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Missões internacionais fomentam a expansão de um franchising íntegro

Missões internacionais fomentam a expansão de um franchising íntegro
Bruno Amado, diretor Internacional da ABF

Networking, experiência de mercado, Advocacy e logística são debatidos em Summit de Expansão da ABF

Dando continuidade à programação do primeiro Summit de Expansão da ABF, Bruno Amado, diretor Internacional da entidade, apresentou o projeto setorial executado em parceria com a Apex Brasil para internacionalização brasileira e a programação deste segundo semestre de 2024, que conta com as missões para a China (setembro), Chile (outubro), Espanha (novembro) e Portugal (novembro).

Além disso, a Pesquisa de Internacionalização da ABF revelou um crescimento significativo de 26,6% no número de operações de franquias brasileiras no exterior entre 2022 e 2023, subindo de 1.717 para 2.175. Esse ritmo de expansão superou o período anterior (2021-2022), que teve um aumento de 16%.

“Cada missão é uma oportunidade única. O netwoking e experiência de mercado gerados são intangíveis. Não visamos contratos imediatos, mas expandir a visão das redes para que possam moldar suas marcas para se inserirem no exterior”, afirmou.

Advocacy

Defendendo os interesses e os direitos do setor junto às autoridades constituídas, órgãos públicos, entidades e associações de classe, Janaína Lima, vereadora de São Paulo, falou sobre a redução do ISS Franquias e os níveis de produtividade no Brasil.

Janaína Lima, vereadora de São Paulo

É um prazer estar aqui e fomentar ainda mais o franchising do nosso País. O empreendedorismo segue abrindo caminhos, transformando sonhos em realidade”, afirmou.

Desafios do planejamento

Sob a moderação de Arlan Roque (Cacau Show), os Desafios do Planejamento de Expansão x Logística foram debatidos com um grupo de empreendedores. Para o executivo, “planejamento requer atenção e logística, um planejamento, visto que esta última permite que a marca saia de um ganho de escala para um de otimização”, disse.

“As questões de logística são territoriais, bem como a expansão de uma marca. É tudo muito complexo. O estrategista precisa pensar no potencial de consumo, desafio da operação e cruzar isso com a busca dos franqueados – é uma visão macro. Muitas vezes os desafios são voltados para a expansão da franquia sem levar isso em consideração”, Valéria Duarte (Geofusion).

Da esq. para a dir.: Arlan Roque, Giselle Azevedo, Bruno Dayerel e Valéria Duarte

Sobre as adaptações de produtos em trajeto e em pontos físicos, principalmente no segmento de food service, Bruno Dayerel (Grupo Trigo) apontou que “os dados de geolocalização dos seus consumidores podem te indicar uma nova forma de atuação. A regionalização é um fato e as mudanças de hábito de consumo também. Uma estratégia bem feita pode delimitar novas frentes que o seu negócio se encaixe em um determinado local, aumentando a margem de lucro do seu franqueado”.

Por fim, Giselle Azevedo (BR Mania) contou como a sustentabilidade e a conscientização da qualidade da cadeia se fazem cada vez mais presente no território brasileiro.  “Estamos presentes em todo o território nacional e precisamos sempre de análises estruturais da logística brasileira para garantir o nível de abastecimento. Homologar novos fornecedores e atribuir os processos logísticos a estes que são locais também facilita e não gera desperdício”, disse Giselle.

Fotos: Marcelo Justo/ABF