Início Notícias Nordeste já é segundo em número de franquias, diz pesquisa

Nordeste já é segundo em número de franquias, diz pesquisa

Aratu online – Redação – 20/05

A Bahia ocupa o terceiro lugar no ranking de empreendedores no país, com número equivalente a 1,8 milhão, de acordo com o IBGE. Parte desta fatia vem sendo absorvida por um segmento que se tornou tendência no mercado: as franquias – como mostra o último levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Segundo o estudo, o setor chegou a movimentar cerca de R$ 17 bilhões no Nordeste, em 2013. A região ficou em segundo lugar, em número de franquias, com 14,5% do segmento, atrás, apenas, do Sudeste (58,7%) e empatado com o Sul.

Para a ABF, a forte concorrência nos mercados do Sul e Sudeste e os preços mais baratos para o franqueado no Nordeste têm contribuído para o aumento da participação da região no cenário nacional. “Acredito muito no consumidor baiano. Acho que é um mercado que ainda precisa ser melhor explorado. Só recomendo ao empreendedor que pesquise as marcas, seus valores e perfis de cliente, antes de investir o capital”, explica Emmanuel Vargas, franqueado da Ponto Natural, marca de produtos naturais com loja na Pituba.

Franquias

Em franca expansão no mercado mundial, franquia ou franchising é um sistema de venda de licença de marca ou patente, que permite ao franqueado comercializar os serviços ou produtos oferecidos pelo franqueador. No Brasil, o segmento chegou a movimentar R$ 115 bilhões em 2013, 11,9% a mais que em 2012, segundo a pesquisa da ABF. Ainda de acordo com o levantamento, existem, no país, 2.703 franquias, sendo o setor de “Esporte, Saúde, Beleza e Lazer” o que mais desponta no mercado, com crescimento de 23,9%, atrás de “Hotelaria e Turismo” (21,9%) e “Acessórios Pessoais e Calçados” (17,1%).

“Sempre pensei em investir em algo relacionado à saúde, porque sempre mantive uma vida saudável. A franquia me ajudou a concretizar esse sonho, unindo o útil ao agradável. Para mim, foi muito mais seguro investir meu capital em um modelo que já estava pronto e que dava certo junto aos clientes. Hoje, tenho certeza que acertei na escolha e espero, em breve, poder contar com novas unidades”, finaliza Emmanuel, da Ponto Natural.