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Sustentabilidade em evidência na ABF Franchising Week 2024

Sustentabilidade em evidência na ABF Franchising Week 2024
Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF, abre segundo Seminário de Saúde, Beleza e Bem-Estar da história da ABF Franchising Week

O segundo Seminário de Saúde, Beleza e Bem-Estar da história da ABF Franchising Week foi apresentado nesta segunda-feira (24) por Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF, e Thaís Ramos, coordenadora da Comissão. Uma apresentação da importância do segmento na economia brasileira evidenciou que ele é “de uma enorme pujança para mudar a vida das pessoas, começando pela autoestima”, afirmou Claudia Vobeto (Majô Beauty Club), diretora de Capacitação da entidade.

“Saúde, Beleza e Bem-Estar representa o maior faturamento do franchising brasileiro. Este crescimento é fomentado por grandes pessoas que transformam a autoconfiança e a saúde, afirmou o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.

Bruna Vasconi (Peça Rara Brechó), Rafael Marconi (O Boticário) e Claudia Valerio (Óticas Diniz) durante painel

Sob a moderação de Claudia Valerio (Óticas Diniz), o painel inicial teve o tema Transformando Desafios em Oportunidades: os resultados de um crescimento sustentável. Rafael Marconi (O Boticário) falou sobre reverter os desafios da logística e projetos sustentáveis da marca, que conta com 15 transportadoras e quatro mil operações no Brasil, e a respeito da produção de unidades com materiais reciclados.

“Criamos um projeto para utilizar toneladas de produtos jogados no lixo das unidades, passamos a reciclar e construir as novas lojas com equipes especializadas e fornecedores certos”, explicou. Além disso, o executivo contou  que “levar esse tipo de abordagem para os varejistas, que não pensavam nisso antes, foi uma empreitada e hoje temos mais de 150 lojas deste modelo”.

Dentro da sustentabilidade, Bruna Vasconi (Peça Rara Brechó) apresentou a economia circular e como o “negócio promove novas experiências com roupas que já existem no mundo e, junto a isso, preza a higiene e o conforto dos clientes”.

A executiva falou, ainda, que a cultura interna da empresa foi o diferencial para engajar a equipe da Rede, os franqueados e os colaboradores das unidades. “Todos acabaram se engajando mais do que o esperado, visto que é um modelo encantador. Além disso, mensuramos toda a economia gerada e reutilização que construímos no Peça Rara”, disse.

Para completar, Marconi comentou sobre a diversidade no franchising. “Ao realizar uma pesquisa de campo nas lojas, comecei a notar o compromisso social que temos o dever de cumprir”, finalizou.

Fotos: Marcel Terra