Visualizar no navegador

Siga o Flow

Bom dia. Se até Winston Churchill tirava uma soneca diária no meio da 2ª Guerra Mundial, você também pode, e deve, buscar essas pequenas pausas cotidianas que vão reabastecer suas energias e seu processo criativo. 

“Pessoas que pensam de maneira otimista vendem 88% mais”

RECURSOS HUMANOS

Da série: os colaboradores da ABF são bem treinados

No dia 10 de abril, o fundador da Escola Atemporal, Roberto Publio, ministrou a palestra “Bem-estar nas organizações” na sede da ABF e foi tão incrível 🤩 que o assunto mereceu um espaço na nossa ABF News.

 

Isso é ciência (da felicidade), não é feitiçaria

Antes de mais nada, pare tudo o que está fazendo 🤚 e invista alguns minutinhos para responder este teste e descobrir quais são as suas maiores forças e virtudes 💪. Quanto mais você conseguir usar as 5 primeiras no seu dia a dia, maior será o seu nível de bem-estar.

 

Traduzindo em números 🫰 para as empresas

As organizações que contam com colaboradores que usam suas forças a seu favor, têm, segundo o Journal of Positive Psychology:

📌 Aumento de 46% no engajamento de colaboradores

📌 Aumento de 49% na satisfação no trabalho

📌 Aumento de 46% em senso de propósito e significado

📌 Aumento de 20% nas vendas

📌 Redução de 18% no risco de Burnout

 

Tá bom, e como conseguir isso?

Começar pelo teste é um bom ponto de partida 🏎️, pois, como disse Publio, o autoconhecimento e a autoconsciência libertam. Também é importante desenvolver a capacidade de pensar de maneira imparcial 🤔, ou seja, sem “catastrofizar” tudo: acredite, 95% das situações que nos trazem emoções negativas não aconteceram ou não vão acontecer.

 

E depois, o que fazer?

O outro passo 🚶‍♂️ é concentrar energia naquilo que você controla, e não no que você não controla (o clima, o futuro, o que o outro pensa...).

 

É importante também que a relação entre emoções positivas e negativas seja sempre maior do que 3 para 1 (ou seja, busque deliberadamente as emoções positivas para ter sempre essa equação no azul, porque momentos ruins, é fato, sempre acontecem!).

 

E, por último, mas não menos importante, é fundamental descobrir e seguir o seu “flow”, ou seja, compreender aquilo você é bom pra caramba e fazer isso cada vez mais e melhor 🔝.

 

▶️ E se tudo isso ainda não foi o suficiente para você investir no seu bem-estar, volte ao título dessa matéria e, motivado por vender mais, treine sua mente escrevendo 3 coisas boas que aconteceram no seu dia (receber esta news é uma delas, não é? 😅)

 

As pessoas certas, no lugar certo, na hora certa = aprendizado e networking

REGIONAL SUL

Agora nós vamos falar do franchising na região Sul 🚩. Antes de mais nada, é legal contextualizar que essa região representa:

 

➡️ 18% do faturamento e do número de unidades do setor de franquias

➡️ 8% das 50 Maiores Franquias do País

➡️ 40% das 10 Maiores Microfranquias do Brasil

➡️ 18% das redes chanceladas em 2023 com o Selo de Excelência em Franchising

 

E a cereja do bolo 🍒: em 2022, as franquias sediadas na região Sul cresceram mais do que a média do mercado nacional: 11,3% em unidades e 14,7% em faturamento sobre o ano anterior.

 

E foi justamente o desempenho do franchising na região Sul um dos temas abordados no encontro dessa Regional nos dias 4 e 5 de abril, que levou mais de 120 pessoas 👥 para a sede do Grupo Boticário, em Curitiba (PR).

 

Lá, o pessoal aproveitou para visitar a fábrica da empresa de cosméticos, conhecer as operações locais e, claro, escutar Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário. Esse networking gerado lá não é fraco não, hein! 💪

 

E não acabou aí: o pessoal debateu omnicanalidade, pós-IFA, franchising íntegro, consultoria de campo, boas práticas em expansão e discovery day. Ah, e sabe como tudo acabou? (com certeza não foi em pizza 🍕). O ponto final foi o happy hour no Hard Rock Café da capital paranaense ☕.

 

O próximo encontro da Regional Sul da ABF está previsto para os dias 14 e 15 de junho: já coloca na agenda. 🗓️

 

Duas feiras, mais de US$ 1 milhão em perspectiva de negócios

INTERNACIONALIZAÇÃO

Melhor do que ter uma expectativa de negócios é ter uma expectativa de negócios em 💵 dólar 😅. E olha só que interessante: as missões que a ABF promoveu com o Franchising Brasil este ano já geraram US$ 1,780 milhão em previsão de novos negócios para os próximos doze meses.

 

Uma foi a 46ª edição da Feria Internacional de Franquicias de México (FIF), ocorrida entre os dias 2 e 4 de março, e a outra foi a Franchise Expo Paris, entre os dias 19 e 22 de março.

 

Para o México foram as empresas: 🚀 Casa do Construtor, Emagrecentro e Energy Brasil. Para Paris foram as redes 🚀 Amazone Açaí, Biomagistral, Global Franchise, Lug’s, MFD Foods, School of Rock e The Waffle King. E para ambos os países foram 🚀 Hospital Popular Veterinário e Emporium da Beleza.

 

A próxima missão internacional já tem data definida 🗓️: 15 a 17 de maio para o Panamá. E o Panamá não é só o Canal do Panamá, obra que virou seu símbolo. É certo que o país tem 1,6 vezes o tamanho do Estado do Espírito Santo, porém, em termos de renda 🫰 está em 37º lugar no mundo, com renda média de US$ 13.920, acima do Brasil (45ª posição, com renda de US$ 7.740).

 

A ABF e a Apex já trabalham na agenda internacional do segundo semestre, mas, como ABF News adora trazer spoiler 👁️, vamos adiantar para vocês os mercados prioritários 🏅: Estados Unidos, México, Panamá, Guatemala, Colômbia, Chile, Portugal, Espanha, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos e China.

 

Informações relevantes sobre franquias merecem ser compartilhadas

JURÍDICO

A Nova Lei de Franquias completou bodas de Trigo este ano: 3 anos. E para comemorar esse casamento 💍 da lei com o franchising, a ABF promoveu um evento na sede da Caixa, na Avenida Paulista, com muita informação.

 

Se você perdeu, não se desespere. O conteúdo está disponível no ABF Transforma, mas vamos fazer uma concessão para todo mundo, deliberadamente por conta da ABF News 🤣, e, se der ruim, por favor algum leitor advogado amigo ajuiza um alvará de soltura em nosso favor, combinado? Clica aqui no link e não conta pra ninguém 🤫.

 

Você vai ouvir sobre:

⚖️ Boas práticas em expansão de franquias

⚖️ Governança Corporativa dos fornecedores homologados

⚖️ Questões pós-pandemia em locações comerciais

⚖️ Proporcionalidade das multas contratuais

⚖️ ChatGPT

⚖️ Fixação de preços e limitação concorrencial

⚖️ Omnicanalidade e conflito de canais

⚖️ Sigilo dos procedimentos arbitrais e disclosure da Lei de Franquias

⚖️ Recentes decisões do Judiciário sobre cláusula compromissória - com a participação do juiz Luís Felipe Ferrari Bedendi, do TJSP

⚖️ E muito mais!

Frágil, Ansioso, Não Linear e Incompreensível: que mundo é esse?

RECURSOS HUMANOS

Se você se achava num mundo Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo - o tal do V.U.C.A -, agora estamos no mundo B.A.N.I. Oi? Sim, sem querer causar um "vuco", é isso mesmo: Frágil, Ansioso, Não Linear e Incompreensível.

 

Diante dessa e outras mudanças, e com a necessidade de novos olhares para o trabalho, a ManpowerGroup Brasil e O Futuro das Coisas criaram o estudo Futuro do Trabalho: 20 tendências para você e sua empresa navegarem.

 

Considerando que 40% das habilidades essenciais (core skills) podem mudar nos próximos cinco anos 😱, as empresas precisarão se atentar a:

 

☑️ ajudar os profissionais a se manterem capacitados

☑️ atender a uma nova hierarquia de necessidades dos seus colaboradores

☑️ colocar em foco a saúde e o bem-estar

☑️ gerenciar diversas modalidades de contratação para a força de trabalho

☑️ adotar outra forma de gestão de talentos e de estilo de liderança

☑️ buscar ações na promoção da diversidade, inclusão e equidade de gênero

 

🤔 Aliás, você sabe quais são as habilidades mais importantes até 2025, segundo o Fórum Econômico Mundial? Entre as principais estão pensamento analítico e inovativo, aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem e resolução de problemas complexos. Quer saber mais? Clica aí no estudo... vale a pena ler. 📚

O que dá para fazer numa semana de 4 dias? Vem ver só...

INSTITUCIONAL

Esta semana é mais curta, mas nem por isso mais morna 🔥. Se por aqui ela termina com o feriado de Tiradentes (21/04), em Las Vegas (EUA) ela começa com o rufar dos tambores para a Multi-Unit Franchising Conference 2023, a maior feira de multifranqueados do mundo. Não garantiu seu lugar no Grupo ABF, então correeeeeeeee muitooooooo 🏃!

 

Por aqui, a 16ª semana de 2023 (30% do ano já se foi 🫢)  começa com o Encontro Virtual com Novos Associados, no 📅 dia 18/04, das 🕗 10 horas às 11h30. Para os cem 💯 novos associados da ABF de janeiro a março, este é momento para conhecer a fundo o trabalho da ABF e estreitar relações.

 

E olha só um #TBT de respeito 🕙 sobre esse tema: há exatos dez anos, a ABF iniciava essa série de encontros periódicos com os associados. Começou em 15 de março de 2013 com o nome de Café com a Presidente ☕, durante a gestão de Cristina Franco – hoje presidente do Conselho da ABF.

 

Naquele primeiro momento participaram redes como Americana Saúde, Dryclean USA, Ensina Mais, First Class e Seguralta – que permanecem na Associação até hoje 🙂.  São os benefícios do networking em ação!

 

E voltando à semana onde a quarta-feira virou quinta 🤣, teremos mais dois eventos de peso em 19/04: Encontro da Regional Nordeste, em Recife (PE), quando o pessoal vai falar sobre desempenho do franchising, expansão, operações, gestão financeira e tendências, e Encontro da Comissão de Expansão e Pontos Comerciais, no Teatro Villa Lobos, em São Paulo (SP), que contará com a participação do diretor-presidente da Aliansce Sonae + brMalls, Rafael Sales. Não dá para perder, né? ❌

 

📔E ainda esta semana dá tempo de você expor sua marca no Guia Oficial de Franquias (GOF), a única publicação chancelada pela ABF. As marcas anunciantes têm destaque (cor e logo) em seu box de informações, sendo vistas por um ano inteiro na publicação. Afinal, o GOF está no Top 5 de solicitações recebidas pela ABF por e-mail. É a sua chance de falar com o público que realmente procura por franquias!

 

Ufa, depois de tudo isso, dá para você arrumar as malas para o feriadão 🧳. #partiudescanso

Franchising na imprensa: investimento, e-commerce, shoppings...

MÍDIA

TRIBUNA ONLINE: Franquias a partir de R$ 4.500 que não exigem ter empregado. Confira a lista

 

ECOMMERCE BRASIL: Para franquias, dividir a receita do e-commerce não é uma opção, é a única saída

 

E INVESTIDOR: 8 franquias de óticas que prometem retorno financeiro em até três anos

 

PEGN: Água Doce cresce 41% e acelera expansão com franquias mais baratas em cidades pequenas

 

MONEY TIMES: 5 franquias em shoppings para investir e faturar até R$ 250 mil por mês

 

PORTAL DO FRANCHISING: Como expandir franquias de forma segura

 

ECONOMIC NEWS BRASIL: Omnicanalidade é destaque em evento da ABF sobre Nova Lei de Franquias

 

STG NEWS: Confira franquias que apostam no exterior para expandir a marca

 

JORNAL DIA DIA: Franquias híbridas: conheça os negócios que unem digital e presencial

 

 

Uma perguntinha: curtiu a edição de hoje?

 

ABF@NEWS

 

Somos uma newsletter gratuita sobre as ações lideradas pela Associação Brasileira de Franchising – ABF e demais assuntos que mexem com o bolso e a cabeça dos empreendedores brasileiros. 💡

 

Excetuando as edições especiais, tipo plantão do Jornal Nacional, sabe?, costumamos chegar na caixa de entrada do seu e-mail às segundas-feiras, às 05h10 (com margem de erro de cada servidor de e-mail... que nem instituto de pesquisa, dois para lá, dois pra cá 😜).

 

Por que tão cedo? Porque acreditamos em começar (e terminar) a semana com pique total e, claro, em homenagem ao Dia Nacional do Empreendedor, em 05/10. A jornalista que assina esta newsletter agradece, inclusive, à padaria que abre de madrugada: Andréa Cordioli (MtB: 31.865)

 

Sempre verifique o spam caso não nos encontre na sua caixa de entrada.😊

 

📩 Se quer enviar dicas e sugestões, envie-nos um e-mail
🚀 Se tem interesse em ser o próximo anunciante, clique aqui

🗞️ Se quer se inscrever para receber o ABF News, o link é este


 

Siga-nos nas redes sociais
  Facebook Instagram Youtube Linkedin