Início ABF Rio II Pós-NRA 2024: O futuro da inovação no food service é destaque em palestra da ABF Rio

Pós-NRA 2024: O futuro da inovação no food service é destaque em palestra da ABF Rio

Pós-NRA 2024: O futuro da inovação no food service é destaque em palestra da ABF Rio
Palestrantes do Pós-NRA ABF Rio, entre eles os presidentes da entidade no estado do Rio de Janeiro, Clodoaldo Nascimento (4º a partir da dir.), e nacional, Tom Moreira Leite (5º)

Todos os insights e inspirações trazidos do maior evento de food service do mundo foram apresentados no evento da ABF Rio.
Reunindo cerca de 100 associados, foi realizado o tradicional Pós-NRA da ABF Rio no hub de tecnologia do Senac, no Rio de Janeiro, no último dia 20 de junho .

O evento contou com especialistas que participaram do NRA Show 2024, em Chicago, maior evento  de food service do mundo, realizado pela National Restaurant Association. Os palestrantes transmitiram insights, novidades e muito conhecimento para os participantes presentes aplicarem nos negócios.

Dando boas-vindas, o presidente da ABF Rio, Clodoaldo Nascimento, falou sobre a importância do NRA Show, por ser um evento crucial para as franquias, pois reúne milhares de profissionais da indústria de food service. O executivo aproveitou para agradecer ao Senac por ceder o espaço para que o evento pudesse acontecer. “Hoje teremos grandes ensinamentos e insights de tudo que aconteceu no NRA Show. Teremos grandes nomes e especialistas do segmento trazendo o melhor para todos aqui presentes”, finalizou Nascimento.

Falando um pouco sobre tecnologia, Gabriel Santini, gerente de Inovação do Senac, falou a respeito do local, dos cursos de empreendedorismo e tecnologia que o Senac oferece, e sobre os conteúdos que seriam debatidos pelos palestrantes. “É um prazer receber a ABF Rio aqui no Centro de Inovação para uma entrega de conteúdo de alta relevância e apresentado por especialistas do setor”, comentou.

vice-presidente da ABF Rio Júlio Monteiro discursando sobre a importância da adaptação às mudanças advindas da tecnologia

Adaptação às mudanças e transformação digital

Em seguida, o vice-presidente da ABF Rio e CEO da Megamatte, Júlio Monteiro, abordou a importância de as pessoas se adaptarem às mudanças, e sobre como seguir os processos dentro da empresa, fazendo toda a diferença para o cliente. “Processos são um conjunto de ações que precisam de uma liderança para se chegar à transformação digital”, disse.

Monteiro também falou sobre transformação digital ser sobre pessoas e não tecnologia, e a importância de a liderança saber equilibrar o tempo. “Para mim, um dos grandes desafios é mantermos a tração e consistência na transformação digital dos negócios de alimentação, especialmente no franchising”, finalizou.

Em uma palestra bem dinâmica, a CEO da Gouvêa Foodservice, Cristina Souza, trouxe algumas novidades do NRA, como a robotização para reduzir o atrito na jornada de compra, aumentando assim a produtividade e melhorando os resultados. A empresária contou que durante a visita ao Sweetgreen, 70 pedidos foram entregues em 18 minutos.

Cristina observou, ainda, que a conexão com o cliente coloca a empresa em prioridade na jornada de vida dele. “Para uma proposta de valor eficiente, a inovação em produtos deve andar em linha com o desejo do consumidor, através de engajamento e capacitação das equipes”, finalizou.

O CEO da Hot n’ Tender, Dany Levkovits, falou sobre tecnologia para competitividade, preços dinâmicos e programa de fidelidade. O executivo explicou que no NRA puderam ver que o tempo de atendimento via IA já é o mesmo que o feito por uma pessoa, porém isso não gerou cortes de colaboradores, mas sim uma equipe mais produtiva, pois a equipe agora poderia se dedicar a outras funções na operação. “É importante capacitar o time sobre o uso da IA, para impulsionar a produtividade”, explicou.

Painel sobre o segmento de Alimentação

Alimentação

Finalizando o evento, aconteceu um painel sobre o segmento de Alimentação com a mediação de Bruno Gorodicht (Grupo Impettus), e a participação do presidente da ABF Nacional, Tom Moreira Leite (Grupo Trigo), Fernando Munhoz (Kerry) e Danielle Garry (Instituto Foodservice Brasil).

Falando sobre sustentabilidade no setor de alimentação, Fernando Munhoz, destacou um dos temas que apareceram bastante no NRA, que foi a importância de se destacar no mercado, oferecendo produtos mais saudáveis. “Parece um dado chocante, mas 80% dos consumidores se preocupam com sustentabilidade, e estão dispostos a fazer as escolhas baseados nisso”, explicou.

Munhoz ainda ressaltou que as empresas que estão adotando sistemas sustentáveis precisam informar isso ao consumidor de alguma forma. “Os clientes estão procurando empresas sustentáveis, e cabe às empresas informar e aproveitar esse engajamento, e atender as demandas do consumidor. Um terço do que é produzido é desperdiçado. As empresas têm que se preocupar com o planeta e com o desperdício”, disse.

Danielle Garry falou sobre como as empresas podem fazer com que o food seja disruptivo, um mercado tradicional, e como os operadores do setor podem gerar mais experiência para o cliente. ”A customização está cada vez mais forte, e vimos muito isso fora do Brasil. Cada vez mais podemos capturar o perfil dos consumidores e impressioná-los usando a base de clientes e de pedidos. Assim podemos inovar através do perfil dos próprios clientes, usando a IA, e vimos isso na feira. Se não acelerarmos isso no nosso país, vamos perder muitas oportunidades”, salientou.

Tom falou sobre o desafio dos líderes em criar um ambiente dentro dos restaurantes de pessoas engajadas e motivadas a realizarem suas atividades diárias com paixão, e como a tecnologia pode ajudar nisso.  “Falando sobre o Spoleto, em 2020, a gente se viu obrigado a repensar a operação, para operar através de um modo que se chama de ‘baixo contato’ pelas questões pandêmicas e de saúde daquele momento. E a gente realizou um piloto numa unidade, em um shopping, em São Paulo, que a gente trazia tecnologia para o atendimento e para dentro da cozinha. Conseguimos dobrar a capacidade de clientes através da introdução de tecnologia dentro da cozinha”, contou.

O executivo também falou sobre a importância da formação de líderes e citou a iniciativa do Grupo Trigo. “O programa mais importante dentro de Grupo Trigo é o programa de formação dos líderes dos restaurantes. A gente tem isso em todas as marcas. Isso nasce no Spoleto e vamos trazendo para o China in Box etc. A gente tem que usar a tecnologia em prol da melhoria da qualidade de vida dos nossos funcionários para que eles tenham orgulho de trabalhar naquele ambiente”, concluiu.

Para Luiz Eduardo Jardim(Deep Freeze Congelados), o evento do ABF Rio no Senac foi uma grande oportunidade para conhecer o local, e como empreendedor no setor de alimentação, as palestras e o painel foram cheios de insights e conhecimento para quem nunca foi ao NRA Show. “Nós da Deep Freeze Congelados estamos muito felizes em poder participar desse evento aqui no Senac. Um prazer poder absorver mais conhecimento sobre o setor de alimentação com essa galera especializada no assunto. Somos muito gratos à ABF Rio pela oportunidade”, disse.

O Pós-NRA ABF Rio contou com a parceria do Senac e apoio das marcas Bendito, Lecadô e Megamatte.

Fotos: ABF Rio/Divulgação