![Pessoas foi tema de destaque da Multi-Unit 2024 Pessoas foi tema de destaque da Multi-Unit 2024](https://www.abf.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Keiny_Andrade-6466-1-e1716299921430.jpg)
Pós Multi-Unit Franchising Conference da ABF detalhou os principais assuntos tratados no maior encontro de franqueados do mundo.
Foi unânime entre os painelistas do Pós-Multi-Unit Franchising Conference (MUFC) da ABF a preocupação do mercado americano com as pessoas, já que a falta de mão de obra tem elevado o custo das equipes e dificultado a retenção de talentos.
No painel que teve como tema Gente e Gestão ficou clara a necessidade de desenvolvimento e capacitação e, mais do que isso, de lideranças. Fabiana Estrela, diretora-executiva da ABF e moderadora do painel, provocou os participantes sobre “Como e em que velocidade estamos produzindo novos líderes em nossas organizações?”.
Júlio da Mata (Casa do Construtor), contou que o que marcou para ele na palestra de Jim Collins, um dos keynotes do evento deste ano, foi a seguinte provocação: a pergunta certa não é como você vai crescer e sim com quem você vai conseguir desenvolver o seu negócio. Segundo ele é preciso conhecer muito bem o perfil de cada colaborador, medir sua performance e entender se ele está no lugar certo dentro da organização.
Outra frase dita no evento que marcou os participantes foi: “É melhor capacitar o time antes da tempestade”.
Fabiana Borges, multifranqueada de O Boticário, Sun Glass Hot e Quem disse, Berenice? participou pela segunda vez da MUFC. Ela ressaltou a disciplina como uma das peças-chave para conseguir crescer e manter o negócio sadio. “É muito importante conhecer os números, medir e gerenciar cada unidade. Todas precisam dar resultado”, salientou.
Outros pontos levantados pela multifranqueada para conseguir gerenciar muitas unidades é o alinhamento com a franqueadora e o conhecimento profundo do cliente. “Não basta mais regionalizar o produto ou o serviço. Hoje, precisamos atender de forma personalizada também cada grupo geracional de consumidores”, explicou. “Cada geração tem uma expectativa e uma forma diferente de comprar. É preciso estar atento a isso”, completou.
![](https://www.abf.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Keiny_Andrade-6492-1024x683.jpg)
Oportunidades e aplicações
O último painel do evento, “Aterrisagem: oportunidades e aplicações”, contou com a participação de André Friedheim, ex-presidente e conselheiro da ABF, Denis Santini, fundador e CEO do Grupo MD, a advogada Renata Pin (ARP Advocacia Ribeiro Pin) e com a moderação de Juarez Leão.
Foi um momento de muita inspiração. Com muita experiência, os painelistas fecharam o evento com um bate-papo muito descontraído, que concluiu que o mercado brasileiro está só começando ainda nessa jornada dos multifranqueados.
“Já temos grupos muito importantes no Brasil com práticas que também servem de benchmarking para o mercado internacional, mas o tamanho do mercado americano é ainda muito maior”, afirmou Leão.
Nessa linha de raciocínio, Friedheim trouxe alguns dados que realmente surpreendem: a grande maioria dos franqueados americanos são multifranqueados, alguns grupos abriram capital e o maior deles conta com 1.600 operações em funcionamento. “Os 200 maiores multifranqueados americanos reúnem 36 mil unidades e faturam mais do que o franchising brasileiro inteiro”, afirmou, lembrando que os números mostram que, além de grandes, o quanto são também eficientes.
“Os multifranqueados são muito bem-vistos pelos franqueadores pois, devido à estrutura de gestão robusta, eles acabam desonerando a franqueadora em muitos aspectos. Um exemplo é que eles retêm mais profissionais do que as unidades individuais”, explicou Friedheim.
A advogada Renata Pin compartilhou a preocupação de todos nos EUA com a questão tributária. A recomendação é sempre a mesma, independentemente da legislação vigente: as partes precisam de apoio jurídico ao longo de todo o processo, desde o ingresso na rede.
Depois dos painelistas compartilharem a experiência de assistir palestras, cases inspiradores e também de poder conversar de forma informal com muitos desses empresários em Las Vegas, o Pós Multi-Unit promovido pela ABF terminou com uma sensação de que temos aqui no Brasil um longo caminho a ser trilhado, porém cheio de oportunidades.
Fotos: ABF/Divulgação