alunos de escolas de ensino profissionalizante e desenvolvimento humano e colégios bilíngues pertencem à classe A.
📌 29,6% das franqueadoras respondentes esperam faturar até 10% mais em 2023 frente a 2022; 25,9%, de 21% a 30%, e 18,5% delas entre 10% e 20%.
|
|
|
|
Pelos corredores dos shopping centers encontramos... vem ver
|
|
|
|
|
A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) produziu uma pesquisa com informações importantes sobre o comportamento dos frequentadores de shoppings 🛍️.
O levantamento passou por 26 estados e no Distrito Federal, com 4.300 entrevistas no geral. Vamos ver alguns recortes?
🫰 Paraíso da Classe B: 51% dos frequentadores são pertencentes a essa classe
📊 Menos visitas por mês: se compararmos com 7 anos atrás (2016), há uma diferença de 19% nessa presença, saímos de
67% para 44%.
🐶 Pet também faz parte da família: 73% dos entrevistados têm animal de estimação, mas apenas 30% costumam passear com o pet
no shopping.
🚩Localização: Sim, ele ainda é o fator principal de escolha, com 24%, mas em uma comparação direta com 2016, esse número
era de 56%.
🍽️ Viver, comer, comprar: a pesquisa… para, para, para. Você não achou que a gente te daria tudo assim de mão beijada,
né? Faz assim, clique aqui e confira essa
matéria completa.
|
|
|
|
Como as empresas estão inovando para se adaptar às novas demandas?
|
|
|
|
|
Mesmo com tantas transformações digitais, a humanização é o que faz a diferença, e o Varejo 5.0 vem com a intenção
de colocar o cliente no centro de tudo a partir de 3 pilares.
Quem disse isso? O e-book "Varejo 5.0: como as empresas estão inovando para se adaptar às novas demandas dos consumidores", feito pela
empresa de tecnologia Bornlogic. 💻
E quais são mesmo esses 3 pilares? Hiperpersonalização,humanização e propósito.
O que o varejo perde se ficar de fora dessa transformação digital? Se pensarmos em números, os varejistas no Brasil deixam
de ganhar R$ 1,6 trilhão a cada ano que não implementarem a Inteligência Artificial na estratégia de negócio.
É como se estivessem “rasgando” dinheiro, e muito. 💸
Além da Inteligência Artificial, há outros pontos a serem desenvolvidos. 👉 Omnichannel é um deles: 65% dos consumidores
esperam ter uma experiência de compra consistente em todos os canais de vendas.
Veja mais destaques no e-book.
|
|
|
|
Piscou, acabou: o mês, o ano e as vagas para a ABF CON 2023
|
|
|
|
|
Por ser um mês pós férias escolares, sem feriados e com 31 dias, agosto sempre teve a fama de ser interminável 🗓️. Mas já estamos
na terceira semana do oitavo mês do ano e não é que parece que ele começou ontem? Piscou, acabou.
Então, fique de olhos abertos 👀 para pegar a agendae algumas dicas do franchising dos próximos 15 dias:
📅 15/08: Entendendo Franchising (Sebrae/RS Porto Alegre), das 9h às 16h
💡 Dica: Adquira o Guia Oficial de Franquias nas versões impressa (enquanto durarem os estoques) ou digital interativa
💡Dica: Associado ABF, o Banco de Dados Mercado Imobiliário está com novas funcionalidades. Acesse
📅 23/08: Encontro com Associados, das 10h às 12h, em formato híbrido. Você precisa estar nessa!
💡Dica: Alô associado ABF, você já se inscreveu na ABF CON 2023. Então, corre porque até o final de agosto acaba o segundo lote.
📅 24 e 25/08: Encontro ABF Regional Sul, em Gramado (RS), com visitas técnicas na Criamigos
e Lugano.
💡Dica: Associados do nosso coração: vocês já responderam a pesquisa de desempenho do 2º trimestre? Ajuda-nos a te ajudar!
📅 29/08: Open SEF: informações sobre o Selo de Excelência em Franchising 2024. Inscrições em breve.
💡Dica: Por falar em pesquisa, está rolando a segunda pesquisa de satisfação de associados do ano. Bora mandar nota e deixar seu recado.
📅 30/08: Encontro da Comissão ABF de Saúde, Beleza e Bem-Estar, na Óticas
Diniz, em São Paulo
💡 Dica: Ei, você já conferiu nossa landpage sobre franchising íntegro? Lá, tem manifesto, artigos, podcasts e tudo sobre esse grande propósito do setor.
📅 31/08: Reunião da diretoria da ABF, das 9h às 13h, do Conselho da entidade, das 13h às 17h, e dos Coordenadores de Comissões
ABF, das 15h às 17h.
|
|
|
|
Aquisição, expansão, microfranquias... a pauta na imprensa
|
|
|
|
|
|
|
|
ABF@NEWS
Somos uma newsletter gratuita sobre as ações lideradas pela Associação Brasileira de Franchising – ABF e demais assuntos que mexem com o bolso e a cabeça dos empreendedores brasileiros.
💡
Excetuando as edições especiais, tipo plantão do Jornal Nacional, sabe?, costumamos chegar na caixa de entrada do seu e-mail às segundas-feiras, às 05h10 (com margem de erro de cada servidor de e-mail... que nem instituto de pesquisa, dois para lá, dois pra cá 😜).
Por que tão cedo? Porque acreditamos em começar (e terminar) a semana com pique total e, claro, em homenagem ao Dia Nacional do Empreendedor, em 05/10.
A jornalista que assina esta newsletter agradece, inclusive, à padaria que abre de madrugada: Andréa Cordioli (MtB: 31.865)
Sempre verifique o spam caso não nos encontre na sua caixa de entrada.😊
📩 Se quer enviar dicas e sugestões, envie-nos um e-mail
🚀 Se tem interesse em ser o próximo anunciante, clique aqui
🗞️ Se quer se inscrever para receber o ABF News, o link é este
|
|
|
|
|