Início Notícias ABF em Ação Transformação Digital foi tema de Encontro da ABF Regional Sul

Transformação Digital foi tema de Encontro da ABF Regional Sul

Transformação Digital foi tema de Encontro da ABF Regional Sul
Associados da ABF participantes do Encontro Regional Sul na sede da ACATE

Associados debateram a transformação digital na sede da ACATE.

Fechando as atividades do ano, a Regional Sul reuniu entre os dias 09 e 10 de novembro, mais de 100 participantes na sede da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), em Florianópolis (SC) para o encontro de associados da Regional Sul da Associação Brasileira de Franchising.

No primeiro dia, o encontro foi moderado pelos diretor da ABF Regional Sul, André Belz e pelo diretor de Estratégia Digital da ABF, Carlos Zilli. Os diretores deram boas-vindas a todos os presentes e apresentaram a parceria da ABF com a Linklab Acate.

O evento proporcionou networking entre os associados, e a palestra de Negócios Acate – Inovação Aberta, ministrada pelo Diretor de inovação e novos negócios da acate, Silvio Kotujansky.

Os associados presentes também tiveram a oportunidade de assistir a apresentação de verticais de negócios e Startups, com Bruno Guimarães, diretor da vertical de varejo, Otávio Pinheiros, diretor da vertical de educação e Rodrigo Cabral, diretor da vertical PeopleTech.

No dia 10, o diretor regional André Belz agradeceu a presença de todos, destacou a importância dos encontros, falou da parceria com a ACATE e destacou o desempenho dos numeros do franchising na nacionais e regionais durante o 1º semestre de 2022.

Dando início ao encontro, o vice-presidente da ABF, Tom Leite, apresentou a todos a nova diretoria que irá dirigir a Associação a partir de 2023 e confirmou o diretor André Belz na regional para os próximos dois anos.

No evento, também esteve presente o prefeito de Florianópolis Topázio Silveira neto que se colocou a disposição de todo o Sistema do Franchising para se empenhar em prol da assinatura do Projeto de lei para a redução da alíquota do ISS na cidade o que iria trazer mais empresas pra cidade e consequentemente mais emprego e renda. O PL está sendo avaliado pela Secretaria de Fazenda do Município.

Complementando a fala do Prefeito, o diretor jurídico da ABF, Sidney Amendoeira destacou a batalha da Associação em prol das marcas na redução dessa alíquota em cerca de 20 municípios do País.

O evento envolveu, palestras como a do Fundador da Equilibrium e diretor de tecnologia do grupo boticário, Fábio Nunes que evidenciou como ações simples aliadas a tecnologia mudou a gestão e ajudou o grupo boticário a ser o maior ecossistema de beleza para o mundo.

Na sequência, foram apresentadas as palestras com os temas o novo perfil do varejista, por Mauro Nomura, do grupo Nomura, onde provocou os participantes a pensarem na reestruturação dos negócios e no turn over das equipes. Alem disso apresentou ferramentas digitais para o desenvolvimento e gestão. Após Nomura, o case da Portobello Shop sobre transformação digital da, ministrado por José Gonçalves Junior, diretor de franquias e expansão da Portobello Shop.

O vice-presidente Tom apresentou também a palestra “O uso da tecnologia para a evolução do negócio de food service” com cases e numeros de desempenho do grupo Trigo e toda a transformação digital passada pré e durante a pandemia.

Após o almoço, Daniel Alves, da Innoway, em sua palestra debateu com os participantes sobre maturidade de inovação com teste entre os participantes. Para ele, fazer diagnósticos e planos de inovação bem detalhados facilita a jornada do cliente e pode até mesmo determinar o futuro dos negócios.

Complementando a palestra de Alves, o diretor de Estratégia Digital Carlos Zilli apresentou a palestra sobre jornada do cliente com o objetivo de otimizar os processos gerando uma eficiência operacional. Para ele é preciso entender toda a jornada pois 70% do que se considera atrito são erros no processo e por isso, sem entender quais são esses erros não se termina com uma eficiente jornada.

Após sua palestra, Zilli moderou com Silvio Kotujansky e Daniel Alves um painel sobre o tema da Jornada evidenciando as visões de mudanças culturais e de processos para as empresas.

Encerrando o evento, a diretora de Capacitação Fabiana Estrela, fez um overview dos principais pontos debatidos na última edição do Websummit. Segundo a diretora, dentre os assuntos mais debatidos pelos especialistas com cases de marcas conhecidas no mercado como do Airbnb foram a humanização, personalização, Experiencia do cliente, conexão e proposito.

Para os especialistas do encontro que ocorreu em Portugal, as pessoas precisam muito mais do que ter a marca mas vivenciá-la, sendo proveitosa e se identificando. Pois as pessoas compram experiencias e não puramente marcas.

Foto: ABF/Divulgação