Café, energético e tênis

A dica da semana é: muito café, energético e um tênis confortável para maratonar 10 eventos com conteúdo em 2 dias e meio e percorrer mais de 11 mil metros quadrados de muuuuuuitas oportunidades em franquias.

Tempo estimado de leitura: 6min57

Chegou a semana mais esperada do ano no franchising: tem conteúdo e feira

INSTITUCIONAL

Tem muita coisa acontecendo esta semana, mas, para o franchising, a mais importante delas tem nome e sobrenome: é a semana do setor 📅, que começa na segunda-feira com a ABF Franchising Week, no dia 26/06, e termina no sábado com a ABF Franchising Expo, no dia 01/07.


No meio disso tudo aí, tem outras datas que vale ter na sua agenda: na terça (27/06) é Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas – boa parte da nossa base de empreendedores – e na quarta (28/06) é Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ 🏳️‍🌈.


Também na quarta, antes da abertura da maior feira de franquias do mundo 💫, a diretoria e o Conselho da ABF realizam reunião conjunta no Expo Center Norte. E nos dois dias seguintes (29 e 30/06) tem reunião dos membros da Federación Iberoamericana de Franquicias (FIAF) também na feira.


➡️ E vamos para a programação dos dois maiores eventos do franchising? Afinal, não podemos perder nem 1 minuto de muito franchising na veia. Lembrando que associado ABF tem direito a 2 convites cortesia para  cada evento da Franchising Week (com online ilimitado) e 3 convites cortesia para a Franchising Expo. E tudo isso daí ocorre no Expo Center Norte, em São Paulo, combinado pessoal?


E quem for lá na Expo aproveita para conhecer o estúdio do podcast 🎙️ Fala Franchising, onde terão gravações diárias, e garanta a sua edição do Guia Oficial de Franquias ABF. Haverá promoção só para os 4 dias de feira e enquanto durarem os estoques, então corre 🏃‍♀️ na Livraria da ABF.


26/06 - ABF Franchising Week

👉 Seminário Setorial de Food Service (9h às 18h)

👉 Seminário de Saúde, Beleza e Bem-estar (9h às 12h30)

👉 Seminário Setorial de Redes de Educação (14h às 18h)


27/06 - ABF Franchising Week

👉 Congresso de Expansão de Redes (9h às 12h)

👉 Seminário de Microfranquias (9h às 12h)

👉 Seminário de Fornecedores do Franchising (13h às 15h)

👉 Congresso de Franqueados (13h às 17h)

👉 Seminário de Transformação Digital (15h30 às 18h30)


28/06 - ABF Franchising Week e ABF Franchising Expo

👉 ABF Franchising Expo (13h às 21h)

👉 Arena do Conhecimento (14h às 20h50)

👉 Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial (14h às 18h)

👉 Congresso Internacional de Franchising (19h às 21h)


29/06 - ABF Franchising Expo

👉 ABF Franchising Expo (13h às 21h)

👉 Arena do Conhecimento (14h às 20h50)


30/06 - ABF Franchising Expo

👉 ABF Franchising Expo (13h às 21h)

👉 Arena do Conhecimento (14h às 20h50)

👉 Prêmio Estande Sustentável (a partir das 16h)


01/07 - ABF Franchising Expo

👉 ABF Franchising Expo (11h30 às 18h30)

👉 Arena do Conhecimento (12h30 às 18h10)


Em tempo⏰: usem e abusem da hashtag #franchisingweekabf em suas postagens, utilizem os gifs no Instagram digitando @abfoficial, mandem ver nos filtros encontrados na pesquisa como abfweek e abfexpo ou no perfil da ABF e se joguem nos stickers no WhatsApp. Quer receber? Mande aqui uma mensagem para nós.

No ar: oportunidades e desafios da internacionalização de franquias

INSTITUCIONAL

Você sabia que existem 213 redes de franquias brasileiras com operação em 126 países? E que, desse total, 30 marcas passaram a atuar no mercado internacional no ano passado 🛫? Não? Então, este podcast sobre a expansão do franchising no exterior é para você!


E para comentar sobre os números, as oportunidades e os desafios da atuação com franquias no exterior, convidamos a gestora de Projetos de Promoção Comercial da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Karen Hayashi.


Também participaram desse bate-papo o CEO da Bateras Beat, Dino Verdade 🎼; e o gerente de Projetos Internacionais da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e responsável pelo programa Franchising Brasil, Bruno Amado.


O episódio 🎙️, moderado pela coordenadora de Comunicação e Conteúdo da ABF, Andréa Cordioli, já está disponível nas principais plataformas de streaming, no YouTube e também no ABF Transforma, o web app de conteúdo da ABF Educação. Não perca e já prepare o passaporte 🛂 para novos voos empresariais!

Reforma Tributária, expansão e performance pautam encontro

REGIONAL SUL

Mais uma Regional ABF que reuniu seus associados foi a Sul e em dois dias: 14 e 15 de junho, na capital Porto Alegre (RS). No primeiro dia, os participantes realizaram visitas técnicas às sedes das redes Studio Fiscal e 4Beer, encerradas com um happy hour. Já no segundo dia, o evento liderado pelo diretor dessa Regional, André Belz (Rockfeller Language Center), foi realizado no Sebrae-RS.


Veja alguns destaques do evento patrocinado pelo Banco Safra, com apoio da Quiero Café e da Bella Gula:

📌 André Belz apresentou os números do desempenho do franchising no primeiro trimestre deste ano


📌 Daniel Guedes (Casa do Construtor) ministrou a palestra “Estratégias de Peer Group”


📌 Sidnei Amendoeira (MMA Law e diretor Jurídico da ABF) e Graziela Modin (Studio Fiscal) conduziram um bate-papo sobre Reforma Tributária


📌 Antonio Carlos Diel (Bolsa de Franquia) e Viviane Almada (Mutuals) conduziram a mesa-redonda “Expansão”


📌 Julio Segala (Kumon) e Camila Kohlrausch (Calçados Bibi) lideraram a mesa-redonda “Como lidar com franqueados de baixa performance”


📌 Erlon Labatut (NuvNuv) e Fabiana Estrela (diretora-executiva da ABF) comandaram a mesa-redonda “O que fazer nos primeiros passos da franqueadora”.

Associados debatem omnicanalidade e governança em Ribeirão Preto

REGIONAL INTERIOR DE SP

Depois das reuniões das regionais ABF Centro-Oeste, Minas Gerais e Sul foi a vez da Regional Interior de São Paulo, liderada pelo diretor Guto Covizzi (Covizzi Franchising), agrupar os associados no dia 15/06 na sede do Grupo Cedro – O Boticário, em Ribeirão Preto.


Veja alguns destaques do evento patrocinado pelo Banco Safra:


📌 Guto Covizzi apresentou dados sobre o desempenho do franchising brasileiro no primeiro trimestre deste ano


📌 José Fugice (Goakira) palestrou sobre “Boas práticas de Expansão”


📌 Fabiana Borges (Grupo Cedro) falou a respeito do “Olhar do Franqueado: Logística, Omnicanalidadee E-commerce”


📌 Juarez Leão (Leão Business Upgrade) apresentou pontos importantes sobre a “Governança Corporativa/Conselho bem estruturado”.

De Salvador à São Paulo, a cruzada pela redução de impostos no franchising

LEGISLAÇÃO

O diretor Jurídico da ABF, Sidnei Amendoeira, representou a ABF nos dias 20 e 21 de junho em importantes pleitos para o setor 👨‍⚖️. Na terça-feira, a reunião foi com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Salvador, Mila Paes Scarton, com a secretária da Fazenda dessa capital, Giovanna Victer, e contou com a participação do diretor da ABF Regional Nordeste, Fernando Ribeiro (Sal & Brasa), além do apoio da assessoria tributária contratada pela ABF, a A2M.


O objetivo foi pleitear a redução do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) em contratos de franquias em Salvador de 5% para 2%, como já conquistado nos municípios de Curitiba, Goiânia, Joinville, Rio de Janeiro, São José do Rio Preto, São José dos Campos e São Paulo 🤲.


Já a reunião de quarta-feira foi com o Secretário de Fazenda da Cidade de São Paulo, Ricardo Ezequiel Torres, e contou com a presença da vereadora de São Paulo, Janaína Lima, e da vice-presidente da ABF, Adriana Auriemo. A pauta foi o Refis (Programa de Refinanciamento de Dívidas) especial para o setor de franquias.


 A entidade também busca a remissão das dívidas dos últimos cinco anos, haja vista que o setor foi muito afetado 📈 com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2020, de considerar constitucional a incidência de ISSQN em contratos de franquias.


Estamos de olho. 👀

O que fazer para destravar o crescimento em tempos de incertezas?

ECONOMIA

A empresa global de consultoria de gestão, Simon Kucher, preparou o estudo Unlocking Growth in Times of Uncertainty. O levantamento contou com 15.440 respondentes, sendo 1.003 deles brasileiros e detectou 5 pontos de destaque. Veja só que interessante os principais achados para pautar suas decisões:


👉 Cenário econômico: cerca de 75% dos entrevistados acreditam que o Brasil apresentará melhoras financeiras no futuro.


👉 Confiança no cenário financeiro: China, Emirados Árabes Unidos e Brasil são os países mais otimistas quanto às suas previsões financeiras futuras.


👉 Expectativa de gastos: os consumidores planejam cortar seus gastos

em 4% no próximo ano. No Brasil esse valor é menos expressivo (-2%).


👉 Comportamento de compras: os consumidores esperam aumentar a frequência e o volume de compras em 5pp em média. No Brasil, esse aumento é de cerca de 19pp.


👉 Expectativa dos consumidores: consumidores esperam benefícios diretos em seus hábitos de compra, como aumento da frequência de promoções e profundidade de descontos.


Conclusão do estudo: as empresas precisam ser precisas nas ações de ativação e considerar os impactos em volume, margem e objetivos gerais de marketing. Veja aqui o levantamento na íntegra.

Em uma avalanche de novas tecnologias, quais inovam com resultados?

TENDÊNCIAS

A cada segundo, surge uma nova tecnologia. Até o final desta sua leitura, imagina só quantas já foram criadas e para os mais variados fins? De olho nisso, a InterNey Consultoria preparou um estudo para identificar as 260 Tendências Tecnológicas para Inovar com Resultados.

 

E, claro, nós vamos te dar um gostinho desse levantamento, além de disponibilizá-lo na íntegra.😉. Entre diversas categorias, uma que nos chamou muita atenção é a que se refere às tecnologias usadas no nosso dia a dia. Confira algumas delas:


📌 FoodTech – Que a alimentação é uma das grandes preocupações do presente e futuro não é novidade, então algo que a tecnologia traz para esse revés é a produção de alimentos a partir de células animais e vegetais: a famosa carne de laboratório está incluída nisso. Tem também a impressão 3D de alimentos 😯.


📌 RetailTech – Tem o objetivo de melhorar a experiência do cliente e otimizar as operações, como, por exemplo, via Realidade Aumentada, algo que proporciona maior interatividade e imersão do consumidor com o produto (e você sabe que os consumidores estão cada vez mais buscando por novas experiências). 🤖


📌 FashionTech – Agora a moda é ser sustentável e tech, e o Tecido com Tecnologia vem ganhando espaço no mundo da moda, porque, além de estilo, ele te entrega performance 🏃‍♂️. Dentro do FashionTech há outros dois pilares, como a Moda Circular ♻️ e olha ela aí de novo: a impressão 3D 🖨️.


E esses são só alguns destaques dentro de toda a experiência de tecnologia do dia a dia, ainda temos HomeTech, PetTech, ParentTech, ou seja, a tecnologia está presente em tudo 🧑‍💻.


No campo do Marketing e Publicidade 📲, as soluções desenvolvidas incluem análise de dados, automação e personalização, como por meio de plataformas que antecipam as preferências dos clientes e ferramentas de análise de sentimentos que monitora o feedback dos consumidores nas redes sociais.


E você, já tem usado alguma dessas tecnologias no seu dia a dia ou no seu negócio? Conta para nós nos comentários.

Sustentabilidade, aposentados, vendas diretas... a pauta da imprensa

MÍDIA

ESTADÃO: Franquias podem ter mais sucesso se forem sustentáveis

 

TERRA: Cresce o número de aposentados empreendendo com franquias

 

PEGN: Franquias investem para aumentar canal de venda direta dentro das lojas

 

CAPITAL ECONÔMICO: Franquias de negócios automotivos seguem em expansão

 

INTELIGÊNCIA FINANCEIRA: Empresa familiar: saiba como o Grupo Boticário lida com a sucessão no comando de suas franquias

 

RONDÔNIA AO VIVO: Sebrae organiza viagem técnica para a maior feira de franquias do mundo

 

TRIBUNA HOJE: Mercado de franquias aquecido atrai novas marcas para o Nordeste


Curtiu a edição de hoje?

ABF@NEWS


Somos uma newsletter gratuita sobre as ações lideradas pela Associação Brasileira de Franchising – ABF e demais assuntos que mexem com o bolso e a cabeça dos empreendedores brasileiros. 💡


Excetuando as edições especiais, tipo plantão do Jornal Nacional, sabe?, costumamos chegar na caixa de entrada do seu e-mail às segundas-feiras, às 05h10 (com margem de erro de cada servidor de e-mail... que nem instituto de pesquisa, dois para lá, dois pra cá 😜).


Por que tão cedo? Porque acreditamos em começar (e terminar) a semana com pique total e, claro, em homenagem ao Dia Nacional do Empreendedor, em 05/10. A jornalista que assina esta newsletter agradece, inclusive, à padaria que abre de madrugada: Andréa Cordioli (MtB: 31.865)


Sempre verifique o spam caso não nos encontre na sua caixa de entrada.😊


📩 Se quer enviar dicas e sugestões, envie-nos um e-mail
🚀 Se tem interesse em ser o próximo anunciante, clique aqui

🗞️ Se quer se inscrever para receber o ABF News, o link é este