Bom humor e foco

Bom dia. Com toda a alegria e bom humor característicos de ♊️ gêmeos, bora encarar a segundona? Vai com força, foco e fé que, no final, dá tudo certo.

Tempo estimado de leitura: 6min24

Capacitação e boas práticas: duas forças que andam juntas

INSTITUCIONAL

Da série #franchising íntegro, temos mais um artigo riquíssimo sobre o tema e, dessa vez, da diretora de Capacitação da ABF, Claudia Vobeto. Afinal, empresas franqueadoras com bons níveis de capacitação estão mais bem preparadas para expandir 📈.


No texto que você confere na íntegra em nosso site, Claudia detalha o quanto a capacitação das redes está integrada às boas práticas e o quanto ela deve alcançar não só os franqueados, como também colaboradores e clientes.


E como um presente 🎁 aos leitores da ABF News, vamos transformar uma parte desse super material em dicas focadas em como oferecer a melhor experiência para o cliente, tornando essa jornada agradável, eficiente e repleta de boas práticas:


🎯 Jornada: Crie meios de conhecer o consumidor. Entenda o caminho que o seu consumidor percorre para ser assertivo na estratégia e ganhar novos clientes


🎯 Perfil: Levante as características do seu consumidor para guiar seus esforços de marketing e aumentar suas vendas


🎯 Motivações: Entenda as motivações de compra de um produto para poder explorar novas oportunidades


🎯 Informações: Informe, ensine, gere desejo, educando o cliente sobre seus serviços e produtos.

Em costura: uma parceria com condições diferenciadas para associados ABF

INSTITUCIONAL

Você sabia que é possível resolver conflitos entre partes sem, necessariamente, envolver o Poder Judiciário 🤔? A conciliação, a mediação e a arbitragem são alternativas para se buscar soluções mais rápidas, especializadas e menos onerosas, além de completamente validadas pela lei (sendo vinculantes para as partes envolvidas) e geralmente presentes nos contratos de franquias.


A ABF já tem uma parceria com o ➡️ Conselho Arbitral do Estado de São Paulo (CAESP) e com a ➡️ Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), que oferece descontos especiais para os associados utilizarem esses fóruns. Mas a entidade quer mais! Um novo acordo de cooperação está sendo costurado, dessa vez com a 👨‍⚖️ Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem (CMA) do Ciesp/Fiesp.


Na última quinta (24), o membro do Conselho da ABF, Fernando José Fernandes, e a diretora-executiva da entidade, Fabiana Estrela, estiveram reunidos com 1º diretor-secretário do Ciesp, Marcos Adriano Araújo de Andrade, para tratar dos termos desse convênio, que também prevê ações educativas em conjunto 🧑‍🏫. Também participaram do encontro a secretária geral da CMA do Ciesp, Lilian Bertolino, e a secretária geral adjunta, Jessica Cacique de Araújo.


Logo mais traremos detalhes por aqui, combinado?

Expansão e excelência em atendimento dão o tom de encontros no franchising

COMISSÕES

Esta notícia não é sobre café, mas se você ainda não pegou a sua xícara  ☕corre lá antes de ler essa nota para não deixar a estatística que diz que o brasileiro toma de 2 a 3 doses de café por dia em maus lençóis 😄.


Entre as Comissões da ABF que promoveram encontros nos últimos dias estão a Comissão de Microfranquias e Novos Formatos, que reuniu no dia 15/05 cerca de 60 pessoas na sede da Prudential, no Rio de Janeiro, e a Comissão de Vestuário, Calçados e Acessórios, que agrupou seu pessoal no dia 23/05 em formato híbrido na sede da ABF, em São Paulo.


Além da participação do presidente da ABF Rio, Clodoaldo Nascimento, no dia 15, teve muito assunto importante debatido, como: 📌 estratégia de expansão das microfranquias, 📌 relevância do trabalho entre franqueador e franqueado e 📌consultoria de campo para o sucesso das redes.


O evento da Comissão de Vestuário, Calçados e Acessórios também contou com importantes destaques, como: 📝 excelência em atendimento (case Dengo Chocolates), 📝 humanização das relações, 📝 fazer o básico bem-feito e 📝 capacitação e conteúdo de atendimento.


🤚Na semana que vem, traremos novidades de outras Comissões e também sobre a Missão Técnica Galunion à NRA Show 2023– National Restaurant Association, que aconteceu na cidade de Chicago (EUA), de 18 a 23 de maio.


O que já podemos te adiantar é que a ABF promoveu seu tradicional Coquetel para cerca de 200 convidados no The Fórum . Veja mais em nossas redes sociais. E quer mais um 🔍 spoiler ? Teremos um podcast 🎙️gravado durante a ABF Franchising Expo totalmente dedicado aos insights da NRA e números do mercado de food service. Prepare-se porque mês que vem vai chover podcast.😊

Não há trégua quando a luta é por condições mais justas para os negócios

ADVOCACY

A agenda de advocacy da ABF não dá trégua 🙅‍♂️. Na última quarta (24), foi a vez de a Associação se reunir com o secretário de Negócios Jurídicos de Barueri, Marco Aurélio Toscano.


📃 O objetivo? Apresentar as bases legais que permitem ao município conceder descontos sobre as dívidas não prescritas de Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) em contratos de franquias. Algo que já foi obtido com cerca de uma dezena de municípios 😊.


🕰 O histórico: para quem não sabe (nós também gostaríamos de nunca ter recebido essa informação ☹️), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em 2020, que o ISSQN é devido pelas franqueadoras. Essa notícia avassaladora para o franchising motivou a ABF a buscar alguma compensação tributária, iniciando uma cruzada para redução desse imposto nos municípios.


➡️ As prefeituras de Curitiba, Goiânia, Joinville, Rio de Janeiro, São José do Rio Preto e São Paulo, além de São José dos Campos – que apenas finaliza um ajuste de categoria na lei – já reduziram o imposto. A ABF também está em tratativas avançadas para essa redução em Balneário Camboriú, que já conta com um Projeto de Lei a respeito.


⚖️ “Minimizar os prejuízos causados pela decisão do STF é uma das principais preocupações do Advocacy da ABF, que busca preservar as redes de franquias no País”, disse o gerente Jurídico da ABF, Bruno Lucius, que participou da reunião em Barueri com o diretor Jurídico do Grupo BFFC, Carlos Eduardo Mattos. Go, go, go franchising! 💪

A jornada do cliente B2B e o que leva à contratação de serviços

TENDÊNCIA

O setor de B2B cresceu no último ano. 📈 Pesquisa feita pelo Google aponta que 47% dos empresários declararam destinar mais de 20% dos investimentos mensais de seus negócios para contratações de serviços de terceiros. Isso representa um crescimento de 25% em relação ao ano anterior. 🚀


Que a tecnologia é algo importantíssimo nesse movimento do setor nós já sabemos, mas talvez o que você não saiba é que 59% das empresas no Brasil têm a tendência de estar entre as primeiras a usar novos recursos.


E acredite se quiser, percentualmente falando, estamos à frente dos Estados Unidos 🚩 quando se trata do interesse e da adoção de inovações. 😮 Esperava por isso?


E você sabe quais são os serviços mais contratados por empresas no Brasil? Nós vamos te contar ⬇️


✔️ 31,8%: Marketing e vendas

✔️ 22,6%: Logística

✔️ 21,7%: Tecnologia/SaaS

✔️ 21,2%: Gestão financeira

✔️ 17%: Benefícios corporativos

E como tem sido o desempenho das pequenas e médias empresas no País?

ECONOMIA

Já ouviu falar no IODE-PMEs 🤔? É o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs feito para ajudar os empreendedores a entender o comportamento do mercado de pequenas e médias empresas no Brasil, isto é, com faturamento de até R$ 50 milhões por ano.


E ele trouxe uma boa notícia no primeiro trimestre deste ano: a expansão foi de 2,5% sobre igual período de 2022 📈, após um avanço de 0,6% na comparação dos quartos trimestres. No levantamento da Omie, a ➡️ recuperação do rendimento médio real dos trabalhadores contribuiu para esse resultado.


Mas, como nem tudo são flores 🌹, olhando especificamente para o desempenho do Comércio (+1,8%), o maior avanço das PMEs se deu no setor atacadista, enquanto o varejo – mais dependente de crédito – permaneceu estável. Por região, os negócios que mais cresceram estão situados na região Norte (+11,8%), seguido do Sudeste (+7,3%).


Leia mais aqui.

De cursos a reuniões, uma semana com dois meses e muita informação

INSTITUCIONAL

E nesta semana que começa com maio e termina com junho 🗓️, a segunda-feira (29) já dá as boas-vindas com o Programa de Capacitação em Franchising (PCF) em Recife, que vai até 7 de junho. Mas se você perdeu essa, não se preocupe! Em agosto, tem mais PCF e em formato híbrido 🙂. Esse curso aborda os aspectos vitais para implantação, operação e gestão de uma rede franqueadora e você pode se inscrever aqui.


Já na terça (30) é dia de curso de Expansão & Venda de Franquias, das 9h às 16h30. Quem quer saber como expandir sua rede de forma sustentável e com eficientes técnicas de venda? Essa é a oportunidade 🙏. O curso contará com o diretor de Expansão do Grupo Salus, Adriano Magalhães, e terá a apresentação do case da Chilli Beans. Associado ABF tem 50% de desconto na inscrição.


Também no dia 30 tem reunião dos membros do Conselho da ABF e do pessoal da Comissão de Fornecedores da ABF. E já vamos adiantar uma novidade desse pessoal aí 📰: o lançamento de um Prêmio de Fornecedores do Franchising! E já que estamos falando sobre isso em primeira mão aqui (é puro spoiler não autorizado 😂), esperamos voltar em breve com mais informações, porque o nosso slogan é: # saiu na abfnius, a ficha caiu.


A quarta (31) é momento para todo mundo fazer o balanço do mês e garantir sua inscrição na ABF Franchising Week. Aliás, uma curiosidade sobre essa data: reza a lenda que existem 72 anjos 😇 e que cada um governa 5 dias do ano. Logo, cinco dias do ano não têm anjos protetores específicos, sendo as pessoas nascidas nesses dias consideradas especiais por serem assistidas por todos os anjos 💫.


31 de maio é um desses cinco dias do ano. Quer saber quais são os outros quatro dias? Mande sua avaliação nesta news (positiva, né? 😁) e nós te contamos. E não deixe de compartilhar essa informação com seus amigos nascidos em 31 de maio!

Direito, inteligência artificial, franquias no Nordeste... o que saiu na imprensa

MÍDIA

VALOR: Franquias vencem no STF disputa com ex-franqueados

 

EXAME: O que a Inteligência Artificial pode oferecer para o Franchising?

 

PEGN: Empreendedor fatura R$ 12 milhões vendendo coxinhas no Nordeste e cresce com franquias

 

JORNAL TRIBUNA: Em crescimento, setor de franquias é opção assertiva para empreender

 

NOSSO MEIO: Mercado de franquias no Nordeste cresce 14,6% em 2022 e redes aceleram planos de expansão na região

 

MONEY TIMES: 5 franquias de baixo investimento para faturar mais de R$ 200 mil ao mês

 

CENTRAL DO VAREJO: Master franqueada do BK aposta em dados e diminui custos em 20%

 

NOTÍCIAS E CONCURSOS: Estas franquias custam menos que um iPhone, veja quais são


Uma perguntinha: curtiu a edição de hoje?

ABF@NEWS


Somos uma newsletter gratuita sobre as ações lideradas pela Associação Brasileira de Franchising – ABF e demais assuntos que mexem com o bolso e a cabeça dos empreendedores brasileiros. 💡


Excetuando as edições especiais, tipo plantão do Jornal Nacional, sabe?, costumamos chegar na caixa de entrada do seu e-mail às segundas-feiras, às 05h10 (com margem de erro de cada servidor de e-mail... que nem instituto de pesquisa, dois para lá, dois pra cá 😜).


Por que tão cedo? Porque acreditamos em começar (e terminar) a semana com pique total e, claro, em homenagem ao Dia Nacional do Empreendedor, em 05/10. A jornalista que assina esta newsletter agradece, inclusive, à padaria que abre de madrugada: Andréa Cordioli (MtB: 31.865)


Sempre verifique o spam caso não nos encontre na sua caixa de entrada.😊


📩 Se quer enviar dicas e sugestões, envie-nos um e-mail
🚀 Se tem interesse em ser o próximo anunciante, clique aqui

🗞️ Se quer se inscrever para receber o ABF News, o link é este