![Microfranquias e as oportunidades de crescimento dentro das redes Microfranquias e as oportunidades de crescimento dentro das redes](https://www.abf.com.br/wp-content/uploads/2024/06/250624_DSC6457_FotoporMarcelUyeta@marcelterra.jpg)
Painel reuniu representantes das marcas iGUi/TRATABEM, Honest Market Brasil e SolarPrime no Seminário de Microfranquias da 9ª ABF Week.
O Crescimento Dentro da Rede e a Transformação de Negócios foi o painel mediado por Lilian Marques (iGUi/TRATABEM), com participação de Ana Paula Moraes (Honest Market Brasil) e Agnaldo Marques (SolarPrime).
Exemplificando o crescimento dentro da própria rede, Lilian comentou que a TRATABEM, microfranquia de serviços criada pela iGUi em 2012, é a porta de entrada da Rede, formada também pela própria iGUi, Splash e UNLIMITED, de piscinas. A Splash, hoje com mais de 500 unidades e que integra o Ranking ABF das 50 Maiores Redes de Franquias do Brasil, conta com 250 delas de ex-franqueados TRATABEM.
Ana observou as oportunidades para o crescimento das redes desse nicho no Brasil comparativamente aos Estados Unidos, onde a presença desse modelo de negócio é expressiva. Uma pesquisa mostrou que o país contava com mais de 49 mil minimercados em 2023.
A microfranquia Solarprime, atualmente com quase 500 unidades, assim como os minimercados autônomos, também representa um nicho em franco crescimento.
Observando as tendências, a principal delas, segundo Ana, é explorar os minimercados autônomos em outros canais de venda, além de condomínios, e a jornada do consumidor por meio das mídias. O objetivo, de acordo com a executiva, é “fazer com que o consumidor tenha uma jornada de compra com uma experiência bastante positiva”.
O investimento em tecnologia foi destacado por Agnaldo. “Sem tecnologia é impossível trabalhar”, salientou. “Ela nos dá a capacidade de medir e de direcionar o nosso negócio”, completou.
Foto: Marcel Uyeta