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Prêmio ABF Destaque Franchising – Categoria Trabalho Acadêmico – Premiado 2018

Acadêmico
Guilherme Fernando Ribeiro (Univ. Tecnológica Federal do Paraná) recebe o prêmio entregue por Fabiana Estrela, diretora de capacitação da ABF

Com a tese “Classificação de Métodos de Previsão de Demanda para Novos Produtos: Estudo no Sistema Brasileiro de Franquias”, Guilherme Fernando Ribeiro foi o vencedor do Prêmio ABF Destaque Franchising na Categoria Trabalho Acadêmico em 2018.

Ribeiro apresentou sua dissertação de mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Como prêmio pelo primeiro lugar na categoria, o pesquisador recebeu um cheque no valor de R$ 4.500.

Resumo da tese
“Essa pesquisa preocupou-se em discutir a temática de previsão de demanda para novos produtos e realizou um estudo que teve como objetivo propor uma classificação de métodos de previsão de demanda para novos produtos, considerando as características do sistema brasileiro de franquias.
Utilizou-se a técnica de coleta dos dados do tipo questionário e realizou-se uma validação do mesmo em quatro esferas: psicologia, estatística, especialistas e língua portuguesa, além da aplicação do coeficiente alfa de Cronbach – que resultou em um coeficiente global com classificação alta, o que demonstra a confiabilidade e consistência do questionário. Com o intuito de contribuir para o tratamento do objetivo em questão, utilizou-se uma abordagem fundamentada nos princípios do método de apoio multicritério à decisão, o ELECTRE TRI. Para a aplicação do método, utilizou-se o software IRIS 2.0.
A análise dos resultados foi realizada em três segmentos de franquias. Para o segmento de Bares, restaurantes, padarias e pizzarias, na categoria de Adições a linhas existentes de produtos, os resultados mostram que os métodos Pesquisa de mercado, Analogia histórica, Simulação de cenários, Pesquisa da equipe de vendas, Box-Jenkins (ARIMA) e a Análise de regressão enquadraram-se na categoria dos Métodos recomendados. No segmento de Cosméticos e perfumaria, na categoria de Adições a linhas existentes de produtos, os resultados mostram que os métodos Pesquisa de mercado, Método Delphi, Analogia histórica, Pesquisa da equipe de vendas, Média móvel e Box-Jenkins (ARIMA) enquadraram-se na categoria dos Métodos recomendados. O segmento de Livrarias, gráficas e sinalização, na categoria de Novos produtos para a empresa, os resultados mostram que os métodos Pesquisa de mercado, Método Delphi, Analogia histórica, Simulação de cenários e Pesquisa da equipe de vendas enquadraram-se na categoria dos Métodos recomendados.
Foi possível observar que a previsão de demanda para novos produtos deve incorporar características específicas dos mercados como a diversidade na preferência dos consumidores e as mudanças socioeconômicas.”

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Foto: Keiny Andrade