Início ABF Rio II Nota de Pesar Peter Rodenbeck

Nota de Pesar Peter Rodenbeck

Nota de Pesar Peter Rodenbeck

É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Peter Rodenbeck, um dos fundadores e primeiro presidente da Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro – ABF Rio.

Peter era um empresário visionário, de muito sucesso e reconhecido no varejo brasileiro por sua habilidade empreendedora. Foi responsável pela introdução de grandes marcas no Brasil como as redes McDonald’s, Outback e Starbucks.

Seu legado vai muito além do mundo dos negócios. Peter foi um líder comprometido com causas sociais e forte atuação filantrópica, sempre buscando a melhoria da qualidade de vida das comunidades ao seu redor, desde muito antes da chegada de conceitos de Responsabilidade Social e ESG. Por isso, será lembrado não apenas por suas conquistas empresariais, mas também por seu espírito generoso e sua dedicação ao bem-estar social.

Neste momento de dor, a entidade e toda comunidade do franchising se solidariza com familiares, amigos e todos aqueles que tiveram a alegria e a honra de conhecê-lo e também trabalhar ao seu lado. Que sua memória e legado inspirem futuras gerações.

________

Alguns membros da Diretoria, Conselho Fiscal e Equipe da ABF Rio expressaram o carinho e admiração por Peter Rodenbeck. Confira:

“Peter foi uma figura emblemática e inspiradora na história do franchising no Brasil. Sua dedicação, paixão e contribuição pelo setor moldaram o caminho para muitos empreendedores e transformaram o mercado. Ele foi um visionário e construiu uma trajetória exemplar. Nossa ABF Rio, no qual foi o primeiro presidente é um dos seus legados inestimáveis.  Sua capacidade de unir pessoas e promover o desenvolvimento do franchising foi crucial para o crescimento de inúmeros negócios no país. Que sua memória e contribuições permaneçam vivas em nossos corações e em nosso trabalho.” Clodoaldo Nascimento, presidente da ABF Rio e fundador do Grupo BDC.

“Tive a oportunidade de trabalhar com o Peter desde a fundação da ABF Rio, em 1990, e depois na Fundação do Câncer. Além de suas indiscutíveis qualidades como empresário e empreendedor, especialmente a de agregar pessoas e despertar o melhor de cada um, Peter era muito respeitado e querido por todos, como ser humano. Como um líder nato e com simplicidade e leveza, ele fazia cada um se sentir valorizado e isso foi de extrema importância no crescimento da ABF Rio e de todas as instituições em que participou. Será sempre lembrado não somente pelas suas notáveis realizações, mas também pelo grande incentivo aos profissionais e pessoas cujas vidas transformou e inspirou. Sou muito grata ao Peter. Expresso os meus mais sinceros sentimentos pela partida do amigo tão querido.” Eliane Bernardino, cofundadora, ex-presidente e presidente do Conselho Fiscal da ABF Rio, presidente da Mister Pizza e ex-vice presidente da Fundação do Câncer.

“Peter foi um dos idealizadores e fundadores da ABF Rio. Um entusiasta do sistema de franquias, trouxe grandes marcas para o Brasil.  Norte-americano de origem, amava o nosso país tendo optado pela cidadania brasileira. Construiu uma trajetória empresarial invejável, contribuindo para o desenvolvimento do país e criando milhares de empregos que se perenizaram e sustentam muitas famílias. Foi um empresário inspirador e ícone do sistema de franquias. Sua ausência será sentida por todos aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com ele e usufruir de sua amizade.” Luiz Henrique do Amaral, cofundador, diretor Jurídico da ABF Rio e sócio da Dannemann.

“Peter foi uma pessoa que fez muito pelo empreendedorismo, pelo franchising, pela expansão de oportunidades de crescimento de negócios no Brasil. Quantas famílias viveram em função do movimento econômico liderado por ele e da personalidade aglutinadora que tinha. Entrei no franchising pelas mãos do Peter. Quando comecei a franquear ele deu todo apoio. Passou fornecedores e todos os processos possíveis. Era algo a temer porque não existia no Brasil e a iniciativa de franquear deu certo. Logo depois, Peter iniciou o processo de franquias no McDonald’s. Tive a honra de ser contemporâneo do Peter, de ter convivido com ele e ter absorvido a riqueza de conhecimento de uma pessoa correta. Muito obrigado por tudo em nome de nós todos, meu grande amigo!” Alain Guetta – ex-presidente da ABF Rio e presidente da Guetta Franchising.

“Conheci o Peter em 1989 no meio de uma crise. Eu trabalhava na agência e era a única pessoa que podia ajudar naquele momento. Por telefone, ele passava todas as orientações para mim. Deu tudo certo e ali nasceu uma relação de muita confiança, carinho e respeito mútuos. Anos depois me convidou para trabalhar na ABF Rio. Sua liderança sempre foi inspiradora e participativa. Era muito querido e respeitado por suas equipes, não só pelo sucesso de seus negócios como também por sua atuação filantrópica. Envolvia a todos em causas sociais. Sempre foi um mentor e incentivador do trabalho feminino ao colocar mulheres em cargos de liderança 40 anos atrás. Peter sabia equilibrar o trabalho com a vida pessoal. Amava a companhia da família, dos amigos e aventuras como velejar e escalar montanhas. Vai fazer muita falta.” Rita Lamosa, gerente de Eventos e Marketing da ABF Rio.