Início Notícias Mergulho do franchising no ambiente de negócios chinês

Mergulho do franchising no ambiente de negócios chinês

Mergulho do franchising no ambiente de negócios chinês
Abertura da Missão do franchising brasileiro à China contou com uma mensagem da secretária do Comercio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres

Missão do franchising brasileiro à China, realizada pela ABF e ApexBrasil por meio do programa Franchising Brasil, vai até dia 15 de setembro.

Desde que se transformou em uma economia de mercado, o ambiente para se fazer negócios na China mudou muito. Hoje, há mais segurança jurídica e um compromisso do Governo com respeito à propriedade intelectual. Além disso, o poder aquisitivo da população chinesa, segunda maior do mundo, atrás apenas da Índia, não para de crescer.

Conhecer mais desse país, da sua cultura e, principalmente, das possibilidades de negócios para as franqueadoras brasileiras é o objetivo principal da missão ABF – Uma imersão de negócios na China, que começou no último dia 7 e vai até o dia 15 de setembro.

Em Xangai, primeira cidade visitada, o grupo teve a oportunidade de conhecer o comércio de rua, shoppings centers, locais turísticos e o varejo tradicional chinês.

Mas antes, para entender melhor como funciona a segunda maior economia do mundo, o primeiro dia de atividades da missão contou com várias apresentações, entre elas do professor Wang Xiaozu, da FUDAN University, grande conhecedor da economia chinesa; do cônsul geral do Brasil em Xangai, Augusto Pestana; do presidente da Associação Chinesa de Franquias (CCFA), Kevin Peng, e de representantes de empresas líderes como Alibaba, Altios e View Widen.

Fazem parte da missão 2024 do franchising brasileiro à China representantes das redes 5àSec, Buddha Spa, Cacau Show e CNA. Após Xangai, a próxima parada da delegação brasileira é a capital Pequim. São destaques na agenda as visitas técnicas às sedes de gigantes da tecnologia, como Bytedance, Tencent e Alibaba. Entre outras atividades, o grupo assistirá uma palestra sobre as oportunidades de negócios no país, com a presença do embaixador do Brasil na China, Marcos Bezerra Abbott Galvão. A programação na cidade envolve, ainda, visitas ao shopping Hopson One Mall e à empresa de e-commerce JingDong (JD), além de atividades culturais.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

Fotos: ABF/Divulgação