Excelência em forma de mãe

Bom dia. Nem sempre temos criatividade para a mensagem de abertura, mas nunca nos falta disposição. Então, pegue seu café e lembre-se: existem dias de luta e dias de glória, mas todos os dias são dias de coragem.

Tempo estimado de leitura: 6min44

Chegou o momento mais aguardado do ano: o Oscar do Franchising vai para...

INSTITUCIONAL

Como sabemos que você não vai ler a introdução e vai passar direto para os nomes dos grandes vencedores do 28º Prêmio ABF Destaque Franchising e da 32ª edição do Selo de Excelência de Franchising (SEF), vamos logo ao que interessa? And the Oscar Goes to....


📍Franqueador do Ano: Rei do Mate.


📍Franqueada do Ano: Érica Maria de Oliveira Bernardes, da rede Maria Brasileira, de Três Rios (RJ).


📍Personalidade do Ano: Ricardo Bomeny, CEO do Grupo BFFC.


📍Prêmio Educação: Decio Pecin, CEO do CNA, com o Livro “O que você queria saber sobre franchising por quem entende do assunto”.


📍Prêmio Sustentabilidade: Peça Rara Brechó na categoria Pleno, com o “Projeto Vida Nova para suas Roupas”; Euro Colchões na categoria Sênior, com o “Projeto EcoMind”; Calçados Bibi na categoria Máster, com o “Projeto Bibi para Todos”; e 5àSec na categoria Mega, com o Projeto Sustentabilidade 5àSec.


📍Prêmio José Lamônica de Jornalismo: Raphaela Ribas, do O Globo, na subcategoria Mídia Nacional – Jornal Impresso com a matéria “Nordeste-se: marcas se adaptam com tapioca, suco de caju e malhação com festa junina”; Marcelo Casagrande, da Revista Gestão e Negócios, na subcategoria Mídia Nacional – Revista Impressa com a matéria “Responda antes de franquear”; Leonardo Pujol e Daniel Sanes, da Revista HSM Management, na subcategoria Mídia Nacional – Digital com a matéria “Franquias atravessam crise com parcerias, novos formatos e multicanalidade”; e Adriano Queiroz, do O Povo, na subcategoria Mídia Regional com a matéria “Franquias apostam no interior e alcançam 56% do país”.


➡️ Destaques do Selo por categoria: Lig Lig (Pleno), Pizza Crek (Sênior), Griletto (Máster) e Prudential (Mega).


➡️ Redes que já conquistaram 10 Selos: Ambev - Quiosque Chopp Brahma, Auxiliadora Predial, Bibi, iGUi, GOU, Guia-se e On Byte.


➡️ Redes que já conquistaram 15 Selos: Cebrac - Centro Brasileiro de Cursos, Fast Frame - Moldura na Hora, Flash Courier e Localiza.


➡️ Redes que já conquistaram 20 Selos: Astral, Vivenda do Camarão e World Tennis.


➡️ Redes que reconquistaram o SEF em 2023: Empresta Bem Melhor, Majô Beauty Club e Sonho dos Pés.


Parabéns aos vencedores e a todas as marcas que participaram da premiação 👏. Leia a cobertura completa no site da ABF e fique de olho para quando abrir as inscrições para o SEF 2024. Avisaremos por aqui também. 😉

Franchising brasileiro ganha o mundo e já marca presença em 126 países

INTERNACIONAL

Nós já havíamos dado alguns spoilers 🔍 aqui, mas agora é a hora da notícia completa. Habemus a Pesquisa de Internacionalização das Franquias Brasileiras em 2022, realizada pela ABF – que também conta com o apoio da Apex no programa Franchising Brasil 🎉.


O levantamento reúne todos os formatos de operação internacional: unidades próprias, franqueadas, máster franchising, desenvolvedor de área e exportação. E tem muito dado bacana para compartilhar com vocês. Compilamos um resumo a seguir, mas a notícia completa você lê aqui.


🗺️o número de marcas de franquias brasileiras com atuação no exterior subiu de 183, em 2021, para 213 em 2022: o crescimento foi de 16%.


🗺️o número de países com presença de redes nacionais também cresceu de 114 nações para 126, uma alta de mais de 10%.


🗺️as marcas do Grupo SD, Emporium da Beleza e Espaçolaser são exemplos de franquias que se internacionalizaram em 2022.


🗺️os Estados Unidos permanecem em 1º lugar no ranking de países com atuação de franquias brasileiras, contando com 78 marcas.


🗺️na sequência do Top 10 estão: Portugal (56), Paraguai (46), Bolívia (27), Colômbia (23), Chile (23), Uruguai (22), México (21), Argentina (20) e Espanha (19).


🗺️os segmentos de Moda e de Saúde, Beleza e Bem-estar lideram a lista por número de marcas: 40, cada um.


🗺️o número de marcas estrangeiras no Brasil aumentou de 206 para 236 entre 2021 e o ano passado, com um crescimento de 12%.


E o que motivou todos esses resultados, abfnius? 🤔

↗️ reabertura total das atividades econômicas mundo afora

↗️ contínua busca das empresas por atuar em novos mercados

↗️ ampliação do faturamento em moedas mais fortes

↗️ mitigação de riscos econômicos

30 novos associados ABF em apenas 30 dias: é a força do franchising brasileiro

INSTITUCIONAL

Trinta novos associados ingressaram na ABF em abril: uma média de 1 por dia! São 16 franqueadores de 5 diferentes segmentos: 2 potenciais franqueadores, 5 fornecedores e 7 startups. Sejam muito bem-vindos!👏

 

Para vocês que estão chegando agora, vamos te dar uma breve colinha aqui, essencial para o melhor aproveitamento da sua condição de associado engajado. E para os que já conhecem, não custa reforçar. ✍️ Anota aí:


📲 Entre em nossa lista de transmissão no WhatsApp

🗞  Inscreva-se para receber gratuitamente esta newsletter

🗓  Não perca a atualização da agenda de eventos

🚩 Aproveite nossos cursos e mentorias

📚 Solicite seu acesso ao ABF Transforma para conteúdos exclusivos

📌 Atualize sempre seus dados na Central do Associado

👉 Conheça o Manifesto por um Franchising Íntegro

✅ Utilize os materiais dessa iniciativa por um franchising ético

Casa em dia, casa em ordem: ABF tem contas aprovadas por unanimidade

INSTITUCIONAL

O franchising íntegro começa dentro de casa: em Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada no dia 27/04, a ABF teve as contas de 2022 e o orçamento de 2023 aprovados por unanimidade, sem quaisquer ressalvas da equipe de auditoria externa e nem tampouco do Conselho Fiscal da entidade. 👏


A AGO é uma obrigação legal da ABF, devendo ocorrer todos os anos 📅. A mesa deste ano foi composta por Sidnei Amendoeira, diretor Jurídico, que presidiu a sessão, e Bruno Lucius, gerente Jurídico, que atuou como secretário.


“É muito importante que possamos mostrar para a comunidade do franchising que o dinheiro empregado nas anuidades está sendo devidamente destinado ao setor”, disse Sidnei. Leia mais aqui.

Movimentação na FIAF: a Federação Ibero-americana de Franquias

INTERNACIONAL

Já ouviu 🦻 falar da FIAF, a Federação Ibero-Americana de Franquias? Essa entidade tem como propósito estudar, fomentar e desenvolver o franchising nas 10 nações latino-americanas e na Península Ibérica, que envolve Portugal e Espanha.


E adivinhe onde ela está sediada? Na sede da ABF, em São Paulo 🔝! A novidade é que, a partir de agora, a entidade conta com 2 novos membros em sua diretoria, que serão responsáveis por questões regulatórias e cumprimento da lei brasileira: Tom Moreira Leite, presidente da ABF, e Jae Hoo Lee, diretor Administrativo Financeiro da entidade.


Eles substituem, respectivamente, André Friedheim (membro do Conselho da ABF) e Rogério Gabriel (diretor-adjunto de Planejamento Estratégico da ABF). A gestão da FIAF segue com o Conselho Executivo formado por: Gabriel Grasiuso (conselheiro presidente), José Fernández Ponce (conselheiro executivo), José Francisco Cavaleiro (conselheiro jurídico), Carlos Núñez (conselheiro de comunicação) e Natan Baril (conselheiro institucional), que também é diretor Internacional da ABF. ☺️


E a próxima reunião desse grupo já tem data 📅: será na ABF Franchising Expo nos dias 29 e 30 de junho, das 8h30 às 12 horas. E nós vamos ficar de olho 👀 para te contar tudo por aqui depois.


Aliás, por falar em feira de franquias, 1 minuto da sua atenção porque a notícia é séria 🤚: tem havido relatos de fraudes envolvendo a tentativa de venda de mailing com contatos da ABF Franchising Expo 2023.


Tal prática é ilegal e não possui nenhuma relação com a ABF, que tem total compromisso com a segurança e a privacidade 🔒 dos dados de seus associados. Caso você receba alguma oferta desse tipo, desconfie, não realize nenhuma transação ❌ e entre em contato imediatamente conosco.

Fidelidade passou longe. E agora, como alcançar o coração do.... cliente?

VAREJO

Pode tocar 🎶 o “modão” dos infiéis que a notícia agora é aquela que nenhuma marca gosta de ouvir: 64% dos brasileiros não são fiéis a marcas específicas. O dado pertence ao estudo Think Consumer Goods, realizado pela empresa Offerwise, por encomenda do Google.


Considerando que manter um cliente sai muito mais barato 💵 do que conquistar um, o número é um alerta para as redes. E é exatamente o quesito preço que justifica outro dado do levantamento: 37% da população não tem marcas do coração 💔 por conta disso.


Por outro lado, depois de preço, a principal razão que leva um consumidor a incluir um produto em seu carrinho é a conexão da marca com os seus valores pessoais. Esse indicador foi citado por 21% dos entrevistados: o famoso alinhamento de propósitos.


Saiba mais.

Uma semana em que o franchising é como uma mãe para você

INSTITUCIONAL

Na semana do Dia das Mães (14/05) 👩‍👧‍👦, a agenda de eventos na ABF está como toda mãe deseja seu dia a dia: uma calmaria. #sqn 


A segunda-feira pós-cerimônia do SEF começa com um convite rápido: se você, rede associada à ABF, ainda não garantiu seu espaço no Guia Oficial de Franquias, corre. Mas corre muito 🏃. É a última chance para você alcançar diretamente o público interessado em franquias. Aliás, você sabia que só anunciantes têm suas informações com destaque de cor e logomarca na publicação? Tá esperando o que? Entre em contato.


E como o franchising é democrático, tem oportunidade para todo mundo. Se o seu interesse é expandir o conhecimento sobre o setor, ainda dá tempo para se inscrever no Programa de Capacitação em Franchising, que ocorrerá em Recife, de 29 de maio a 07 de junho. Aproveite o desconto de 70% 🫰 subsidiado pelo Sebrae-PE!


E tem pesquisa para você responder também e, depois, ter acesso completo aos resultados (só para quem participar, hein!) ⚠️. A Pesquisa Setorial de Educação vai detalhar características dos produtos, marketing e vendas, modelo de negócio e expansão, performance, informações financeiras e de gestão e capacitação do franqueado desse setor. Será um material muito rico para você analisar o status da sua rede e decidir os próximos passos 👣.


Já para quem procura legislação, também tem opção nesta semana: na quinta-feira (11/05) tem Encontro Jurídico. A palestra sobre "Limites e oportunidades para o uso dos recursos do fundo de publicidade" será conduzida por Fernando José Fernandes, membro do Conselho da ABF e sócio do Fernando José Fernandes Advogados, e por Thais Kurita, da Nova Prado Advogados. ⚖️ Inscreva-se aqui.


Também no dia 11 tem três reuniões fechadas para os integrantes de alguns grupos de trabalho da ABF: Comissão de Lojas de Conveniência, Comissão de Ética e Comissão de Expansão e Pontos Comerciais. E, para encerrar a semana, no dia 12/05, mais duas reuniões de Comissões: Transformação Digital e Microfranquias.


Pensam que é mole? Né não, franchisers. O setor é como a "mãe polvo" 🐙: é multitarefa.

Expansão por franquias, alimentação, feira... o que rola na imprensa

MÍDIA

EXAME: Franquias brasileiras crescem 16% no exterior em 2022; veja ranking de países com mais unidades

 

PEGN: Após faturar R$ 16 milhões, nativa digital Muma anuncia expansão com franquias

 

CORREIO DE MINAS: Rede de lavanderias vai investir R$ 3,4 milhões em MG e abrir 22 franquias; Lafaiete é alvo de grupo

 

JORNAL TRIBUNA: ABC tem aumento no número de franquias

 

PORTAL O LIVRE: Mercado de franquias em MT cresce 9% em 2022 e supera R$4,26 bi, segundo ABF

 

PODER 360: Faturamento de franquias de alimentação cresceu 31% em 2022

 

MONEY TIMES: 7 franquias em expansão para investir e lucrar até 70% do faturamento

 

PARANÁ PORTAL: Setor de franquias cresce 16,5% no Paraná em 2022

 

PORTAL EVENTOS: Com mais de 400 marcas expositoras, ABF Franchising Expo chega a 30º edição


Uma perguntinha: curtiu a edição de hoje?

ABF@NEWS


Somos uma newsletter gratuita sobre as ações lideradas pela Associação Brasileira de Franchising – ABF e demais assuntos que mexem com o bolso e a cabeça dos empreendedores brasileiros. 💡


Excetuando as edições especiais, tipo plantão do Jornal Nacional, sabe?, costumamos chegar na caixa de entrada do seu e-mail às segundas-feiras, às 05h10 (com margem de erro de cada servidor de e-mail... que nem instituto de pesquisa, dois para lá, dois pra cá 😜).


Por que tão cedo? Porque acreditamos em começar (e terminar) a semana com pique total e, claro, em homenagem ao Dia Nacional do Empreendedor, em 05/10. A jornalista que assina esta newsletter agradece, inclusive, à padaria que abre de madrugada: Andréa Cordioli (MtB: 31.865)


Sempre verifique o spam caso não nos encontre na sua caixa de entrada.😊


📩 Se quer enviar dicas e sugestões, envie-nos um e-mail
🚀 Se tem interesse em ser o próximo anunciante, clique aqui

🗞️ Se quer se inscrever para receber o ABF News, o link é este