Visualizar no navegador

Números que falam por si

A frase escolhida para a semana é: quando você tem um obstáculo no seu caminho e você não consegue removê-lo, o seu caminho é o obstáculo. Boa segunda metade do ano!

Tempo estimado de leitura: 6min46

ABF Franchising Expo bate cerca de
61 mil visitantes: a maior do mundo

INSTITUCIONAL

Extra, extra, extra 🗞️: a ABF Franchising Expo comemorou 🥂 suas 30 edições em alto estilo. Cerca de 61 mil visitantes estiveram, entre 28 de junho a 1º de julho, nos pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo, visitando mais de 400 marcas expositoras (dessas, 129 participando pela primeira vez 👏👏👏). Era gente “pra dedéu” nos corredores, e formada por um público muito qualificado 🔝.
 

Famosos

 

E tiveram políticos e entidades parceiras na abertura da feira, além de celebridades também em todos os demais dias... que chique 😎! Estiveram na maior feira de franquias do mundo, realizada pela ABF e organizada pela Informa Markets, famosos como ➡️ Aline Salazar, Arthur Aguiar, Caio Castro, Celso Portiolli, César Urnhani, Deborah Secco, Flávia Alessandra, Helô Pinheiro, Jasin Marques de Andrade, Joel Jota, Lana Cristina, Monique Motta, Otaviano Costa, Pamella Ferreira, Ratinho, Ticiane Pinheiro e Yudi Tamashiro. Tá bom ou querem mais, franchisers lovers? 💗
 

Novidades

 

Teve também muita novidade na feira 📝: além da estreia do Carrefour, a Expo Franchising trouxe franquias B2B e financeiras – de crédito, seguros, tecnologia, telecom e gestão –, microfranquias (30 no espaço dedicado e mais de 110 na feira no geral), além de formatos diferenciados (delivery multimarca, tuktuk 🚙, trailer, Cadilac de chopp, geladeira inteligente de bebidas, lojas autônoma, store in store etc).
 

Novos nichos

 

Surgiu também uma grande variedade de novos nichos: tapioca em cone, serviços de comércio exterior, plataforma de mobilidade para cidades do interior, energia solar ☀️, móveis planejados sustentáveis, loja de departamentos, lavanderias self-service, venda de cotas de barcos e lanchas 🚤 compartilhadas, teste de enagrama, modeladores corporais...
 

... Quer mais?

 

Teve também restauração predial, choripan, consultoria ambiental, box de massa delivery e retirada, clínica veterinária popular 🏥, cartão de saúde, postos de carregamento de celular (associada a venda de mídia), lámen, panificação, aluguel de brinquedos 🛴, células tronco, distribuição de equipamentos médicos sofisticados etc. Eita franchising, o céu é o limite. 🚀
 

Conhecimento

 

E quem buscou conhecimento também encontrou 🤓. A Arena do Conhecimento recebeu cerca de 1 mil potenciais empreendedores e trouxe quase 50 horas de palestras com temas como: A Lei do Franchising 13.966/2019, Liderança Contemporânea, Conceitos de Franchising, Passos para avaliar uma Franquia, Conceitos de Franchising, Entendendo o Contrato de Franquia, Explorando outros horizontes do empreendedorismo, entre outros temas.
 

 

Sustentabilidade

 

Rolou também premiação de Estande Sustentável 🌿, em parceria com a BR+10. Os premiados foram AlphaGraphics, Kumon e Santander Getnet, representando, respectivamente, as categorias Micro, Pequeno e Médio portes. As redes receberam certificados e o valor que seria referente aos troféus físicos 🏆 foi integralmente doado em forma de cestas básicas para o Projeto Quebrada Alimentada, que distribui alimentos para famílias em vulnerabilidade na região Norte de São Paulo. Aí sim! 🥰
 

Fala Franchising

 

Teve muita coisa bacana na feira, inclusive gravação de váriossssss podcasts 🎙️ que você irá acompanhar a partir desta semana e durante todo julho. Tá pensando que franchising dá férias? Dá não, pessoal 😄! E se você perdeu a Expo deste ano, já anota na agenda 📅 a data da feira do ano que vem: 26 a 29 de junho. E para esquentar os motores, dá uma olhadinha aqui no que o pessoal disse sobre a feira deste ano.

 

Mais de 3 mil pessoas assistem a palestras na ABF Franchising Week 2023

INSTITUCIONAL

A 8ª edição da ABF Franchising Week, ocorrida dias 26, 27 e 28 de junho, foi um sucesso de público e “bilheteria” 🎫. Foram mais de 3 mil pessoas que assistiram 😯, de forma presencial ou online, a cerca de 40 palestras com aproximadamente 100 horas de conteúdo proveniente de pouco mais de 100 palestrantes.
 

📌 Considerando as palestras da Arena do Conhecimento e da ABF Franchising Week, mais de 4 mil pessoas foram capacitadas no setor em apenas uma semana! Quer ver um resumo do que rolou em cada um desses 10 eventos? Veja só aqui embaixo e leia mais aqui.

 

1️⃣   Seminário Setorial de Food Service

Debateu a visão estratégica, os desafios e as oportunidades para o segmento. O presidente da ABF, Tom Moreira Leite, elencou insights para o food, entre eles 👉 ter promoções por tempo limitado para geração de tráfego e 👉 explorar produtos e ingredientes que estão em alta no TikTok.

O evento contou também com palestra de Daniel Kastrup, da Coca-Cola 🥤, que compartilhou uma pesquisa que identifica os 4 pontos fortes que influenciam o comportamento do consumidor: Cultura 💃🏾, Tecnologia 🧑🏾‍💻, Economia e Ambiente. 🌳
 

O seminário debateu, ainda, as agendas sociais e ambientais praticadas pelas empresas, com temas como desperdícios de alimentos e reciclagem de embalagens, hospitalidade, novos sabores e Reforma Tributária e culminou na apresentação da Pesquisa Setorial de Food Service, que trouxe dados como 📈 o tíquete médio do food é de R$ 53,33 e 📈 o turnover do segmento é de 23%.
 

 

2️⃣   Seminário de Saúde, Beleza e Bem-estar

Tratou da mudança de comportamento a partir da necessidade de se cuidar da saúde física e emocional. Um exemplo foi o Buddha Spa que criou um aplicativo 📲 que ajuda a medir o humor dos colaboradores.
 

O evento também contou com palestra de Carla Sarni, CEO do Grupo Salus, que compartilhou sua história e pensamentos e ensinamentos, como 🔸Franquia não é vaca 🐄, que você compra de manhã e dá leite de tarde; 🔸 Não existe processo linear para o crescimento. É impossível acertar em tudo; 🔸 O fã é seu principal promotor. Ele te vende, te divulga; e 🔸 Temos que nos tornar CEOs influencers. Ninguém vende melhor o nosso negócio do que nós mesmos.
 

O primeiro seminário de SBBE na Franchising Week também abordou a importância da jornada do cliente. 🏃🏾

 

3️⃣   Seminário Setorial de Redes de Educação

O foco do evento foi a transformação da educação livre, o turnaround no segmento e a educação como projeto de vida. 🧑🏾‍🏫
 

Um dos painéis recebeu o cantor Rogério Flausino 🎤, do Colégio Brasil-Canadá. Ele revelou que a educação foi quase um caminho natural para entrar nessa área, afinal seus pais eram professores. “Fui criado com cheiro de mimeografo”, afirmou.
 

O seminário também trouxe números de uma recente pesquisa sobre o segmento e falou sobre a nova rotina de aprendizado inicia da na pandemia.

 

4️⃣   Congresso de Expansão de Redes

O evento debateu as diferentes oportunidades de expansão, como parques, aeroportos, condomínios residenciais e estações de trem e metrô.
 

O Congresso também apresentou a história e a estratégia de Casa Bauducco, Arezzo & Co e Reserva e falou sobre desafios como 🎯 captar os melhores franqueados, 🎯 garantir a localização adequada 🎯 alcançar boas negociações de locação 🎯 otimizar recursos 🎯 e garantir a entrega.

 

Para encerrar com chave de ouro 🗝️, o evento também tratou de propósito. Entre os valores citados: 📌 sonhar grande, mas também com alinhamento de interesses; 📌 aprender a escutar para entender os problemas e buscar soluções 📌 ter compromisso com resultados e pessoas.

 

5️⃣   Seminário de Microfranquias

O evento apresentou o novo a pesquisa feita pela ABF que apontou que as microfranquias têm crescido 📈 dentro do setor e que 44% das redes já oferecem esses modelos considerados a porta de entrada🚪do empreendedorismo.
 

Entre os dados surpreendentes da pesquisa, estão os números que mostram que as 👩‍🦰 mulheres estão se tornando as protagonistas na gestão e liderança das microfranquias. De um total de 114 marcas de franquias puras, 19% contam com mulheres na posição de executivas.
 

O Seminário também falou sobre as cidades com potencial e benefícios para empreender, treinamento, pagamento de royalties, retenção de franqueados na rede, performance e muito mais. 📈

 

6️⃣   Seminário de Fornecedores do Franchising

O evento abordou a integração do franqueador com o fornecedor, os desafios das vendas online, a otimização dos processos e o uso da inteligência artificial (IA).
 

Mais uma vez o propósito apareceu como tema central, quando foi debatida a importância de fornecedores e clientes compartilharem valores éticos e de responsabilidade social.🤝
 

Durante o Seminário também foi anunciado os vencedores do 1º Prêmio Destaque Franchising: Fornecedor do Ano. Foram selecionados três fornecedores que se destacaram em áreas como Qualidade, Inovação, Atendimento ao Cliente, Sustentabilidade e Parceria Estratégica: 🥇

ProSelling (case Fogão Turbinado) 🥈 Franquias extranet (case Extranet para o Agro) 🥉 GoAkira (case GoAkira e Hoje Sorvetes).

 

7️⃣   Congresso de Franqueados

O evento focou na cultura organizacional centrada no franqueado, que consiste em feedbacks constantes; trouxe aspectos da mentoria reversa, que trata basicamente da participação ativa dos franqueados nos destinos da marca franqueadora 💫; e abordou os multifranqueados a partir de insights da Multi Unit Franchising Conference. 🗺️
 

Um cenário macroeconômico também foi compartilhado, com projeções para inflação, crédito, emprego, PIB e relação dívida-PIB. 💰
 

O evento contou, ainda, com apresentação de case da Dengo Chocolates 🍫, e um bate-papo sobre liderança, empatia e sustentabilidade. E olhem só este dado: pesquisa Gallup feita nos Estados Unidos 🗽 mostrou que 49% dos colaboradores entrevistados não são engajados junto às marcas às quais prestam serviço. Pior: 16% dos empregados são ativamente desengajados. 😔

 

8️⃣   Seminário de Transformação Digital

O evento abordou como a mudança de mindset pode impulsionar a cultura de inovação no ecossistema empresarial 🧠🌱, como potencializar a experiência do cliente por meio da clusterização e hipersonalização dos dados e, claro, sobre o futuro da gestão de franquias com inteligência artificial. 🤖
 

Não faltaram dicas de investimento em tecnologia para que os clientes das marcas tenham uma experiência única. Pode ser por meio de apps ou outras ferramentas, a palavra-chave do momento é mesmo buscar a hiperpersonalização. 👦🏾
 

Outra mensagem deixada pelo Seminário é: tecnologia sim, mas sem esquecer a empatia e o afeto.

 

9️⃣  Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial

O evento debateu os desafios e oportunidades comuns na integração de canais (território e vendas online), os aspectos econômicos das decisões judiciais em franquias e o marketing digital no setor, além de ter contato com 6 mesas-redondas.

 

Quando se tratou da relação de causa e efeito entre o que acontece nos tribunais e os reflexos na economia e nos negócios, foram citados exemplos como anulação das cláusulas arbitrais, pelos Tribunais de Justiça ⚖️, e intervenção nas multas rescisórias, ferindo a isonomia entre partes e outras relacionadas a solidariedade em contratos 📜 de trabalho.
 

As vendas por WhatsApp também foram debatidas. E com dados: 66% das pessoas conectadas 🌐 no Brasil enviam mensagens para uma empresa pelo menos uma vez por semana, sendo que 82% dos brasileiros desejam poder se comunicar com empresas por meio de mensagens. 📲

 

🔟 Congresso Internacional de Franchising

Os desafios da internacionalização foram debatidos nesse Congresso, que também apresentou os números das franquias brasileiras no exterior: 213 marcas nacionais operando em 126 países 🛫.
 

Os três destinos preferidos são: ➡️ Estados Unidos, pela maturidade do mercado; ➡️ Portugal, muito por conta da presença brasileira no país e pelo idioma; ➡️ Paraguai, pela proximidade.
 

O evento também concedeu o Prêmio Destaque de Internacionalização 2023 para Bateras Beat, Calçados Bibi, Chilli Beans, Doutor Sofá e Tropicool.

Maior feira de franquias do mundo domina o noticiário na imprensa

MÍDIA

BAND: Franquias investem em negócios sustentáveis visando novos clientes

 

FORBES: ABF Expo: 10 franquias para quem quer faturar mais de R$ 1 milhão ao ano

 

PEGN: Feira de franquias ABF: Mercados de proximidade e novos formatos estão entre as tendências

 

TERRA: 7 dicas para quem visita a maior feira de franquias do Brasil

 

SEBRAE: Franquias geram expectativa de novos negócios em evento nacional

 

ESTADÃO: Feira de franquias da ABF: 40 redes com descontos e novos modelos a partir de R$ 10,5 mil

 

JORNAL DE BRASÍLIA: ABF Franchising Expo: conheça as melhores oportunidades de franquias em São Paulo

 

 

Curtiu a edição de hoje?

 

ABF@NEWS

 

Somos uma newsletter gratuita sobre as ações lideradas pela Associação Brasileira de Franchising – ABF e demais assuntos que mexem com o bolso e a cabeça dos empreendedores brasileiros. 💡
 

Excetuando as edições especiais, tipo plantão do Jornal Nacional, sabe?, costumamos chegar na caixa de entrada do seu e-mail às segundas-feiras, às 05h10 (com margem de erro de cada servidor de e-mail... que nem instituto de pesquisa, dois para lá, dois pra cá 😜).
 

Por que tão cedo? Porque acreditamos em começar (e terminar) a semana com pique total e, claro, em homenagem ao Dia Nacional do Empreendedor, em 05/10. A jornalista que assina esta newsletter agradece, inclusive, à padaria que abre de madrugada: Andréa Cordioli (MtB: 31.865)
 

Sempre verifique o spam caso não nos encontre na sua caixa de entrada.😊

 

📩 Se quer enviar dicas e sugestões, envie-nos um e-mail
🚀 Se tem interesse em ser o próximo anunciante, clique aqui

🗞️ Se quer se inscrever para receber o ABF News, o link é este