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Pesquisa de Food Service 2024 revela pujança, desafios e tendências

Pesquisa de Food Service 2024 revela pujança, desafios e tendências
Simone Galante (Galunion) conduz painel sobre a Pesquisa Setorial de Food Service 2024 ao lado de Fernando Ribeiro (Sal e Brasa), à esq., e Pablo Farias (Loucos por Coxinha)

Estudo apontou crescimento de 19% na receita do segmento Alimentação – Food Service e Comércio e Distribuição – e de 12% no número de operações.

Encerrando a parte da manhã do Seminário, Simone Galante, fundadora e CEO da Galunion Consultoria, apresentou os resultados da Pesquisa Setorial de Food Service 2024, feita em parceria com a ABF, no painel com Pablo Farias (Loucos por Coxinha) e Fernando Ribeiro (Sal e Brasa), diretor regional da ABF Nordeste. “[São] treze anos das pesquisa e este ano nós a remodelamos para trazer mais dados e prosperidade para o setor”, afirmou Simone.

“Não foi um ano de crescimento de loja, mas de resultado melhor”, afirmou Ribeiro a respeito do comportamento da rede no ano passado e que, segundo ele, foi muito próspero.

O canal de multifranqueados é o mais importante na Loucos por Coxinhas, rede atualmente com 79 lojas e 29 franqueados, disse Farias. “Ele precisa de um olhar especial, o protagonismo desse meu multifranqueado nós estamos trabalhando muito”, comentou.

Pesquisa Setorial de Food Service 2024
Com o aumento da presença de consumidores nos estabelecimentos de alimentação, de forma presencial, mais a facilidade do delivery, que é uma plataforma que veio para ficar, o segmento de Alimentação (tanto Food Service quanto Comércio e Distribuição) fechou 2023 com crescimento de 19% no faturamento, com R$ 61,959 bilhões, além de um aumento de 12% no número de unidades, que passou de 40.520 operações para 45.709. O número de redes também registrou um incremento de 9%, passando de 857 para 938. Essa parcela do franchising repetiu a dose no 1º trimestre de 2024, com Alimentação – Comércio e Distribuição crescendo 43,9% (com impacto da Páscoa no 1º trimestre e excelente desempenho das chocolaterias) e Alimentação Food Service crescendo 26,6%.

Entretanto, ainda há desafios para as redes que atuam no setor, como a pressão pelo aumento dos custos, estreitamento das margens e, por ser forte empregador e formador de mão de obra, dificuldade na retenção de colaboradores, apesar de treinamento e da capacitação constantes. Além disso, a fidelização dos clientes – assim como a busca por maior eficiência – segue em alta como uma estratégia para fortalecer margens e proporcionar uma experiência de compra diferenciada aos clientes, estreitando a relação com o público-alvo de cada marca. Isso é o que mostra a 13ª edição da Pesquisa Anual Setorial de Food Service 2024, uma parceria da ABF (Associação Brasileira de Franchising) com a Galunion, consultoria especializada em alimentação.

O levantamento deste ano contou com uma amostra de 64 marcas de alimentação, que juntas somam 11.260 pontos de venda, sendo 49% deles em estabelecimentos localizados na rua, 34% em shopping centers e 17% em centros comerciais. Também há uma grande variedade no tipo de culinária principal, com destaque para cafeterias/chás com 14%, variada/brasileira com 13% e asiática também com 13%.

Food service

Graças à diversidade dos tipos de negócio de alimentação no franchising, há uma variação no ticket médio de acordo com o tipo de compra efetuada. 52% têm ticket médio geral entre R$ 20 e R$ 50 e 62% no ticket médio somente salão/balcão no mesmo intervalo. Já no delivery sem taxa de entrega, 59% têm ticket médio entre R$ 50 e R$ 100 (77% com taxa).

Food service

Levando em conta dados que englobam a performance do segmento, 88% dos respondentes tiveram aumento das vendas em 2023, comparando com 2022. Entretanto, bem acima do mercado, 22% dos entrevistados registraram um crescimento superior a 15% no faturamento anual. Em relação aos lucros, 97% das empresas tiveram aumento na receita no ano passado, sendo que apenas 16% obtiveram um percentual acima de 15%. “Por meio destes números, vemos que o setor de food service é saudável e apresenta bons resultados, apesar dos desafios que englobam a inflação, o aumento de custos e impostos. Em grande parte dos casos, as marcas não conseguem diluir esse montante e repassar ao consumidor, trabalhando com margens apertadas. Apesar do cenário, o segmento de alimentação segue com um faturamento positivo, mostrando a força no franchising e a importância do sistema de delivery, que proporciona um valor agregado aos negócios, tendo uma participação representativa nas vendas em diferentes tipos de culinária”, ressalta Tom Moreira Leite, presidente da ABF.

Food service

Ainda tratando sobre custos, os dados mostram que as empresas continuaram sendo pressionadas de 2022 para 2023. O CMV (Custo de Mercadoria Vendida), que inclui descartáveis, custos logísticos e mão-de-obra direta, com base em valores sob faturamento bruto, passou de 34,4% em 2022 para 34,3% em 2023, praticamente se mantendo estável, com pequena variação de 0,1% sob as vendas. Já no pessoal passou de 18,9% em 2022 para 19,6% em 2023, uma variação maior, de 0,7% sob vendas. Já os custos de ocupação sob o faturamento bruto são de 16% para shoppings, 10% para pontos nas ruas e 13% para galerias e outros locais.

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A Pesquisa traz, ainda, dados sobre gestão de pessoas e de operações, delivery, expansão e investimentos em 2024.

Foto: Keiny Andrade