Início Notícias ABF em Ação Seminário de Food Service marca abertura da ABF Franchising Week 2024

Seminário de Food Service marca abertura da ABF Franchising Week 2024

Seminário de Food Service marca abertura da ABF Franchising Week 2024
Tom Moreira Leite, presidente da ABF, na abertura da Franchising Week 2024

Evento tradicional da ABF Week, Food Service abriu com homenagem do presidente da entidade aos empreendedores, à população e a todo o estado do Rio Grande do Sul, e debateu IA e a aplicação da tecnologia no dia a dia das redes

A 9ª ABF Franchising Week foi aberta oficialmente na manhã desta segunda-feira (24/6), no Expo Center Norte, em São Paulo.

No Seminário Setorial de Food Service, evento tradicional da abertura da semana de imersão no setor, Tom Moreira Leite, presidente da entidade, expressou a solidariedade da Associação aos empreendedores gaúchos, ao povo e a todo o estado do Rio Grande do Sul, duramente atingido pela catástrofe climática provocada pelas fortes enchentes.

O presidente lembrou das iniciativas da ABF e de diversas redes de franquias para ajudar a amenizar os impactos da tragédia não só para os associados, franqueados e seus colaboradores, como também para a população. “As imagens de casas submersas, comércios destruídos e famílias desabrigadas nos lembram da fragilidade da vida e da importância de estarmos unidos sempre para que possamos superar as dificuldades nos momentos de crise”, afirmou e completou: “o franchising brasileiro demonstrou mais uma vez ser forte, resiliente e solidário”.

Tom falou também a respeito do desempenho do setor no primeiro trimestre. “A inflação de serviços ainda é uma preocupação”, disse. Segundo ele, apesar de desafios como esses, o segmento de Alimentação demonstrou um desempenho notável, sendo o que mais cresceu frente ao mesmo período do ano passado: um crescimento de impressionantes 43,9% em Comércio e Distribuição, favorecido, entre outros fatores, especialmente pelo ótimo desempenho das chocolaterias, com a Páscoa ocorrendo em março, e Food Service, que registrou uma alta de 26,6%, beneficiado pela consolidação da retomada da frequência dos clientes nos salões, a persistência do hábito de pedidos delivery, dentre outros.

Evocando a união que caracteriza o setor de franquias, Tom convidou todos a participarem de toda a Franchising Week. “A colaboração e o espírito de comunidade que vemos aqui são um reflexo do que há de melhor em nosso setor. Aproveitem ao máximo esta semana. participem dos eventos, façam networking, troquem ideias e aproveitem cada oportunidade para aprender e crescer. Juntos, podemos continuar a construir um setor de franquias cada vez mais forte, inovador e sustentável, pautado pela ética: um franchising íntegro.

Food service ABF Week
(A partir da dir.) Tatiana Lanna e Bruno Salles (Grupo Z+), Rafael Mello (Madero) e Ernesto Bitran (Hyperlocal) debatem a IA aplicada no dia a dia das redes de franquias

IA e Tecnologia
João Baptista Junior (Rei do Mate), coordenador da Comissão de Food Service da ABF, conduziu o evento. Ernesto Bitran (Hyperlocal) contextualizou o painel IA e Tecnologia: Potencializando Resultados e Aprimorando Processos. O segredo, segundo Bitran, está em como lidamos com a inteligência artificial. “A IA, quando bem aplicada, pode levar os nossos negócios a patamares bem diferentes”, afirmou.

O especialista observou que “31% das pesquisas do Google já são feitas de maneira conversacional e pedidos conversacionais têm trazido mais aproximação entre clientes e estabelecimentos”.

Rafael Mello (Madero), Tatiana Lanna e Bruno Salles (Grupo Z+, formado pelas marcas Grão Expresso e Fábrica de Bolo Vó Alzira), moderados por Bitran, trouxeram os cases de suas empresas no uso da IA.

A verticalização foi a estratégia adotada pelo Madero, incluindo logística, engenharia, arquitetura, entre outras áreas. Segundo o executivo, a empresa se tornou uma plataforma de gerir restaurantes para que os operadores cuidem dos restaurantes e da experiência dos clientes.

Tatiana, membro da Comissão de Food Service da ABF, e Salles explicaram de que modo o Grupo Z+ utiliza a IA, como, por exemplo, para entender melhor os hábitos do consumidor final e controlar o estoque na ponta. Tatiana disse que a vó Alzira, fundadora e que atua na rede, cuida de toda a tradição e os gestores, da tecnologia.  Segundo Salles, a marca investiu muito em análise de dados, que são transmitidos às pessoas da empresa para empoderá-las, resultando assim em ganhos de eficiência na rede. “Para nós, o mais importante hoje é ter canais proprietários de venda digital”, enfatizou a painelista.

Além do Seminário Setorial de Food Service, o primeiro dia da ABF Franchising Week 2024 conta com o Seminário de Saúde, Beleza e Bem-Estar (na parte da manhã), o Seminário Setorial de Redes de Educação e o Congresso de Expansão à tarde. Paralelamente, os participantes podem visitar a Expo Fornecedores nos intervalos dos eventos. Confira toda a programação da Franchising Week aqui.

Fotos: Keiny Andrade