Seguindo o meu caminho

A saudosa Rita Lee escolheu a frase que gostaria de ver em seu epitáfio: "nunca foi um bom exemplo, mas era gente fina." Qual mensagem você quer deixar para o mundo? Desculpe o auê, mas pense nisso enquanto é tempo.

Tempo estimado de leitura: 7min11

Você pode saber quem vence no final, mas aqui vamos te contar o porquê

INSTITUCIONAL

Esta notícia é como aquele filme 🎥 que todo mundo já sabe quem vence no final, mas nem todo mundo conhece o caminho para esse desfecho. E viemos te contar aqui um pouco do que fez o Rei do Mate se destacar como Franqueador do Ano no 28º Prêmio ABF Destaque Franchising, entregue no último dia 5 de maio.


A pontuação na Pesquisa de Satisfação do Selo de Excelência em Franchising (SEF) feita com os franqueados do Rei do Mate, e que representou a 24ª chancela consecutiva da rede, contribuiu para alçá-la ao lugar mais cobiçado 🧗 dessa premiação pelos franqueadores.


Soma-se a isso a recuperação do segmento de alimentação food service no pós-pandemia, bem aproveitada pela rede especializada em mates por meio de iniciativas de inovação e suporte ao franqueado. 🚩


E por falar em franqueado, não poderíamos deixar de te contar também o que fez com que 3 empreendedores brasileiros subissem ao pódio como os melhores Franqueados do Ano. Quer conhecer o resumo do case de cada um que pavimentou esse caminho? Veja só aqui embaixo ⬇️:


📌 1º lugar: Érica Maria de Oliveira Bernardes, da rede Maria Brasileira, de Três Rios (RJ)

Determinada a trazer valor para as profissionais parceiras da Maria Brasileira, a franqueada ajudou a desenvolver um projeto social, que possibilitou fidelizar as trabalhadoras à marca e aumentar a lucratividade dos franqueados.


📌 2º lugar: Silvia Matsuda, da rede Empório Mineiro Cheirin Bão, de Bragança Paulista (SP)

Assumindo o desafio de utilizar os insumos já disponíveis nas lojas para otimizar a produção e partindo de receitas replicáveis e rentáveis, Silvia criou a deliciosa Pizzaffle, uma pizza feita com o Waffle Pão de Queijo, nas versões doce e salgada.


📌  3º lugar: Luciano de Abreu Diniz Gonçalves, da rede Açaí Concept, de Aracaju (SE)

O desafio era implantar o delivery sem perder a qualidade do produto congelado, mantendo as suas características, sabores e texturas. O franqueado se especializou em gerar uma experiência de consumo com a entrega do produto em até 25 minutos.


🏆 Veja a cobertura completa da premiação aqui.

Tudo começa numa boa seleção de franqueados. Vem ver as dicas

INSTITUCIONAL

Acertar na escolha do franqueado 🎯 alinhado com a marca e o modelo de negócios da rede é meio caminho andado para o sucesso. É como um casamento 💍: é preciso saber bem com quem você pretende dividir o dia a dia, as alegrias, os perrengues... porque, sim, tudo isso faz parte da vida e, claro, dos negócios.


Chamamos para a missão de compartilhar essa experiência em suas redes a presidente das Óticas Diniz, Ariane Diniz; a fundadora e CEO do Café Cultura, Luciana Melo; e a sócia-fundadora da Morse Advogados Associados, Luciana Morse.


🎙️ O episódio, moderado pela coordenadora de Comunicação e Conteúdo da ABF, Andréa Cordioli, já está disponível nas principais plataformas de streaming e também no ABF Transforma, o web app de conteúdo da ABF Educação. Aperte o play e bom Fala Franchising!


➡️ E agora quem fala é você!  🗣️ Precisamos muito da sua colaboração, pois estamos preparando um episódio incrível no qual vamos responder todas as dúvidas sobre franchising e abordar tuuuuuudo o que você sempre quis saber e nunca teve coragem de perguntar. É a sua chance. Escreva aqui para nós!

Luz na passarela que lá vem elas: as redes de franquias internacionalizadas

INTERNACIONAL

✔️ É uma rede de franquia? ✔️ É associada adimplente da ABF? ✔️ É signatária do programa Franchising Brasil? Se você faz parte desse grupo de 178 marcas, então, essa notícia é para você: até o dia 26 de maio é possível se inscrever para concorrer ao Prêmio Destaque de Internacionalização 2023.


A premiação reconhece o trabalho realizado pelas franquias que alcançaram um consistente processo de internacionalização de suas marcas por meio da participação em ações de promoção e capacitação do Franchising Brasil.


E olha só 👀 quem ganhou a edição anterior: Chilli Beans, Espaçolaser, iGUi, Oakberry e Sobrancelhas Design. Se quiser conhecer mais esses cases vencedores, este é o caminho.


Já os vencedores deste ano serão anunciados durante o Congresso Internacional na ABF Franchising Week, dia 28 de junho, das 19 horas às 21 horas. Você não vai perder, né? Inscreva-se.

Pequenos flashes, grandes notícias: tem ação dentro e fora de casa

INSTITUCIONAL

1. Esta é uma notícia combo de notícias 😄. Começamos te contando que a vereadora de São Paulo, Janaína Lima, participou da cerimônia do Selo de Excelência em Franchising (SEF) no dia 5 de maio e saiu de lá encantada 💫 com a festa e a força do franchising. Tanto é que fez questão de gravar um depoimento sobre o trabalho da ABF e a intenção de fortalecer a parceria da Prefeitura de São Paulo com o setor.


2. Tem mais advocacy: o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, e o diretor Institucional, Fernando de Paula, reuniram-se com o ex-deputado Christino Áureo, o presidente da Fecomercio do Rio de Janeiro, Antonio Florencio de Queiroz Junior, e o diretor Regional do Senac RJ, Sérgio Ribeiro, no dia 10 de maio para debater: 📍 a cooperação entre as entidades e o 📍 fortalecimento de agendas conjuntas em prol do comércio, serviços e franchising. 🤝


3. Agora falando da porta para dentro, queremos te contar um spoiler do próprio # team ABF. Sabe o que a equipe está fazendo? Uma revisão aprofundada do mapeamento da Jornada do Associado, mentorada pelo diretor-adjunto de Estratégia Digital, Carlos Zilli. O objetivo é maximizar a comunicação com os associados e criar uma experiência de relacionamento personalizada e consistente. Mande sugestões 👉 aqui.


4. Não vamos nos cansar nunca de falar do nosso propósito, do que nos motiva e dá sentido a tudo o que fazemos: o franchising íntegro. Se você ainda não baixou os materiais para propagar essa ideia, chega mais. Enquanto isso, disponibilizamos um artigo novinho em folha sobre como expandir uma rede de franquias de forma saudável escrito por Marcelo Cherto, que foi um dos fundadores da ABF. 📝


5. E mais uma informação que pode beneficiar o franchising: o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a intenção de ter, até julho, uma linha exclusiva para empresários de pequenos negócios. As linhas e valores ainda não foram definidos, mas o intuito é que seja algo que vá além do crédito 💳 e proporcione, por exemplo, assistência com capacitação e orientação. ✏📄

Você trabalha com franquias? Não! Você trabalha com sonhos. Vem ver...

EMPREENDEDORISMO

🧞 Se você tivesse um desejo a ser realizado, qual seria? Podemos não saber o seu, mas sabemos que 6 em cada 10 pessoas têm a mesma aspiração: empreender! A nova edição da pesquisa GEM, realizada pelo Sebrae, detectou que ter o negócio próprio é o segundo maior sonho do brasileiro.


O resultado é o recorde da série histórica da pesquisa, que é realizada há 23 anos no Brasil! Mais do que isso: vem crescendo a passos largos 📈: subiu 42 pontos porcentuais comparado com 5 anos atrás e 14 pontos porcentuais em relação a pesquisa anterior.


Não parou por aí: empreender só ficou 1 mísero ponto porcentual atrás do maior sonho do brasileiro! E tende a vir surpresa na próxima GEM.... 🔝


Está curioso para saber qual é o maior sonho do brasileiro?................. Continua sendo viajar pelo Brasil! ✈️ E como adoramos dar informação, em terceiro e em quarto lugares, empatado, ficou a vontade de comprar uma casa 🏠 ou um carro 🚗.


Quer ver a pesquisa completa? Acesse aqui (e como estamos te dando um presente 🎁, que tal mandar seu comentário para nós? O link está lá no pé ⬇️).


E na próxima edição da ABF News vamos detalhar mais alguns dados sobre empreendedorismo. Portanto, fique conosco, compartilhe esta edição e chame o pessoal para se juntar à nossa comunidade de “franchisers lovers” (esta foi para você Melitha Novoa Prado 😜).

O "novo normal" cada vez mais normal do que novo: para onde caminha o varejo?

VAREJO

Um dos legados da pandemia foi a instituição do termo “novo normal”, que passou a delimitar uma nova maneira de ser, agir e consumir das pessoas. Sabe-se que a régua para a decisão do consumo foi lá para cima. 📏


E você sabia que, além de mais pragmatismo e crítica na hora de gastar, as pessoas também têm concentrado gastos em experiências, como ✈ viajar e 🍽️ comer fora?


Com base no estudo do Mastercard Economics Institute, compilamos 5 estratégias para ajudar os varejistas a atenderem melhor o “novo, já quase velho” consumidor. Veja só:


📌 Entender: o varejista deve buscar dados do consumidor. Para isso, as mídias sociais têm um papel muito importante.

📌 Acessar: é importante buscar os consumidores onde eles passam a maior parte do tempo.

📌 Fidelizar: o varejista deve apostar na fidelização do cliente nos momentos das escolhas mais difíceis para ele.

📌 Pagamento: é fundamental oferecer as mais diversas opções de pagamento disponíveis.

📌 Agilidade: é importante otimizar os processos na hora da compra: comprar na loja física como se estivesse online.

O que teremos nesta semana? Evento nacional, internacional, desconto...

INSTITUCIONAL

A vigésima semana de 2023 – sério, que já estamos quase na metade do ano? 😯 – começa com reunião da Comissão ABF de Microfranquias e Novos Formatos na sede da Prudential, no Rio de Janeiro. Os associados inscritos já podem colar lá... será das 15h às 18h ⏰.


Na terça (16) ocorre o I Simpósio Mackenzie de Direito e Economia, apoiado pela ABF. O tema é "Liberdade econômica, franquias e o Poder Judiciário". ⚖️ Será 8h30 às 12h30, em São Paulo e contará com a participação de Sidnei Amendoeira, diretor Jurídico da ABF. Inscreva-se.


➡️ E neste dia, que também é o Dia Internacional da Luz 💡, temos uma grande ideia para você, associado: entre em contato com a área de parcerias comerciais e garanta a última oportunidade de marcar presença no mais completo Guia Oficial de Franquias ABF, há trinta anos referendado pelo setor📔.


Já na quarta-feira (17), é a vez de todos os assessores de imprensa e profissionais de comunicação e marketing das marcas expositoras na ABF Franchising Expo 2023 participarem do evento online 📲 que vai detalhar as iniciativas de divulgação da feira de franquias. Será das 10h30 às 12 horas e você pode se inscrever aqui informando seu nome completo, marca e WhatsApp.


No dia seguinte (18) começa o SDF Summit, em Curitiba: serão dois dias de imersão no franchising com muitas palestras de gestão à expansão, muito networking, além de conexões e cases de sucesso. Enquanto você lê mais a respeito, quer uma boa notícia? Associado ABF tem 10% de desconto 🤑! Solicite seu código aqui.


Calma que a semana não acabou 🤚. Desde o dia 18 e até o dia 23 de maio uma delegação da ABF participa da Missão Técnica Galunion à NRA Show, que é um dos maiores eventos de food service do mundo 🌍. Serão 6 dias de missão técnica, 7 visitas exclusivas, 90 marcas presentes, 9 visitas guiadas pela feira, 7 painelistas exclusivos e mais de 110 participantes de diversas áreas do food service.


E no dia 19 de maio, simplesmente “sextou”  pessoal (mas só após o expediente, certo?). Está previsto para este dia o lançamento de uma série de filmes e séries nos canais de streaming que não somos pagos para fazer propaganda 🤣. Então, garanta seu momento de paz e sossego, um casaquinho, já que a previsão do tempo é de alguns graus a menos, e recupere o fôlego porque semana que vem tem mais! 🫡

De atriz no franchising à franquias que operam em pequenos espaços

MÍDIA

UOL: Atriz de Pantanal abre 17 franquias em 5 anos: 'Precisava de um plano B'

 

EXAME: 40 franquias mais baratas que o carro mais vendido em 2022

 

PEGN: Rei do Mate leva título de Franqueador do Ano em prêmio da ABF

 

FORBES: Crescimento express: como O Burguês chegou a faturar R$ 300 milhões

 

CONSULTOR JURÍDICO: TRT-9 afasta vínculo empregatício entre franqueada e franqueadora

 

FDR: Confira opções de franquias que você pode abrir até em pequenos espaços

 

MONEY TIMES: 5 franquias em expansão para investir e arrancar ganhos de até R$ 40 mil

 

ABC REPÓRTER: ABC tem aumento no número de franquias


Uma perguntinha: curtiu a edição de hoje?

ABF@NEWS


Somos uma newsletter gratuita sobre as ações lideradas pela Associação Brasileira de Franchising – ABF e demais assuntos que mexem com o bolso e a cabeça dos empreendedores brasileiros. 💡


Excetuando as edições especiais, tipo plantão do Jornal Nacional, sabe?, costumamos chegar na caixa de entrada do seu e-mail às segundas-feiras, às 05h10 (com margem de erro de cada servidor de e-mail... que nem instituto de pesquisa, dois para lá, dois pra cá 😜).


Por que tão cedo? Porque acreditamos em começar (e terminar) a semana com pique total e, claro, em homenagem ao Dia Nacional do Empreendedor, em 05/10. A jornalista que assina esta newsletter agradece, inclusive, à padaria que abre de madrugada: Andréa Cordioli (MtB: 31.865)


Sempre verifique o spam caso não nos encontre na sua caixa de entrada.😊


📩 Se quer enviar dicas e sugestões, envie-nos um e-mail
🚀 Se tem interesse em ser o próximo anunciante, clique aqui

🗞️ Se quer se inscrever para receber o ABF News, o link é este