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Visitas técnicas marcam dia da cerimônia de entrega do Selo de Excelência ABF 2024

Visitas técnicas marcam dia da cerimônia de entrega do Selo de Excelência ABF 2024
Visitantes na sede da Nutty Bavarian, recepcionados pela vice-presidente da ABF, Adriana Auriemo (5ª a partir da esq.), fundadora da rede

As chanceladas Flytour, Gendai, Kumon, Nutty Bavarian, RE/MAX e Sorridents foram as anfitriãs das visitas técnicas dos grupos de marcas associadas que igualmente conquistaram o Selo de Excelência em Franchising da ABF este ano.

As visitas técnicas (VTs) a franqueadoras chanceladas já se tornaram tradição no dia da cerimônia de entrega do Selo de Excelência em Franchising (SEF) da ABF (3/5). Localizadas na capital e região metropolitana de São Paulo, essas franqueadoras se tornam anfitriãs de representantes de outras marcas igualmente selistas (muitas delas de fora da capital ou do Estado), que têm a oportunidade de conhecer em detalhes o trabalho desenvolvido por essas redes, trocar ideias, fazer networking e muito mais.

Este ano, os grupos de associados que se inscreveram visitaram as sedes das marcas Flytour, Gendai, Kumon, Nutty Bavarian, RE/MAX e Sorridents.

O grupo visitante da Nutty Bavarian foi recepcionado por Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF, fundadora e sócia-diretora da rede, que explicou todo o seu funcionamento. Com  26 anos de história, a marca é pioneira em “nuts” (castanhas) glaceadas no País e a maior rede deste mercado no mundo. Atualmente, a Nutty Bavarian conta mais de 165 franquias, está presente em mais de 600 pontos de venda (PDVs) no Brasil, vende mais de 30 toneladas de nuts e realiza mais de 165 mil atendimentos por mês.

Visitas técnicas SEF
Grupo de participantes da VT à sede da Sorridents

Fundada pelos cirurgiões-dentistas, Dra. Carla Sarni, e seu marido, Dr. Cleber Soares, com foco em mudar a vida das pessoas e proporcionar acesso, conforto, experiência e qualidade, a Sorridents atualmente possui 360 operações no Brasil e 26 anos de existência.

Em uma apresentação institucional, Laís Mendes, gerente de RH, falou sobre os três pilares da cultura da rede: foco no cliente, no franqueado e nas pessoas/sociedade. “Trabalhamos em constante inovação nos produtos, atendimentos ao cliente, capacitação dos franqueados, colaboradores das unidades e, claro, do time que fica no escritório da marca. Entendemos a diferença que fazemos na saúde bucal e na vida geral das pessoas. A cultura da empresa carrega o DNA humano dos fundadores”, afirmou a executiva.

Marcelo Abrahão, diretor de operações da Sorridents, falou sobre a importância da área comercial B2C (venda feita diretamente para o consumidor final) para a expansão das operações embasadas na saúde com ética e qualidade. “A satisfação dos pacientes é a nossa melhor propaganda. O nosso time de expansão capta mais de 70 mil clientes para a marca por mês com tratamentos a ticket médio de 700 reais. Isso é resultado da capacitação que a marca disponibiliza não só para os franqueados, mas para todos da unidade que querem o bem-estar dos pacientes. Franchising é um casamento”, afirmou.

As campanhas de engajamento gameficadas, análise SWOT (sigla em inglês para a ferramenta de gestão que se baseia no estudo das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) de cada unidade e criação de estratégias em todas as áreas também são importantes para a franqueadora. “O mesmo remédio não deve ser aplicado para todos. Ou seja, as conexões que geram engajamento variam para cada franqueado. Desenvolvemos uma SWOT para diagnosticar o melhor suporte para cada unidade dentro das suas necessidades e eventos mínimos que contamos com as participações dos franqueados para discutir sobre o negócio”, concluiu.

Para Andrea Gomes (Roval Franchising), participante da visita técnica, “os cuidados com a saúde são importantíssimos e esse setor não para de crescer em todo o nosso país. A iniciativa da ABF de nos permitir conhecer franqueadoras que se preocupam com o bem-estar das pessoas fomenta ainda mais a nossa vontade de contribuir. Nós da Roval Franchising estamos com 80 operações no Nordeste e ampliando para Norte e Sudeste”, completou.

Visitas técnicas SEF
Associados durante visita técnica à sede da Gendai

Gendai
O grupo de visitantes da Gendai foi recepcionado por Gilberto Ohara, diretor de Marcas, e Luiz Marcelo, head de Tecnologia do Grupo Trigo, que explicaram sobre as áreas e setores da franqueadora, estrutura organizacional, ideias de transformação digital e inovações em cozinha e equipamentos que a rede fornece para seus franqueados.

De acordo com Jean Lima, gestor do grupo Carol Coxinhas, as trocas entre franqueadoras são superválidas para entender como as empresas estão tocando o negócio, principalmente para redes menores. “Eu acredito que ouvir sobre a experiência e a vivência de quem está há mais tempo no mercado ajuda as franqueadoras que estão nesse momento de crescimento. E essa troca é superimportante e agregadora, pois conseguimos voltar para a nossa empresa com novas ideias para implementações, visando seguir melhorando no nosso ramo”, comentou.

Na opinião de Mathias Almeida, brand manager do Grupo Rão, essa análise de mercado é de extrema importância, visando observar o que outras franquias estão fazendo. “As visitas técnicas são uma iniciativa muito importante. Essa ação da ABF nos ajuda a trazer uma visão de muita coisa que está à frente nas demais marcas e nos dá um olhar para o que nós estamos também como franqueadores de alimentação, se estamos no caminho certo e demais insights que os colegas já estão aplicando”, finalizou.

Fotos: ABF/Divulgação