Início Notícias ABF em Ação Peculiaridades do mercado chinês são foco de debate

Peculiaridades do mercado chinês são foco de debate

Peculiaridades do mercado chinês são foco de debate
Eduardo Terra: “O futuro do varejo está na China”

“Você sabia que a maior aceleradora de startups no mundo está na China?”. Essa é uma das questões que Cristina Franco, membro do conselho da ABF e moderadora do debate, expoz ao público logo no início da apresentação que ocorreu na manhã de quinta-feira, dia 26. Cristina representou a ABF em uma missão à China que ocorreu entre 10 e 21 de outubro. A ida ao país contou com uma comitiva de aproximadamente 20 empresários e especialistas como Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e sócio-diretor da BTR; Alberto Serrentino, vice-presidente da entidade e fundador da Varese Retail, e Marcelo Maia, secretário de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Cristina Franco exaltou a importância da missão e como ela trouxe um novo olhar aos participantes: “O mundo está mudando. Costumávamos nos guiar pela economia e novidades dos Estados Unidos. Precisamos ampliar nossa visão e atuação”, disse.

Logo após, Eduardo Terra compartilhou com a plateia alguns insights dos dias vividos no país e disparou: “O futuro do varejo está na China”. O especialista falou sobre o cross-border (exportação via e-commerce B2C), prática que deve ser adotada pelas marcas brasileiras para vender além das nossas fronteiras: “No Brasil, já se vende R$ 24 bilhões por meio do cross-border. O nosso varejo movimenta um pouco mais de R$ 44 bilhões. É praticamente metade disso. Na China, metade da população consome via cross-border. Diretamente das plataformas de outros países”.

Outro importante tema levantado por Terra foi o conceito de carteira digital, método amplamente utilizado pelos chineses: “Pagamentos e movimentações bancárias são feitas pelo smartphone, via aplicativos e QR Code. Já sentimos o impacto da China nas nossas vidas de muitas formas. Mas vamos sentir com certeza por meio do consumo”, conclui.

China
Alberto Serrentino: “Há uma fama de que a China só copia as coisas do Ocidente. Isso não é verdade, a China também inova”

Alberto Sorrentino reforçou os temas abordados por Eduardo Terra e mostrou, por meio de exemplos, como os pagamentos digitais já são rotina no país: “70% dos pagamentos nos Starbucks na China são feitos por meio digital”. E fez sua defesa ao gigante asiático: “Há uma fama de que a China só copia as coisas do Ocidente. Isso não é verdade, a China também inova”.

Principal fórum de lideranças do franchising brasileiro, a 17ª Convenção ABF do Franchising reúne até domingo (29/10), no Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba (Uma, Bahia), franqueadores, franqueados, colaboradores de redes de franquias, prestadores de serviço, bancos e outros stakeholders do sistema para discutir os desafios e caminhos do mercado de franquias no Brasil.