O amor está no ar

Que hoje você tenha um amor daqueles de Franqueador e Franqueado, que contratempo algum jamais separe! Feliz Dia dos Namorados 💞

Tempo estimado de leitura: 6min37

Excelência no franchising: os cases de 5àSec, CNA e Rei do Mate

INSTITUCIONAL

Chegou mais um podcast 🎙️ Fala Franchising, da ABF. E o tema desta edição é excelência em franquias 🏆. Para falar sobre o assunto, convidamos 3 redes que este ano não só foram chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising (SEF), como também se sagraram vencedoras com o 28º Prêmio ABF Destaque Franchising:


➡️ Antonio Nasraui, CEO do Rei do Mate eleito Franqueador do Ano

➡️ Decio Pecin, CEO do CNA vencedor na categoria Educação com o livro "O que você queria saber sobre franchising por quem entende do assunto"

➡️ Fábio Roth, CEO da 5àSec, que venceu o Prêmio Sustentabilidade na categoria Mega, que congrega franquias a partir de 100 franqueados, 200 unidades e com mais de 15 anos de franchising.


O episódio, moderado pela coordenadora de Comunicação e Conteúdo da ABF, Andréa Cordioli, já está disponível nas principais plataformas de streaming e também no ABF Transforma, o web app de conteúdo da ABF Educação.


Aperte o play ▶️ e não perca as dicas de gestão (e spoilers 😜) desses grandes líderes. Bom episódio!

Tem artista, pesquisa e análise SWOT: a Comissão de Educação está a milhão

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO

A Comissão ABF de Educação realizou no último dia de maio (31/05) uma reunião na sede do Grupo MoveEdu, em São José do Rio Preto. A pauta: a programação do Seminário Setorial de Redes de Educação, no dia 26/06, das 14h às 18h, na ABF Franchising Week, e o planejamento para 2024 (sim, já começou a temporada de pensar no ano que vem 😱).


Várias redes participaram desse encontro, como Cebrac, Centro Britânico, CNA, Happy, Influx, Kumon, Rockfeller, Supera e The Kids Club, além, é claro, do anfitrião MoveEdu, que abriu a empresa para uma visita guiada, apresentação de sua estratégia e marcos históricos. É coopetition que fala, né pessoal? 🤝


O grupo também se debruçou na pesquisa sobre o setor educacional que será apresentada na Franchising Week. E, olha, não podemos adiantar nada antes que nos cortem a cabeça ☠️, mas ela está bem bacana, pois reflete um recorte de franqueadores detentores de quase 7 mil unidades de franquias! 📉


Além desses dados e de abordar temas como transformação da educação livre, turnaround em franquias de educação e marketing, sabe quem participará do Seminário na Franchising Week? Rogério Flausino! Sim, o vocalista 🎤 e líder da banda Jota Quest é sócio da rede Brasil Canadá e vai contar sua conexão com o segmento de educação 🔗.


E essa Comissão super engajada, liderada pelo Bruno Gagliardi (Centro Britânico), também desenvolveu uma análise SWOT do segmento de Educação, mirando aumentar a participação dessas redes no mercado de franquias. Tem mesmo que ser o pessoal de educação para trazer tanta riqueza de informação, não é mesmo? ☺️

Microfranquias terão novo teto de investimento a partir de julho

MICROFRANQUIAS

Você sabe que a abfnius sempre tenta antecipar informação, né? Mesmo quando não pode (adoramos viver no risco 🤭). E desta vez temos uma super novidade para as microfranquias: a ABF anunciará na 30ª edição da ABF Franchising Expo o novo valor máximo de investimento para as microfranquias, que vigorará a partir de julho: até R$ 135 mil. Atualmente, o teto é de R$ 105 mil.


E de onde vem esse cálculo? O novo valor de referência corresponde a três vezes o PIB anual per capita 🧮. Com essa nova conceituação da ABF, o número de microfranquias puras (que operam apenas desta forma) associadas à entidade salta de 216 para 314. Já as redes mistas (com ambos os modelos) aumentam de 219 para 280.


Um raio-x das microfranquias brasileiras feito pela ABF no ano passado mostrou que as microfranquias vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado. Segundo o levantamento, a participação das franquias de menor investimento no setor 📈 aumentou de 28,9%, em 2020, para 36,9% em 2022.


Quer saber mais? Visite o Espaço Microfranquias na feira, que contará com mais de 30 oportunidades de negócios que vão de R$ 9 mil a R$ 100 mil. Tem opção para todos os bolsos 💰, nos mais diversos formatos e você não pode perder.

Microfranquias: uma ferramenta de transformação socioeconômica

PESQUISA

Já que anunciamos 📢 o novo teto de microfranquias, queremos compartilhar também um levantamento feito pelos profissionais Eduardo Santinoni (Y Consultoria) e Rodrigo Ramires de Oliveira (Maple Bear) com 77 franqueados de marcas de baixo investimento de 9 redes de franquias.


⚠️ Esse estudo constatou a importância das microfranquias como ferramenta para uma transformação socioeconômica na vida dos franqueados.⚠️


85% dos participantes da pesquisa investiram abaixo de R$ 50 mil. Desses, 71,42% progrediram de renda e/ou mantiveram-se com renda acima de R$ 10 mil 💵 e somente 6,50% tiveram regressão de renda. 📉


Em relação às capacitações e treinamentos que são realizados pela franqueadora, o estudo mostra que 72,72% desse público sente um melhor preparo para ser um franqueado de microfranquia a partir desse suporte. E 54,54% entenderam que o acesso a itens básicos melhorou. 📝

 

59,74% dos respondentes afirmam que houve melhora na qualidade de vida, um número muito acima dos 11,68% que sentiram uma piora nesse sentido. O saldo é positivo 👍. E trazendo mais um pouco de porcentagem, o estudo aponta que 81,81% estão otimistas com o futuro 👌 e 46,75% afirmam que os serviços de saúde tiveram uma melhora 🏥.


Santinoni, que também é diretor-adjunto de Expansão da ABF, diz que a decisão de fazer esse levantamento teve como objetivo entender o impacto desse modelo de negócio na vida dos empreendedores oriundos de uma parcela mais pobre da população. 👍


Tendência ou atualidade? O que o presente espera de nós...

TENDÊNCIAS

Já estamos na metade do ano 😮, mas sempre é tempo de falar sobre tendências. A agência Wunderman Thompson fez um belo material sobre as 100 tendências para 2023 e, como nós adoramos nossos leitores, preparamos um breve compilado desse levantamento, com 7 principais tópicos, para despertar sua curiosidade de conferi-lo na íntegra.


Veja aí embaixo 👇 se já gabaritou em todos os itens ou se ainda vai ajustar a rota e conte para nós nos comentários 😊.


📍 Cultura: A Evolução do Metaverso – Tim Cook (CEO Apple) diz que em pouco tempo nós vamos olhar para trás e nos perguntar “como vivemos sem a realidade aumentada?”.


📍 Tecnologia e Metaverso: “Tecnocessibilidade” – As empresas estão redesenhando seus ambientes digitais para maior acessibilidade.


📍 Marcas e Marketing: Marcas Web3 – As marcas estão assumindo a Web3, que é basicamente o blockchain e a tokenização digital. A NFT é um grande exemplo.


📍 Varejo e Comércio: Desenho Multiversal – O design onírico e sobrenatural está reinventando os espaços físicos para uma nova era de criatividade.


📍 Luxo: Clube de Crypto – Um clube social para membros na era da descentralização. Os clubes de membros estão sendo virtualizados para atender a uma elite crescente de criptomoedas.


📍 Saúde: O Super-Eu – Cuidar de si mesmo agora inclui a saúde física, mental e até ambiental. 🦸‍♂️


📍 Trabalhar: Empreendedorismo Inclusivo – Empreendedores de comunidades carentes estão inovando por conta própria.

E qual é a perspectiva do consumidor para este ano? Vem que te contamos

CONSUMO

Se na nota anterior falamos sobre tendências para o mundo dos negócios, nesta abordamos a Perspectiva do Consumidor em 2023. Já deu para reparar que adoramos um estudo, não é mesmo? Então se você tem um bem bacana, manda para nós! Quem sabe sai na próxima ABF News?


Neste levantamento, a Nielsen tenta entender o consumidor distraído de 2023 e, para tanto, mapeia as suas intenções em todo o mundo 🌎.


➡️ Você que vem se sentindo mais cauteloso e cético no momento de consumir, pode ficar tranquilo pois não está só nessa. Trata-se de um fenômeno que se tornou comum neste momento: a situação dos consumidores é instável, seja por conta de preços ou até de eventos climáticos 🌪.


Em uma comparação com o ano passado, houve um leve aumento de consumidores que dizem estar em uma condição financeira pior: foram 39% em 2023, ante 37% em 2022 📈. E os três pilares desse dado são a própria economia, altos custos de vida e a pandemia. E um dado super relevante que esse estudo traz é que, pela primeira vez neste século, os salários mensais globais caíram 😓.


O estudo ainda discorre sobre recessão em todo o mundo e finaliza dizendo que ser mais sustentável 🌿 é uma intenção dos consumidores em 2023. ⚠️ Taí uma bela oportunidade para agradar esse consumidor instável, além de que a mãe natureza agradece. E muito! 🌻

Uma semana apaixonadamente cheia de evento e com espaço para fazer o bem

INSTITUCIONAL

Esta semana começa com os corações batendo mais forte 💝 e o varejo lucrando mais com o Dia dos Namorados (12/06). Mas, após a segunda-feira de restaurantes lotados e filas em vários estabelecimentos 🤭, a terça (13/06) tem duas reuniões regionais: Centro-Oeste, na sede da Bio Mundo, em Brasília, e Minas Gerais, na sede da Fecomércio, em Belo Horizonte, além de reunião da Comissão de Franqueados da ABF.


Na quarta (14/06), outra data importantíssima: é Dia Mundial do Doador de Sangue🩸. E vale dizer que, segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,4% da população brasileira doa sangue regularmente. É muito pouco diante de tanta necessidade 🥹! Então, corre fazer sua doação logo cedo porque, em seguida, tem encontro da Regional Sul, em Joinville, e reunião da Comissão de Indústrias da ABF.


Já no dia 15, além do segundo dia de reunião da Regional Sul, a Regional Interior de São Paulo junta os associados no Centro de Distribuição do Boticário, em Ribeirão Preto. Também neste dia gravaremos mais um episódio muito especial do podcast Fala Franchising na ABF 🎙️ (mas este vamos fazer suspense dos entrevistados!).


E não acabou: ainda tem reunião da Comissão de Estudos Jurídicos da entidade. A sexta (16/06) fecha com reunião da Comissão de Microfranquias. E aí, minha gente, estaremos distantes uma semaninha da ABF Franchising Week. Tá chegandoooooo 🎉, garantiu sua participação? Boa semana franchisers lovers!

ChatGPT, fast food, investimento... o que virou notícia na imprensa

MÍDIA

PEGN: McDonald's e Burger King usam ChatGPT para provocar concorrência em campanhas

 

EXAME: 15 franquias de fast food para quem quer faturar mais de R$ 100 mil por mês

 

CLIENTE SA: Decolar aposta em lojas físicas próprias e franquias

 

E-INVESTIDOR: 10 franquias para investir com faturamento anual de R$ 1 milhão

 

MONEY TIMES: Franquias: Investimento de R$ 40 mil vira negócio com faturamento anual de R$ 12 milhões; conheça

 

DIÁRIO DA REGIÃO: Faturamento das franquias registra aumento de 17,2% no primeiro trimestre de 2023

 

PANROTAS: Turismo e serviços levam franquias a crescer 17% no 1T23, diz ABF

 

PORTAL O CORREIO: O poder do empreendedorismo através das franquias


Curtiu a edição de hoje?

ABF@NEWS


Somos uma newsletter gratuita sobre as ações lideradas pela Associação Brasileira de Franchising – ABF e demais assuntos que mexem com o bolso e a cabeça dos empreendedores brasileiros. 💡


Excetuando as edições especiais, tipo plantão do Jornal Nacional, sabe?, costumamos chegar na caixa de entrada do seu e-mail às segundas-feiras, às 05h10 (com margem de erro de cada servidor de e-mail... que nem instituto de pesquisa, dois para lá, dois pra cá 😜).


Por que tão cedo? Porque acreditamos em começar (e terminar) a semana com pique total e, claro, em homenagem ao Dia Nacional do Empreendedor, em 05/10. A jornalista que assina esta newsletter agradece, inclusive, à padaria que abre de madrugada: Andréa Cordioli (MtB: 31.865)


Sempre verifique o spam caso não nos encontre na sua caixa de entrada.😊


📩 Se quer enviar dicas e sugestões, envie-nos um e-mail
🚀 Se tem interesse em ser o próximo anunciante, clique aqui

🗞️ Se quer se inscrever para receber o ABF News, o link é este