Início ABF Rio II Webinar desvenda os segredos de sucesso das marcas cariocas vencedoras do Selo de Excelência

Webinar desvenda os segredos de sucesso das marcas cariocas vencedoras do Selo de Excelência

Webinar desvenda os segredos de sucesso das marcas cariocas vencedoras do Selo de Excelência

Se existem alguns segredos para ser uma franquia de sucesso e manter a excelência por meio do Selo de Excelência em Franchising (SEF) da ABF, eles foram revelados durante o Webinar “Selo de Excelência em Franchising: como conquistar esse importante reconhecimento para a sua marca” realizado pela ABF Rio em seu canal no YouTube nesta quinta-feira, 23 de maio. Com a presença de franqueados de diferentes categorias (Mega, Pleno, Sênior e Master), entre eles o presidente da ABF Rio, Clodoaldo Nascimento (YES! Idiomas) e o vice-presidente da entidade, Júlio Monteiro (Megamatte), que foi o mediador do evento.

Na categoria Mega, Humberto Madeira (Prudential) e Rafael Pardo (Spoleto); na Máster, Clodoaldo Nascimento (YES! Idiomas); da Sênior, Flavio Barros (Fuel Eyewear) e Bruno Gorodicht (Espetto Carioca), e da categoria Pleno, Luiz Pedreira (Spa do Pé). “Concedido anualmente para as principais empresas do mercado de franquias, o Selo tem a parceria com a Nielsen, que faz a pesquisa com os franqueados das marcas e todo o processo de auditoria, analisando as performances econômicas, operacionais e relacionais, além dos critérios de ESG”, destacou Monteiro. Com os dados obtidos no processo de obtenção do Selo ABF, as marcas têm, ainda, oportunidade de extrair informações reais e completas de sua rede para entender tudo o que tem que ser olhado e corrigido e observado e fortalecido.

De acordo com os empresários, a honraria é extremamente relevante para dar uma visão interna da rede que traz oportunidades de evolução. “Com esses dados, a franquia pode fazer um alinhamento de longo prazo, além de ter uma visão mais transparente no relacionamento com os clientes, pois o trabalho é feito com critérios internos, mas chancelados por uma consultoria externa e especializada da Nielsen”, assinalou Madeira, da Prudential.

Nesse processo, de acordo com Pardo, do Spoleto, um grande desafio é transformar os relatórios em análises em ações práticas para a realidade sensível dos franqueados. “É importante que tenhamos uma escuta ativa da rede em todas as etapas e uma das grandes riquezas do Selo é o relatório detalhado fornecido às marcas, pois ele permite ver oportunidades e pontos que trazem necessidade de correção. As empresas fazem um ótimo aproveitamento desse material se estiverem abertas a escutar e entender, aprendendo nesse processo”, ressaltou ele.

Resultados na prática

Os franqueados querem resultados financeiros, afinal, o modelo de negócio do franchising é testado e aprovado, com transferência de know-how. Por isso, de acordo com Nascimento, dois indicadores são primordiais: performances econômicas e operacional, pois são decisivos para os resultados positivos ao final de cada mês. “Nosso papel é com o dia a dia do franqueado e com o cumprimento do padrão da rede franqueadora, pois sabemos como cada procedimento do dia a dia é importante no final”, disse o presidente da ABF Rio.

Nesse sentido, as etapas de preparação são fundamentais e é preciso se preparar continuamente, ensina Barros, da Fuel Eyewear, detentor do SEF na categoria Sênior. “A preparação se dá ao longo de todo o ano e a adaptabilidade é chave para o sucesso, porque em torno da franquia há um cenário complexo: incertezas econômicas, mercado externo, variação cambial, alfândega, relacionamento com a rede etc. Diante de tudo isso, a participação dos franqueados no processo decisório das redes é fundamental e é para isso que existem os conselhos mensais”, explica. De acordo com ele, as ações e a participação são necessárias para que a colaboração entre todos seja sentida e aproveitada em ações práticas como projetos sociais, eventos, colaborações e outras iniciativas para crescimento da marca.

Mais um segredo revelado: trocas e resultados 

Receber o Selo da ABF é um passo importante para a excelência, mas a sua manutenção é uma garantia ainda maior para uma franquia de sucesso. Segundo Gorodicht, da Espetto Carioca (categoria Sênior), um dos passos para sempre estar entre as franquias mais competitivas e detentoras da chancela, é o acompanhamento do DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) em detalhes e isso pode ser feito por meio de incentivos financeiros, resultando em dados concretos para garantir a rentabilidade e o crescimento da marca de forma consistente. “A observação dos números e dados vai além da visita de loja: a gente se antecipa e pode trabalhar com as mudanças que precisam ser feitas, levando em conta critérios técnicos que elegem as franquias para receber o Selo de Excelência”, explicou.

 

Para uma franquia de Saúde e Bem-Estar, como a Spa do Pé (categoria Pleno), a capacitação tem um papel fundamental, explica Luiz Pedreira, CEO da marca. “Toda franquia precisa mensurar resultados e ter foco na lucratividade. Ter suporte e um pessoal preparado para chegar a esses resultados é uma das etapas fundamentais para o Selo”, afirma ele. “Na nossa franquia, por ser um negócio extremamente técnico, desenvolvemos parcerias em nível universitário para deixar todo o time preparado, oferecendo suporte técnico e de campo. É um suporte geral, unindo profissionais das unidades e os franqueados, impulsionando o desenvolvimento de tecnologias para o crescimento da rede”, concluiu.